Quer estimular o crescimento da empresa? Implante uma cultura de feedback
Nos dias atuais, as organizações estão atentas à necessidade de estabelecer uma cultura de feedback para com suas equipes de trabalho. Porém, devido a certo despreparo, muitas empresas não mantêm essa prática de forma eficaz.
Hoje em dia, os colaboradores necessitam de estímulos para manter o engajamento com os objetivos da organização e a cultura de feedback é uma aliada importante para o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Além disso, garante uma marca empregadora positiva.
Interessado no assunto? Continue lendo e saiba mais sobre a cultura de feedback. Vamos juntos!
Por que é fundamental criar uma cultura de feedback?
Um ambiente organizacional que valoriza e promove feedbacks com sabedoria abre caminhos rumo à construção de uma cultura orientada para o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Ao estabelecer uma cultura organizacional em que o feedback é valorizado e honesto, você cria um estímulo positivo nos colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade na organização.
Quais são os benefícios para a empresa e os funcionários?
A cultura de feedback acarreta muitos benefícios para a empresa, de modo que é possível observar os resultados em todos os níveis hierárquicos da organização, em benefícios como:
- redução da rotatividade: diminuir a taxa de turnover deve ser um objetivo de todas as empresas, uma vez que gera custos extremos para a organização, além de tempo, energia e recursos que devem ser alocados para integração de novos colaboradores;
- produtividade: o feedback causa impacto positivo e permite engajamento em produzir com melhor performance. Colaboradores engajados trabalham felizes e produzem muito mais, contribuindo para o crescimento da organização;
- retenção de talentos: devido ao acompanhamento de perto dos colaboradores, é possível estabelecer uma gestão de desempenho efetivo e identificar novos talentos alinhados aos objetivos da organização;
- felicidade: nada melhor que trabalhar em um ambiente orientado na confiança. Assim, os colaboradores têm liberdade para dar opiniões e receber feedback da execução dos processos. Além disso, proporciona um clima organizacional harmonioso para os colaboradores.
Como implementar a cultura de feedback?
Para implementar uma cultura de feedback, é necessário seguir alguns passos básicos, pois não é tão simples quanto parece. Para isso, estabeleça um conjunto de ações para facilitar o processo.
Forneça treinamentos para os líderes
As lideranças exercem um papel importante na gestão de pessoas. Assim, torna-se essencial capacitar seus líderes para aplicar um feedback corretamente. Os líderes devem identificar o problema e suas causas, além de orientar melhorias para o desenvolvimento do colaborador.
Crie uma rotina
Aplicar feedback constantemente faz com que os colaboradores entendam o processo como parte das rotinas diárias. Assim, a sensação de medo é evitada, o que traz uma proximidade maior entre o líder e liderados.
Prepare seus colaboradores para receber o feedback como algo natural aos processos da organização. O processo de onboarding é uma ótima oportunidade para passar a ideia do feedback como uma prática natural da empresa.
Faça pesquisas internas periodicamente
Conhecer a opinião dos colaboradores estabelece um esforço positivo em manter a cultura de feedback, uma vez que o processo deve ser bilateral. Faça pesquisas sobre estilos de gestão, liderança e processos, pois são importantes para o crescimento da organização.
Faça reuniões periódica
O acordo de metas e expectativas é um item elementar da cultura de feedback. Pode ser estabelecido por meio de reuniões entre a equipe, pois, dessa forma, é mais legítimo criar um método de avaliação de desempenho dos colaboradores. Além disso, gera uma aceitação positiva, já que as metas foram definidas em conjunto.
É fato que a liderança tem um papel importante na cultura de feedback, pois ela é a mediadora para manter um ambiente agradável e engajar a equipe a cumprir com os objetivos da organização. Portanto, mantenha essa cultura concreta na sua empresa, a fim de se manter competitiva no mercado. Com as etapas descritas acima, você poderá iniciar a jornada rumo a um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura de feedback? Aproveite a visita e baixe gratuitamente nosso e-book sobre como desenvolver seu time de líderes!