Saiba de uma vez por todas como aplicar o E-NPS na sua empresa
A sua empresa utiliza o E-NPS para medir o nível de satisfação dos colaboradores? A aplicação dessa ferramenta é fundamental para entender quais são os pontos positivos e negativos da gestão de pessoas e atuar de forma mais incisiva na atração e retenção de talentos.
Se você quer saber como usar essa metodologia na sua organização, confira este artigo! Nele, vamos explicar o que é o E-NPS, por que utilizá-lo e daremos algumas dicas muito importantes para que ele gere os resultados esperados. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!
O que é o E-NPS e qual a diferença para o NPS?
O E-NPS (Employee Net Promoter Score) é uma metodologia que avalia a satisfação dos colaboradores com a empresa. Ela se baseia nas possibilidades apontadas por cada um deles de indicarem a empresa, seus líderes ou os produtos e serviços do negócio a amigos e parentes.
O NPS (Net Promoter Score) é a técnica que deu origem ao E-NPS, com a diferença que o foco dele é mais voltado para a satisfação dos clientes, e não dos funcionários.
Vale ressaltar que o E-NPS não é uma pesquisa de clima. Nele, o intuito é identificar como está a satisfação dos colaboradores, enquanto na pesquisa de clima são avaliados pontos específicos a serem trabalhados, inclusive na relação entre colegas.
Como é um questionário de E-NPS?
O questionário E-NPS é composto de 1 a 3 perguntas para as quais os colaboradores devem atribuir uma nota e complementar com uma justificativa. São elas:
- Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?
- Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso líder de equipe para um amigo ou familiar trabalhar?
- Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de que você recomendar nossos produtos ou serviços a um amigo ou familiar?
Como é o cálculo e a avaliação dos resultados?
Os resultados obtidos nas respostas apresentam 3 tipos de colaboradores:
- detratores: que atribuem notas de 0 a 6;
- neutros: que atribuem notas 7 e 8;
- promotores: que atribuem notas 9 e 10.
O cálculo no E-NPS se dá pela subtração do percentual de promotores pelo percentual de detratores, gerando um índice que varia entre -100 e 100, divididos em 4 zonas:
- zona crítica: valores menores que 0;
- zona de aperfeiçoamento: 0 a 50;
- zona de qualidade: 50 a 70;
- zona de perfeição: 70 a 100.
Com base nos resultados, a empresa pode definir qual dos 3 pontos precisa de uma intervenção mais urgente e quais serão as providências para melhorar os índices, que podem envolver treinamentos, remanejamento de pessoal e melhoria de processos operacionais, entre outros.
Enfim, o E-NPS é uma ferramenta excelente para entender melhor como anda a percepção dos colaboradores em relação à empresa como um todo. Como resultado, o setor de RH conta com uma importante fonte de orientação para as decisões futuras e contribui de forma estratégica para o crescimento do negócio
Se você gostou deste conteúdo, continue lendo e saiba também como conduzir a sua carreira e dar o próximo passo na sua vida profissional!