O que é uma comunicação assertiva e como desenvolvê-la?
Em uma empresa, falhas de comunicação podem acarretar problemas sérios. Por isso é tão importante contar com profissionais que possuam uma comunicação assertiva. Trata-se da habilidade de se relacionar e trocar informações com as pessoas de maneira clara, honesta e coerente.
Em geral, esses talentos têm uma ótima inteligência emocional, expressando segurança e decisão em suas palavras, além de darem atenção ao que está sendo dito pelo outro. Eles também se mantêm atentos à própria expressão corporal, certificando-se que o seu discurso está alinhado com o tipo de sentimento que visam emitir.
Por fim, a sua visão é voltada para a resolução de quaisquer situações, buscando caminhos alternativos para que todas as partes saiam satisfeitas. Então, quer saber como alcançar essa comunicação assertiva? Fique conosco e descubra cada um dos aspectos que você precisa desenvolver!
Aprenda a ouvir o outro
Um bom comunicador não é aquele que apenas sabe falar diante dos outros, mas sim aquele que também sabe escutá-los. Levar em consideração as necessidades e desejos de quem está do outro lado é tão importante quanto escolher as palavras certas.
Além disso, vale lembrar que a comunicação não se limita a fala: ela está na postura, nos gestos, nas expressões faciais etc. É preciso ficar atento a esse conjunto comportamental do outro, para entendê-lo de fato.
Dê atenção ao discurso
Procurar clareza e objetividade na sua fala também é importante, indo direto ao ponto. É importante que quem esteja ouvindo consiga entender o que você espera, as suas necessidades e expectativas. No entanto, isso não deve soar de forma ofensiva ou agressiva. Pelo contrário; é preciso articular pedidos claros e detalhados sem sacrificar a necessidade de outras pessoas. Quando o diálogo for finalizado, as partes envolvidas devem estar confiantes de que entenderam o que foi exposto e acordado.
Identifique o momento certo de falar
Se você quer que a sua fala seja levada em consideração, é preciso acertar o momento de se comunicar. Às vezes, é mais interessante deixar que cada um expresse o que precisa ser dito, ponderando os diferentes pontos de vista para, só então, pedir licença para demonstrar a sua própria visão.
Nessa hora, é preciso se manter atento para não soar ofensivo ou utilizar o tom errado. Em vez de termos rebuscados, opte por uma fala simples e que seja compreendida por todos.
Embase seus argumentos
Para um diálogo construtivo e eficiente, é essencial conseguir embasar os seus argumentos a partir de informações sólidas, sejam elas vindas de boas leituras, sejam mesmo fruto do domínio da língua. Não se trata de usar termos rebuscados, mas de saber colocar suas palavras de forma agradável, clara e objetiva.
Esteja disposto a demonstrar o seu ponto de vista, defendendo-o com argumentos irrefutáveis, mas respeitosos. Caso não saiba alguma informação, seja humilde e reconheça sua ignorância, dispondo-se para tirar a dúvida em outro momento.
Por fim, vale destacar que uma comunicação assertiva é a ponte entre o conhecimento e a experiência que estão dentro da sua mente para o mundo exterior. Ela é indispensável para boas relações de trabalho e até para inspirar outras pessoas.
Você já teve a sensação de estar perdido em uma situação e alguém lhe oferecer um panorama do que era esperado de você e de como você poderia realizar aquilo? Se sim, provavelmente você já tenha descoberto a relevância dessa competência. Para garantir isso, é muito relevante buscar uma capacitação de qualidade, capaz de melhorar a forma como você se comunica com as pessoas!
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