5 treinamentos corporativos que podem potencializar a performance de seus colaboradores
Se tem uma coisa que pode causar uma grande diferença no crescimento de uma empresa é o engajamento dos colaboradores. Mas você sabe o que fazer para ajudar neste processo? Nós temos a resposta: treinamentos corporativos!
Esse tipo de treinamento, além de ser altamente estimulante, colabora não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o pessoal de todos os colaboradores que participam. Perfeito, não acha?
Por isso, pensando em orientar você nesse sentido, separamos algumas informações importantes sobre treinamentos que valem a pena oferecer aos seus colaboradores. Acompanhe e boa leitura!
Treinamentos corporativos: quais os mais indicados
Com os treinamentos corporativos você contará com profissionais muito mais preparados para novos projetos e novos desafios.
Veja agora 5 treinamentos que não podem faltar na sua empresa.
1. Inteligência emocional
O dia a dia nas organizações, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre corrido, e até mesmo estressante. Assim, é comum encontrar líderes que estejam esgotados psicologicamente, ainda mais quando precisam lidar com uma equipe composta por várias pessoas com diferentes perfis. É um desafio, mas com as habilidades certas é possível superar.
Uma delas é a inteligência emocional, uma habilidade muito importante para qualquer tipo de profissional. Com ela, por exemplo, a pessoa passa a ter o controle de várias situações, passando a ser mais flexível e sabendo lidar com o relacionamento humano de todas as formas. Isso quer dizer, por exemplo, habilidades para construir amizades, ouvir e dar sugestões construtivas e, melhor, que incentivarão outros colaboradores.
Outro ponto importante a ressaltar neste curso, é que ele ajudará os profissionais a utilizarem a inteligência emocional para demonstrar empatia e engajarem os colegas de trabalho. Afinal, com o equilíbrio de emoções e o entendimento de como se portar em vários momentos, o líder saberá exatamente o que dizer, como ajudar e de que forma a sua equipe está encarando a situação. Ou seja, tomará decisões mais precisas e eficazes.
2. Comunicação assertiva
Você sabia que muitas empresas passam por sérios problemas devido à falta de honestidade e sinceridade em conversas dos mais variados temas?
Isso pode afetar profundamente as relações internas, principalmente se o profissional não se sente à vontade para falar o que pensa, dar opiniões, ouvir sugestões, ou participar mais ativamente da companhia. Por isso, a comunicação assertiva é essencial para toda organização que quer crescer da forma mais saudável possível.
Um treinamento com essa temática potencializa a forma de comunicação, contribuindo para diálogos mais sinceros e claros em todos os propósitos e objetivos da empresa. Os colaboradores também aprendem a defender suas ideias sem parecerem arrogantes ou agressivos.
É um treinamento que serve para diferentes profissionais. Por isso, vale a pena, também, incentivar desde os estagiários até os lideres.
3. Influência sem autoridade
Ser influente e saber como motivar as pessoas é uma das características mais importantes a ser desenvolvidas nos colaboradores. E isso envolve desde os que estão começando na carreira até os líderes, a influência no trabalho é uma habilidade que todo mundo precisa ter.
Qual o motivo? Veja: uma pessoa que está trabalhando em um projeto, por exemplo, e precisa executar as atividades em conjunto com outros profissionais, precisa de certa forma influenciar esses colegas de forma natural — assim, o trabalho renderá mais e todos estarão com o mesmo objetivo.
Então, poder criar relações mais horizontais, de igual para igual, e menos hierárquicas, é uma das melhores formas de alcançar bons resultados. Isso pois os colaboradores já foram influenciados positivamente a cooperar e dar o melhor de si.
Qual o resultado do desenvolvimento dessas habilidades? Além de contar com o apoio e a força de vontade dos colegas de trabalho para encarar qualquer desafio, o profissional também tem grandes chances de melhorar o seu próprio desempenho.
4. Vendas consultivas
Se tem algo que praticamente todo cliente detesta é aquele vendedor que está ali apenas para “empurrar” um produto ou serviço, não é mesmo? Mas, a boa notícia é que esse tipo de atitude tem mudado muito nos últimos anos e, hoje, o profissional de vendas pode fazer muito mais pelo cliente. Agora ele procura entender o que o consumidor precisa e, assim, identifica o que é realmente mais indicado para esse cliente.
E é com esse enfoque que o curso de Vendas Consultivas trabalha. O objetivo principal dessa metodologia é oferecer soluções para os clientes, de uma forma que agregue o máximo valor possível para os seus negócios. Vale dizer também que esse tipo de metodologia é mais usada em vendas mais elaboradas, ou seja, que exigem uma abordagem mais profunda, em que o vendedor realmente procura entender a real necessidade do cliente e, com isso, encontrar a melhor solução.
O resultado dessa habilidade é algo muito importante e essencial: o vendedor cria uma relação com o cliente muito mais sólida e sincera. Já o cliente passa a dar ainda mais valor ao profissional que está ali o ajudando e se sentirá muito mais confiante na sua decisão de compra, pois sabe que aquele vendedor está verdadeiramente interessado em lhe oferecer uma solução que vá realmente atender a sua demanda.
5. Liderança Comunicadora
Para várias situações do dia a dia uma coisa é certa: é preciso saber se comunicar. E, muito mais que isso, além de se comunicar bem você precisa fazer com que os outros entendam a sua mensagem.
Porém, engana-se quem pensa que essa tarefa é fácil. Na verdade, para que um profissional realmente consiga se comunicar da melhor maneira possível , é necessário que ele tenha algumas habilidades e estratégias que facilitarão bastante o processo de transmissão de informações. O resultado disso também ajuda a potencializar e a fortalecer as relações de trabalho.
Outro benefício de investir em um curso de Liderança Comunicadora está relacionado a um ponto muito importante: saber identificar os motivos pelos quais uma mensagem não está sendo bem compreendida. Afinal, se os profissionais entenderem o que prejudica a eficácia da comunicação na empresa, podem fazer os ajustes necessários para que ela não tenha mais ruídos.
Essa falha pode acontecer por vários motivos, e é papel do líder evitar que problemas assim continuem ou que, no pior cenário, a mensagem não alcance os colaboradores que precisam dela para seguir um novo projeto, metas mais rigorosas ou qualquer outra situação em que haja a necessidade de perfeita compreensão.
Depois de conhecer um pouco mais sobre alguns dos treinamentos mais interessantes e eficazes que existem, você percebe como é fundamental investir em cursos assim para os seus colaboradores?
O ideal é que você promova uma série de treinamentos corporativos ao longo do ano, sempre respeitando as necessidades de cada área e o objetivo estratégico da empresa. No mais, aposte em aprimoramento!
Ficou interessado? Aproveite e entre em contato conosco que, juntos, encontraremos os melhores treinamentos para os seus colaboradores!