Coaching executivo: descubra o que é e como funciona

6 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Coaching executivo é um termo relativamente novo que vem transformando o modo como as empresas lidam com os seus resultados. A metodologia do coaching é indicada para a determinação e execução de objetivos e metas importantes, voltadas para o negócio. Dessa forma, é possível melhorar a performance de times inteiros, a partir do desenvolvimento do potencial de profissionais-chave, impactando sua produtividade e a lucratividade da empresa.

Se você quer entender melhor o conceito de coaching executivo, fique conosco! Neste artigo, vamos conferir o que é essa metodologia, como ela funciona e quais são as vantagens que gera. Ficou curioso? Boa leitura!

O que significa coaching executivo?

coaching executivo - o que isso significa

Antes de qualquer coisa, é importante entender o conceito de coaching. Essa é uma metodologia baseada na relação entre duas pessoas — o coach (treinador) e o coachee (aprendiz). Ela tem por objetivo desenvolver talentos já existentes, incentivar o aproveitamento de potenciais e criar competências essenciais. Para isso, existe um processo de investigação, definição de metas, acompanhamento e aconselhamento do aprendiz.

Embora o coaching possa ser aplicado de pessoa para pessoa, visando a melhoria de qualquer aspecto da vida de alguém, ele também é muito utilizado no mundo corporativo. Nesse caso, chama-se coaching executivo.

O coaching executivo tem a capacidade de alterar aspectos importantes da empresa. Entre eles, temos:

  • o estímulo de equipes mais proativas e autorresponsáveis;
  • a criação de lideranças efetivas;
  • o estabelecimento de ambientes de trabalho saudáveis e desafiadores;
  • a melhora na performance individual e coletiva;
  • a substituição de limitações por possibilidades;
  • o aperfeiçoamento das relações interpessoais;
  • a preparação de profissionais para promoções;
  • a aceleração de resultados.

Como ele funciona?

Para que o processo de coaching executivo funcione adequadamente, é necessário seguir uma série de etapas predeterminadas que ajudarão a empresa a lidar com os desafios e desenvolver seu pessoal. Em termos gerais, todos os processos passam por algumas etapas. Veja abaixo.

Diagnóstico da situação da empresa

Esse é um estudo detalhado da situação da empresa, que identifica quais são os gargalos de desenvolvimento para cada colaborador com base nos objetivos do negócio. Ele considera as aspirações de cada profissional e como elas podem contribuir para o alcance de resultados melhores. A partir disso, são traçados os objetivos e estabelece-se o acompanhamento da trajetória do coachee (aprendiz).

Definição de objetivos

O coach deve se dedicar a cada coachee procurando os objetivos reais que ele pretende alcançar. Esses objetivos devem ser específicos e estar alinhados às necessidades da empresa. A partir deles, é possível mensurar o resultado que se pretende conseguir. Além do plano inicial, é indicado que se estabeleça um plano B, caso algum imprevisto aconteça ou o coachee não consiga atingir as metas.

Desenvolvimento de um plano de ação

O plano de ação é o mapa do território, ou seja, é ele que guiará as ações do coachee. É determinado com base nas competências que precisam ser desenvolvidas e indica como cada uma delas deverá ser alcançada. Tudo isso precisa estar alinhado tanto com as possibilidades, determinações e necessidades da empresa quanto com o comprometimento e desejo do colaborador.

Determinação de mudanças de comportamento

No coaching executivo, é preciso que exista um acompanhamento das ações, na prática. Isso corresponde a facilitar a jornada do profissional para que ele atinja suas metas. Dessa forma, o coach tem um papel importante no auxílio à resolução de padrões comportamentais prejudiciais, crenças limitantes e conflitos emocionais que possam atrapalhar o desenvolvimento de novas competências.

Avaliação de resultados

A última etapa é de avaliação do que foi alcançado durante o processo. É realizada pelo coach junto com o coachee, para corrigir pontos inadequados da trajetória, redefinir rotas e estipular novamente as medidas necessárias para alavancar os resultados conquistados. Dessa forma, é possível estabelecer a busca constante de aperfeiçoamento do processo.

Para tudo isso, o coach precisa estar de acordo com um contrato de fidelidade, que garante a segurança das informações da empresa e dos seus colaboradores. Assim, cada profissional pode se sentir à vontade para comentar e refletir sobre todos os aspectos que podem estar interferindo no seu desempenho.

O coaching executivo é muito utilizado por quem precisa aprimorar as lideranças, melhorar a tomada de decisões e corrigir desvios nas relações profissionais. Isso contribui para a excelência pessoal e profissional do time de trabalho e, consequentemente, do negócio.

Quais as vantagens de um coaching executivo no negócio?

coaching executivo - entenda o conceito

Com as ferramentas certas, o coaching executivo é capaz de gerar uma série de benefícios para a empresa. Confira!

Auxilia no desenvolvimento de competências

Com base em um diagnóstico inicial, o coaching executivo ajuda a identificar as potencialidades de cada integrante dos times de trabalho. A partir disso, o coach tem condições de encorajar o desenvolvimento de competências estratégicas, alinhadas ao talento individual, que contribuirão para impulsionar o time e a empresa. Isso tudo por meio de metas viáveis, objetivos claros e planos de ação concisos.

Estimula o crescimento sustentável

Equipes submetidas a treinamentos desmotivantes e desalinhados com sua atuação podem acabar se frustrando ao longo do tempo, tornando a jornada na empresa insustentável. Com o coaching executivo, o aprimoramento de habilidades é baseado nos talentos inerentes a cada perfil, possibilitando a melhora da performance alicerçada em estímulos positivos, que provocam uma mudança profunda na maturidade profissional de cada colaborador.

Acompanha as transformações

O acompanhamento do progresso dos times de trabalho é outro dos benefícios gerados pelo coaching executivo. Ele possibilita fornecer feedbacks constantes, que podem ser utilizados para implementar melhorias e girar o ciclo de aperfeiçoamento da estratégia empresarial.

O coaching executivo colabora para o desenvolvimento da empresa, além de estimular a maturidade profissional sob muitos aspectos, tornando os colaboradores mais comprometidos, focados e disciplinados.

Investir nesse método é uma ótima maneira de melhorar os resultados. Com essa metodologia, a empresa prepara melhor suas lideranças para encarar os desafios estratégicos do dia a dia, mantém suas equipes mais motivadas e conserva a produtividade em alta.

Já que você aprendeu várias coisas sobre coaching executivo, desde o que ele é até os benefícios que gera para o negócio, que tal entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!