Você é um líder reclamão? Encontre a resposta aqui.
Você se considera um líder reclamão?
Os líderes reclamões podem atrapalhar o desempenho da equipe, pois criam um ambiente de trabalho pesado e tóxico para os colaboradores.
Portanto, cabe aos líderes refletirem sobre os seus comportamentos e, quando necessário, buscar formas de melhorar.
Isso é importante para proporcionar um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo para as equipes.
Quer entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!
O que é a reclamação?
Ser uma pessoa reclamona é ter o hábito de queixar-se da vida, dos outros e das circunstâncias.
A palavra reclamar tem origem no latim reclamare, vinda do comportamento dos antigos romanos que gritavam quando não gostavam ou concordavam com algo.
E, de acordo com o dicionário brasileiro, reclamar significa “opor-se por meio de palavras; fazer reclamação; queixar-se”.
E como são os líderes reclamões?
Quando falamos de reclamação em profissionais em função de liderança, nos referimos àqueles que:
- nunca vêem benefícios no trabalho dos seus liderados;
- não reconhecem o esforço alheio;
- quando recebem um desafio novo, olham primeiro os problemas, as dificuldades e já desmotivam a equipe;
- priorizam o que há de errado na empresa, e se esquecem de olhar para o que há de bom, de positivo no local onde trabalha;
Estes são alguns exemplos de atitude, mas há muito mais.
Esses profissionais geralmente encontram problemas em tudo e costumam ter baixa produtividade, visto que a própria reclamação é um subterfúgio para a resolução de problemas.
Assim, a reclamação normalmente não vem acompanhada de soluções e alternativas. Por isso, é importante virar a chave.
Como o líder reclamão influencia a equipe
Um bom gestor deve ser preparado para reconhecer um bom trabalho, motivar os outros e ter um olhar positivo para a vida.
E, normalmente, uma pessoa que é viciada em reclamar não tem estas características.
Assim, o líder reclamão acaba perdendo o engajamento, e a confiança de seus colaboradores. Além disso, afasta as pessoas e contribui para um ambiente desmotivador
Afinal, ninguém gosta de conviver com alguém que reclama de tudo — especialmente quando se trata de uma pessoa que precisa dar bons exemplos e guiar os rumos da equipe.
Isso tudo se traduz em resultados abaixo do esperado pela empresa, profissionais subaproveitados e um clima organizacional negativo.
Como deixar de ser um líder reclamão e se destacar na empresa?
Se você se identificou com as características de um líder reclamão, saiba que é possível reverter o quadro e trabalhar em uma mudança de atitude.
Para isso, é fundamental investir no desenvolvimento das suas soft skills, que são suas competências pessoais relacionadas a comunicação e relacionamento interpessoal. Veja abaixo alguns exemplos:
Feedback
É um fato que a produtividade da equipe pode cair muito devido às reclamações. Assim, é fundamental que você, como líder, em vez de somente reclamar da sua equipe, dedique tempo a desenvolvê-los, orientá-los e principalmente aprenda a dar feedbacks construtivos.
Feedbacks construtivos ocorrem quando o líder, com a honesta intenção de contribuir com o colaborador, faz comentários positivos ou mesmo de alerta com relação aos comportamentos apresentados.
Em um ambiente onde a cultura do feedback é estimulada, com ambos os lados ouvindo e falando, todos ganham. O líder passa a ser visto como uma pessoa que está atenta ao bem-estar do funcionário e estes se tornam mais satisfeitos e engajados.
Além de ser uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento de trabalho, o feedback também é uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo outro, algo que não aparece na reclamação.
Gratidão
Exercitar a gratidão, ao invés de reclamar, pode mudar a vida do gestor.
Portanto, é importante entender que a reclamação vem da forma como vivemos e lidamos com nossa própria vida, que parece ser insatisfatória.
Então, se você é uma pessoa que só reclama, que tal olhar para dentro e reconhecer a origem dessa conduta? Será que não vem de algo que você precisa resolver consigo mesmo?
Assim, agradecer mais e olhar os pontos positivos das coisas torna a comunicação e o convívio com as outras pessoas mais leve, além de trazer bem-estar pessoal.
Lembre-se: gratidão traz abundância, e reclamação prejudica a saúde!
Inteligência emocional
Na psicologia, inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, e conseguir lidar com eles.
Logo, desenvolver a inteligência emocional também é importante. Afinal, liderar é um exercício que exige autoconhecimento, empatia para com o próximo, e constante aprimoramento de suas competências.
E, como desenvolver todas essas habilidades para se tornar um líder menos reclamão?
O Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) InDeep foi criado para líderes que querem alcançar resultados cada vez mais elevados, com equipes alinhadas e engajadas com as estratégias da organização.
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