5 treinamentos corporativos que podem potencializar a performance de seus colaboradores

6 minutos para ler

Se tem uma coisa que pode causar uma grande diferença no crescimento de uma empresa é o engajamento dos colaboradores. Mas você sabe o que fazer para ajudar neste processo? Nós temos a resposta: treinamentos corporativos!

Esse tipo de treinamento, além de ser altamente estimulante, colabora não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o pessoal de todos os colaboradores que participam. Perfeito, não acha?

Por isso, pensando em orientar você nesse sentido, separamos algumas informações importantes sobre treinamentos que valem a pena oferecer aos seus colaboradores. Acompanhe e boa leitura!

Treinamentos corporativos: quais os mais indicados

Com os treinamentos corporativos você contará com profissionais muito mais preparados para novos projetos e novos desafios.

Veja agora 5 treinamentos que não podem faltar na sua empresa.

1. Inteligência emocional

Treinamentos Corporativos - Inteligência Emocional

O dia a dia nas organizações, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre corrido, e até mesmo estressante. Assim, é comum encontrar líderes que estejam esgotados psicologicamente, ainda mais quando precisam lidar com uma equipe composta por várias pessoas com diferentes perfis. É um desafio, mas com as habilidades certas é possível superar.

Uma delas é a inteligência emocional, uma habilidade muito importante para qualquer tipo de profissional. Com ela, por exemplo, a pessoa passa a ter o controle de várias situações, passando a ser mais flexível e sabendo lidar com o relacionamento humano de todas as formas. Isso quer dizer, por exemplo, habilidades para construir amizades, ouvir e dar sugestões construtivas e, melhor, que incentivarão outros colaboradores.

Outro ponto importante a ressaltar neste curso, é que ele ajudará os profissionais a utilizarem a inteligência emocional para demonstrar empatia e engajarem os colegas de trabalho. Afinal, com o equilíbrio de emoções e o entendimento de como se portar em vários momentos, o líder saberá exatamente o que dizer, como ajudar e de que forma a sua equipe está encarando a situação. Ou seja, tomará decisões mais precisas e eficazes.

2. Comunicação assertiva

Treinamentos Corporativos Comunicação Assertiva

Você sabia que muitas empresas passam por sérios problemas devido à falta de honestidade e sinceridade em conversas dos mais variados temas?

Isso pode afetar profundamente as relações internas, principalmente se o profissional não se sente à vontade para falar o que pensa, dar opiniões, ouvir sugestões, ou participar mais ativamente da companhia. Por isso, a comunicação assertiva é essencial para toda organização que quer crescer da forma mais saudável possível.

Um treinamento com essa temática potencializa a forma de comunicação, contribuindo para diálogos mais sinceros e claros em todos os propósitos e objetivos da empresa. Os colaboradores também aprendem a defender suas ideias sem parecerem arrogantes ou agressivos.

É um treinamento que serve para diferentes profissionais. Por isso, vale a pena, também, incentivar desde os estagiários até os lideres.

3. Influência sem autoridade

Treinamentos Corporativos Influência Sem Autoridade

treinamento ser líder - treinamento de liderançaPowered by Rock Convert

Ser influente e saber como motivar as pessoas é uma das características mais importantes a ser desenvolvidas nos colaboradores. E isso envolve desde os que estão começando na carreira até os líderes, a influência no trabalho é uma habilidade que todo mundo precisa ter.

Qual o motivo? Veja: uma pessoa que está trabalhando em um projeto, por exemplo, e precisa executar as atividades em conjunto com outros profissionais, precisa de certa forma influenciar esses colegas de forma natural — assim, o trabalho renderá mais e todos estarão com o mesmo objetivo.

Então, poder criar relações mais horizontais, de igual para igual, e menos hierárquicas, é uma das melhores formas de alcançar bons resultados. Isso pois os colaboradores já foram influenciados positivamente a cooperar e dar o melhor de si.

Qual o resultado do desenvolvimento dessas habilidades? Além de contar com o apoio e a força de vontade dos colegas de trabalho para encarar qualquer desafio, o profissional também tem grandes chances de melhorar o seu próprio desempenho.

4. Vendas consultivas

Treinamentos Corporativos Vendas Consultivas

Se tem algo que praticamente todo cliente detesta é aquele vendedor que está ali apenas para “empurrar” um produto ou serviço, não é mesmo? Mas, a boa notícia é que esse tipo de atitude tem mudado muito nos últimos anos e, hoje, o profissional de vendas pode fazer muito mais pelo cliente. Agora ele procura entender o que o consumidor precisa e, assim, identifica o que é realmente mais indicado para esse cliente.

E é com esse enfoque que o curso de Vendas Consultivas trabalha. O objetivo principal dessa metodologia é oferecer soluções para os clientes, de uma forma que agregue o máximo valor possível para os seus negócios. Vale dizer também que esse tipo de metodologia é mais usada em vendas mais elaboradas, ou seja, que exigem uma abordagem mais profunda, em que o vendedor realmente procura entender a real necessidade do cliente e, com isso, encontrar a melhor solução.

O resultado dessa habilidade é algo muito importante e essencial: o vendedor cria uma relação com o cliente muito mais sólida e sincera. Já o cliente passa a dar ainda mais valor ao profissional que está ali o ajudando e se sentirá muito mais confiante na sua decisão de compra, pois sabe que aquele vendedor está verdadeiramente interessado em lhe oferecer uma solução que vá realmente atender a sua demanda.

5. Liderança Comunicadora

Treinamentos Corporativos Liderança Comunicadora

Para várias situações do dia a dia uma coisa é certa: é preciso saber se comunicar. E, muito mais que isso, além de se comunicar bem você precisa fazer com que os outros entendam a sua mensagem.

Porém, engana-se quem pensa que essa tarefa é fácil. Na verdade, para que um profissional realmente consiga se comunicar da melhor maneira possível , é necessário que ele tenha algumas habilidades e estratégias que facilitarão bastante o processo de transmissão de informações. O resultado disso também ajuda a potencializar e a fortalecer as relações de trabalho.

Outro benefício de investir em um curso de Liderança Comunicadora está relacionado a um ponto muito importante: saber identificar os motivos pelos quais uma mensagem não está sendo bem compreendida. Afinal, se os profissionais entenderem o que prejudica a eficácia da comunicação na empresa, podem fazer os ajustes necessários para que ela não tenha mais ruídos.

Essa falha pode acontecer por vários motivos, e é papel do líder evitar que problemas assim continuem ou que, no pior cenário, a mensagem não alcance os colaboradores que precisam dela para seguir um novo projeto, metas mais rigorosas ou qualquer outra situação em que haja a necessidade de perfeita compreensão.

Depois de conhecer um pouco mais sobre alguns dos treinamentos mais interessantes e eficazes que existem, você percebe como é fundamental investir em cursos assim para os seus colaboradores?

O ideal é que você promova uma série de treinamentos corporativos ao longo do ano, sempre respeitando as necessidades de cada área e o objetivo estratégico da empresa. No mais, aposte em aprimoramento!

Ficou interessado? Aproveite e entre em contato conosco que, juntos, encontraremos os melhores treinamentos para os seus colaboradores!

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!