Geração Z no mercado de trabalho: veja como ela pode agregar na sua empresa!

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Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a presença da geração Z no mercado de trabalho já se encontra consolidada. Pesquisa recente dá conta de que os profissionais nascidos no final dos anos 90 já representam 32% da força de trabalho nas organizações, superando a geração Y, que soma 31,5% da mão de obra atual.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor essa nova geração, quais os impactos da sua chegada ao mercado e como as organizações devem proceder para agregá-la. Vamos lá?

Quem são os profissionais da geração Z?

Nascida na virada do século, a geração Z não conheceu o mundo antes da era tecnológica. São jovens imediatistas, acostumados a lidar com um grande volume de informações de forma rápida. Eles estão sempre conectados e são mais conscientes em relação às questões sociais e planetárias.

Essa geração também é multidisciplinar, gosta de aprender e empreender por meio de ferramentas de comunicação online, como o YouTube, e quer deixar a sua marca no mundo, em vez de simplesmente buscar por sucesso profissional e financeiro.

Quais os impactos da geração Z no mercado de trabalho?

As empresas precisam se reinventar para agregar essa geração tão dinâmica e tecnológica. Já não há mais espaço para organizações que se recusam a aderir ao meios eletrônicos de comunicação, pois esse é um requisito vital para a geração Z.

Além disso, esses jovens querem representar organizações que impactam o mundo positivamente, estão sempre dispostos a participarem de trabalhos voluntários e preocupam-se com o resultado das ações dos seres humanos no planeta!

A maioria quer encontrar empregos que possam se alinhar aos seus hobbies, adaptando o trabalho ao seu estilo de vida. As empresas precisam oferecer oportunidades que favoreçam o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, tenham flexibilidade, diversidade e senso de propósito.

Como motivar e reter a geração Z?

A aposta em estratégias de transformação digital pode ajudar a aumentar a taxa de produtividade, garantir uma comunicação eficaz na organização, aumentar a flexibilidade, reduzir o tempo desperdiçado e oferecer à equipe mais oportunidades de colaboração e uma cultura de compartilhamento de conhecimento.

Outra boa medida é desenvolver um plano individualizado de treinamento para novos funcionários, mostrando a eles que a empresa valoriza seus diferenciais, proporcionando-lhes experiências múltiplas e inovadoras.

Também é preciso focar no bem-estar mental e físico dessa geração, garantindo que a equipe seja feliz e tenha um ambiente de trabalho saudável. Isso fará com que eles queiram dar o melhor de si.

Por exemplo, muitas organizações têm oferecido benefícios que envolvem atividades físicas para evitar, entre outras coisas, o sedentarismo, o tédio, a rotina ou a monotonia. Como resultado, os jovens se tornam muito mais produtivos no trabalho e aumentam seu nível de satisfação em relação ao trabalho.

As empresas e o RH devem estar sempre atentos para a transformação pela qual o mercado de trabalho vem passando, em direção a um estágio muito mais digital. Isso porque os novos talentos chegam com um modo de pensar e trabalhar muito diferente do que estamos habituados e precisamos para acolhê-los e desenvolvê-los para o futuro.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor quais são os impactos da geração Z no mercado de trabalho. Você pode receber novos conteúdos diretamente no seu e-mail. Assine a nossa newsletter!

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