5 práticas fundamentais de como lidar com erros da equipe

4 minutos para ler

Por mais que a empresa realize treinamentos e haja um acompanhamento constante, falhas são comuns de acontecer. Diante disso, é importante saber como lidar com erros da equipe para tomar atitudes corretas e não desmotivar ou constranger os colaboradores.

Um bom líder consegue resolver a situação, analisar os erros e direcionar o profissional para que ele aperfeiçoe as competências e melhore o desempenho no trabalho, contribuindo para o resultado do negócio.

Neste post, separamos 5 dicas para ajudar nessa tarefa! Continue a leitura e saiba como lidar com os erros da equipe de forma satisfatória!

1. Entenda os motivos da falha

Os erros prejudicam o andamento do trabalho, entretanto, a liderança não pode se descontrolar. O primeiro passo para lidar com isso é entender os motivos da falha pois, desse modo, você poderá adotar atitudes para que ela não ocorra novamente.

Analise friamente a situação e veja quais fatores estão atrapalhando a atuação dos colaboradores. Em alguns casos pode ser necessário um melhor direcionamento para a tarefa, investimento em tecnologia, suporte de profissionais mais experientes ou treinamentos para desenvolver as habilidades, por exemplo.

2. Não espere a perfeição

Não adianta pressionar a equipe para alcançar a perfeição, pois dificilmente isso acontecerá. Pelo contrário, a tendência é que esse comportamento desestimule os colaboradores.

Sendo assim, a dica é alinhar as suas expectativas e adotar uma postura que inspire a equipe para que ela se torne cada vez mais qualificada. Além de ser um exemplo no dia a dia do trabalho, investir em treinamentos, realizar ações motivacionais e oferecer feedbacks construtivos são estratégias que podem contribuir com isso.

treinamento ser líder - treinamento de liderançaPowered by Rock Convert

3. Tenha uma conversa honesta sobre os erros da equipe

como lidar com erros da equipe

Para evitar que erros se repitam e garantir uma melhora na atuação de todos, é essencial ter uma conversa transparente e honesta. Mostre o que estava errado, explique como isso afeta a performance do time e da empresa e indique os caminhos para que todos consigam progredir.

Caso a falha seja individual, é importante que o feedback seja feito de forma reservada para não constranger o colaborador. Faça uma avaliação sobre o desempenho dele, mantenha uma comunicação assertiva e ofereça ideias para que ele se desenvolva profissionalmente e não cometa os mesmos erros no futuro.

4. Apresente uma solução

Outra dica sobre como lidar com erros da equipe é focar na solução. Ficar apontando o dedo para os culpados não será positivo. Para evitar que o problema resulte em complicações ainda maiores, é fundamental tomar atitudes rápidas.

Além disso, o erro não deve ser motivo para castigo ou demissão. Muitas vezes, o trabalhador tem uma boa atuação e comete uma falha por falta de atenção ou por problemas pessoais, portanto, é necessário analisar todo o seu histórico para não perder um bom profissional. Em alguns casos, o próprio colaborador busca formas de corrigir o problema.

5. Demonstre confiança na equipe

Acompanhar todos os passos dos colaboradores depois de um erro não os ajudará a evoluir. Sendo assim, após resolver o incidente e entender os motivos da falha, dê espaço a eles e demonstre confiança. Esse processo será significativo para a autoestima e para o desempenho deles.

Apresentamos as principais dicas sobre como lidar com erros da equipe. Ao manter a tranquilidade, fornecer feedbacks construtivos e investir em treinamentos, você conseguirá resolver a situação da melhor forma possível e garantirá o aperfeiçoamento do time.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então, assine a nossa newsletter para receber os conteúdos em primeira mão!

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!