Programa BRK Atitude na unidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES

4 minutos para ler

O Programa BRK Atitude, que aconteceu na unidade da BRK Ambiental da cidade de Cachoeiro do Itapemirim/ES, foi uma jornada de conhecimento e transformação pessoal e profissional, que teve a duração de 12 meses, com encontros mensais, com os funcionários e líderes, totalizando mais de 200 profissionais treinados.

E por que este programa foi tão transformador e impactante?

  1. Diretor da unidade, patrocinando o programa e apoiando esse processo de transformação o tempo todo.
  2. Um direcionamento claro de quais mudanças o diretor da unidade deseja alcançar.
  3. As soluções de aprendizagem suportaram o “norte” estabelecido pela direção da unidade.
  4. Muitas atividades garantiram a transferência do aprendizado para a prática.
  5. A área de RH, abraçando a ideia e possibilitando que tudo saísse dentro do planejado.
  6. A área de Comunicação, apoiando com as ações que nos mantiveram conectados com os participantes no período em que não estávamos em treinamento.
  7. Líderes e liderados, capacitados nos mesmos temas, e engajados em uma transformação pessoal e profissional.
  8. Engajamento dos participantes em busca do seu autodesenvolvimento.

E como resultado do programa, uma melhora significativa no clima da empresa medido através de pesquisas periódicas.

O final desta jornada, não poderia ser diferente, com muita celebração e motivação: grupos formados por líderes e liderados apresentaram o que representou o Programa BRK Atitude na vida deles, e através de diversas e maravilhosas apresentações: música, poema, podcast, teatro, etc. — as mensagens foram passadas. O que teve em comum nas apresentações? A vontade, a garra, a espontaneidade e o brilho nos olhos.

Iniciamos a jornada do BRK Atitude, com um objetivo: Ser uma Pessoa Melhor, não perfeita, apenas melhor.

O Programa

Foram 12 meses de programa, com encontros mensais, envolvendo um grupo de mais de 200 participantes, entre líderes e liderados.

Entendemos que os líderes têm o poder de influenciar o seu grupo, logo precisam não somente mudar de atitude, como também engajar e motivar seus liderados para que eles também façam a mudança.

“Precisamos vivenciar aquilo que queremos que os outros aprendam.” Mahatma Gandhi

Nós da InDeep, acreditamos que o líder precisa ser o exemplo, e consequentemente precisa ser impactado e praticar aquilo que ele quer que os seus colaboradores aprendam.

Ao longo dos 12 meses, através de encontros mensais de 02h para a turma de liderados e de 03h para turma de líderes, trabalhamos os 03 Pilares de Desenvolvimento Comportamental:

  • Pilar 01: Autorresponsabilidade
  • Pilar 02: Positivismo
  • Pilar 03: Trabalhar juntos

Além destes pilares, fizemos um trabalho de Team Building com os gestores, que envolveu a aplicação do questionário “Cinco Desafios da Equipe” do Patrick Lencioni e Simone Reisne,  o autoconhecimento (MBTI), feedback entre pares e construção de CDI (compromisso de desenvolvimento individual).

Metodologia InDeep

Nossa metodologia privilegia a transmissão de conhecimento de forma leve e prazerosa, mesclamos conceitos teóricos e práticos no dia a dia por meio de exercícios, vídeos e simulações para melhor fixação dos conteúdos.

Nossa proposta é realizar um programa baseado no conceito Plug-in and Play, prático e repleto de ferramentas para que o participante possa usar imediatamente no seu dia a dia.

Para avaliarmos a evolução dos participantes e assegurar a retenção do conhecimento desenvolvemos o Radar InDeep.

Radar InDeep

Durante todo o programa BRK Atitude, utilizamos da metodologia Radar InDeep, estimulando através de exercícios, a transferência do aprendizado para a prática, potencializando o aprendizado e minimizando as barreiras. Queremos realmente que a mudança ocorra e auxiliamos os profissionais da BRK Cachoeiro do Itapemirim nesse processo.

E-Book

Para auxiliar na disseminação do conhecimento entre os atuais e novos colaboradores, como também criar uma biblioteca corporativa, os conteúdos trabalhados em cada pilar foram transformados em cartilhas e distribuídos sempre ao término do Pilar.  Desta forma estimulamos a continuidade do aprendizado obtido ao longo do programa.

Ações de Comunicação

Por ser um programa de desenvolvimento longo (12 meses), é essencial estimular que o conteúdo trabalhado nos pilares reverbere após os encontros, logo através do suporte do RH  e da área de comunicação da BRK, utilizamos dos canais de comunicação interno, e semanalmente os participantes eram impactados com mensagens e reflexões sobre o programa.

O programa finalizou, e agradecemos a todos os participantes pelo empenho e colaboração ao longo destes 12 meses, como também o apoio e confiança da equipe de RH e de comunicação, dos gestores e da diretoria da unidade.

Confira algumas fotos do programa abaixo:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Open chatAbrir no Wh
Precisa de ajuda?
Entre em contato para orçamentos, dúvidas e informações.