7 Atitudes do líder que desmotivam a equipe

atitudes de líderes que desanimam a equipe
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Seu time anda meio desanimado com o ambiente de trabalho e apático? Então, pode ser que as suas atitudes estejam desmotivando a equipe. Já pensou nisso?

Para te ajudar com essa questão, neste post vamos abordar algumas atitudes do líder que normalmente desmotivam a equipe, e diminuem o rendimento no trabalho.

Quer saber quais são esses comportamentos e o que é preciso fazer para engajar seus liderados e melhorar sua relação com eles? Continue a leitura!

Conheça 7 atitudes do líder que desmotivam a equipe

1- Não dar feedback

Dar feedback é extremamente importante na relação entre o líder e o liderado, é um momento onde ambos  têm a oportunidade de falar e transmitir suas percepções e impressões a respeito de determinada informação ou situação.

O líder que pratica o feedback mostra que  acompanha o time, que se importa com os seus liderados,  e está disponível para um diálogo construtivo.

2- Não saber ouvir

chefe que não sabe ouvir

Entenda que as pessoas têm opiniões diferentes sobre as coisas. O fato de você ser o chefe não significa que suas ideias serão sempre melhores. Então, sempre que alguma pessoa de sua equipe tiver algo a dizer, escute ativamente e verifique como essas informações podem agregar.  Assim, o funcionário sentirá que realmente faz parte da sua equipe, que as ideias dele também são ouvidas, se sentindo mais motivado a se engajar nos projetos.

3- Não se comunicar bem

Uma boa comunicação é fundamental para a convivência e também para o crescimento da equipe. Afinal, uma comunicação ruim gera diversos problemas na gestão de pessoas, como desorganização do trabalho, descumprimento de prazos e ineficiência da equipe. 

4- Ser autoritário

líder autoritário desanima a equipe

Um líder autoritário não pede à sua equipe informações sobre as decisões que ele deve tomar. Ele estabelece expectativas claras sobre o fluxo de trabalho e as metas e, com essas expectativas, estabelece consequências claras para a falha em alcançá-los. 

A troca entre líder e liderado, sob essas circunstâncias, é praticamente inexistente. Dessa forma, o chefe autoritário acaba por afastar a equipe, ainda mais hoje em dia em que os profissionais esperam trabalhar em ambientes colaborativos, com lideranças próximas.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

5- Não ter controle emocional

chefe sem equilíbrio emocional desanima a equipe

Como chefe, o seu comportamento reflete diretamente em seus liderados, o que aumenta a importância de se ter um bom controle emocional. 

Isso porque, quando o chefe demonstra esse descontrole, gritando e brigando com seus liderados, isso impacta negativamente a equipe. 

Os colaboradores podem começar a duvidar da sua liderança, tendo uma percepção de inabilidade sua para lidar com os desafios da gestão de pessoas. Na prática, isso deixa os funcionários desmotivados a seguir instruções e realizar tarefas diárias. 

6- Não ser empático

Seus colaboradores são pessoas, e pessoas têm problemas, questões, inseguranças e necessidades. Por isso, é fundamental que você seja empático e ajude seus funcionários quando precisarem. 

Um gestor empático é aquele que se coloca no lugar do seu liderado, se esforçando ativamente para ver a questão pela ótica do outro. 

7- Não inspirar a equipe

O líder precisa inspirar sua equipe! É dessa forma que todos crescem, e, em consequência, a empresa também.

Por isso, é fundamental que o líder busque formas de evoluir, a fim de influenciar e guiar com assertividade as pessoas que trabalham diariamente com ele.

A InDeep oferece Treinamentos de Desenvolvimento de Liderança, que visam ampliar as competências dos líderes. Com isso, podem fortalecer todas as habilidades que mencionamos e se tornarem líderes mais empáticos, capazes de inspirar suas equipes, melhorar a performance do negócio e construir uma cultura de feedback.

Além disso, os treinamentos são importantes para que os gestores se atualizem nas demandas do mercado, e possam contribuir para o desenvolvimento das competências de sua equipe também.

Quer parar de tomar atitudes de chefe que desmotivam a equipe e saber mais sobre os programas de Treinamentos de Desenvolvimento de Liderança? Clique aqui. 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Open chatAbrir no Wh
Precisa de ajuda?
Entre em contato para orçamentos, dúvidas e informações.