Como demitir alguém do modo mais adequado possível? Descubra aqui!

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Você tem dúvidas sobre como demitir alguém? Essa, normalmente, não é uma tarefa fácil, mas ela é necessária para garantir a produtividade da equipe e os resultados do negócio, sendo uma realidade na rotina de muitos líderes.

A demissão deve ser feita com cuidado para não constranger o colaborador, não afetar o clima organizacional e não gerar outros imprevistos. Pensando nisso, no post abaixo, separamos dicas de como fazer esse processo de forma amigável. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Melhores práticas no momento de demitir alguém

Muitas empresas investem em estratégias para evitar a demissão de um colaborador, já que tal fato gera custos e atrapalha o desempenho do negócio. Entretanto, em alguns casos a situação é inevitável, o que pode acontecer devido à necessidade de reduzir a equipe, para melhorar a produtividade, entre outras questões.

Diante disso, é importante saber como demitir alguém de forma correta. Se o fato não é esperado, isso pode afetar o profissional, visto que interrompe os planos de carreira dele, o planejamento financeiro etc. Por isso, o procedimento deve ser feito com cuidado, demonstrando respeito pela pessoa e pelos serviços prestados.

Planeje o desligamento do colaborador

É necessário planejar o desligamento com atenção. Sendo assim, não tome nenhuma atitude precipitada. Analise os motivos que levaram ao encerramento do contrato de trabalho e veja quais são as providências burocráticas relacionadas à rescisão antes de conversar com a pessoa.

Escolha o melhor local e horário

Comunicar a demissão na frente de toda a equipe pode constranger o trabalhador. Além disso, realizar o processo por telefone ou e-mail também não é indicado. Por mais delicada que a situação seja, o líder direto precisa assumir essa posição, portanto, escolha um local reservado para informar o fato presencialmente.

O dia e o horário são outros pontos relevantes. Alguns gestores optam por fazer isso no fim da semana, outros preferem a segunda-feira para que todos tenham tempo de se acostumar com a notícia. Analise a rotina da equipe e da empresa para definir o melhor momento.

Não se deixe levar pelas emoções

como demitir alguém

É necessário ser racional diante de uma demissão — realizá-la em um momento de raiva, ou demonstrar uma profunda tristeza pode tornar a situação ainda mais difícil para o colaborador.

Tome cuidado com as palavras para não parecer que está inseguro com a decisão. Uma das recomendações nesse caso é evitar pedir desculpas. Fale sobre o desligamento, indique os próximos passos para a rescisão e deseje boa sorte ao profissional.

Tenha objetividade no momento da demissão

Ter clareza e objetividade são outras dicas importantes sobre como demitir alguém. Tal fato costuma ser desagradável para as duas partes, mas postergar o assunto só aumentará a angústia do colaborador. Além disso, pode deixá-lo confuso.

Mantenha a cordialidade e a empatia, mas informe a demissão sem rodeios, explicando o que ocasionou a situação. Tome cuidado na falta de transparência quanto aos motivos da demissão, pois isso pode gerar conflitos com o trabalhador e afetar o clima organizacional, já que, certamente, toda a equipe ficará sabendo do caso.

Além da comunicação ineficaz, é fundamental dar atenção a outros erros que podem deixar o processo mais difícil, tais como: comunicar a demissão em público, delegar a tarefa para outra pessoa e não demonstrar respeito pelo profissional.

Essas são as principais dicas sobre como demitir alguém. Mantenha a tranquilidade para fazer isso da melhor forma possível e evitar situações desagradáveis.

Gostou do texto? Quer outras dicas sobre o assunto? Então, confira o nosso próximo post e veja como lidar com emoções negativas no trabalho.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!