Como reduzir turnover  e qual é o seu impacto para a empresa?

6 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

A insatisfação e a falta de alinhamento entre funcionários e empresas provoca um aumento significativo no índice de rotatividade das organizações. O turnover é, muitas vezes, sinônimo de uma grande dor de cabeça, especialmente se a empresa desconhece as causas que geraram a saída de profissionais.

Há dois tipos de turnover: O turnover voluntário, quando o colaborador voluntariamente se desliga da empresa, e o turnover involuntário, quando a empresa toma a decisão de desligar o funcionário.

Para combater e superar esse obstáculo, é preciso desenvolver estratégias consistentes, que reduzam os níveis de rotatividade, melhore a comunicação, estreitem o relacionamento com os colaboradores e os mantenham motivados ao longo do tempo. Pensando nisso, preparamos este conteúdo especialmente para você.

Fique conosco e descubra qual é o impacto que a saída de profissionais causa, como reduzir turnover na empresa e como você pode conquistar benefícios com as técnicas ensinadas. Confira!

Qual é o impacto do turnover para a empresa?

Várias são as razões que podem aumentar o turnover na empresa e, por si só, elas já geram impactos bastante negativos, principalmente para a imagem e para o clima organizacional.

Até certo ponto, a saída de profissionais é inevitável e até necessária para renovar e oxigenar a organização. Porém, quando esse índice se eleva demais, acaba interferindo na estratégia do negócio, no clima e na imagem da organização.

Entre os principais impactos relacionados ao turnover estão:

  • redução da produtividade do time em decorrência do tempo de adaptação do funcionário substituto;
  • perda de talentos importantes para a concorrência;
  • elevação dos custos com demissão, contratação e treinamento de novos funcionários;
  • desgaste da marca empregadora e da imagem da empresa no mercado;
  • dificuldade para implantar e fortalecer uma cultura organizacional alinhada;
  • sobrecarga de trabalho para a equipe;
  • perda de capital intelectual e know-how.

Por essas e outras razões é que o RH deve se manter atento a esse indicador, priorizando formas de como reduzir turnover.

Como vimos, o turnover resulta em custos significativos. Por tudo isso, não só o RH, mas a companhia de modo geral deve se preocupar com esse indicador. Todos, especialmente os líderes, devem se comprometer com a redução do turnover.

Como reduzir turnover?

reduzir turnover - veja o que você deve fazer

O turnover é um índice importante para a empresa e deve ser mantido a um nível controlado, afinal, ele permite que a equipe seja renovada de forma natural.

Confira alguns métodos para controlar esse índice.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Aprimore o processo seletivo

A forma mais eficiente para reduzir o turnover em uma empresa é melhorando o processo de seleção de novos funcionários. Quando a empresa se preocupa em contratar profissionais alinhados com as suas expectativas e avalia, além das suas qualificações, o seu perfil comportamental, os riscos de saída dos profissionais diminuem consideravelmente.

Por isso, é importante investir no processo seletivo desde a definição adequada do perfil, até a aplicação de instrumentos para análise comportamental e outras técnicas.

Desenvolva e incentive o plano de carreira

Outro meio para aumentar a satisfação e a motivação das equipes é estabelecer oportunidades de crescimento para os seus membros. Assim, os funcionários passam a ser incentivados a melhorar sua própria performance em busca de desenvolvimento dentro da organização.

Essa possibilidade de ascensão demonstra o valor que os colaboradores geram para o negócio e o quanto a empresa está disposta a recompensar seus esforços. Por isso, a chance de conquistar ganhos como bônus, promoções ou aumentos pode manter o funcionário engajado com os objetivos do negócio.

Invista na capacitação dos funcionários

A capacitação dos funcionários é a prova de que a empresa confia no seu potencial para se desenvolver e, com isso, ajudar o negócio a crescer. Por essa razão, é um método eficiente de valorização de talentos que soluciona problemas como o turnover alto.

Isso potencializa a qualificação dos talentos e agrega ainda mais valor para as entregas que a empresa realiza, fortalecendo tanto a relação com o público interno quanto com o externo.

Conte com uma consultoria em RH

Acompanhar as principais tendências do mercado para garantir um ambiente interno propício para o entrosamento e desenvolvimento de talentos pode se tornar uma atividade difícil para o RH. É absolutamente normal que a equipe responsável pelo setor acabe se envolvendo em situações rotineiras do dia a dia de trabalho, ficando sem tempo nem foco para buscar soluções inovadoras.

Por isso, uma consultoria em RH pode ajudar a oxigenar as estratégias da empresa, identificar pontos fracos e estabelecer planos de ação que realmente contribuam para a missão de reduzir o turnover.

Crie uma cultura de feedback

A cultura do feedback instaura na empresa um canal de comunicação eficiente, que pode gerar diversos benefícios para o negócio. Entre eles estão a clareza sobre as expectativas da empresa em relação aos funcionários, os pontos que devem ser melhorados e os aspectos que têm agradado.

Com isso, fica muito mais fácil estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e seus talentos, possibilitando a correção de detalhes comportamentais e técnicos sempre que surgir a necessidade. Assim, nem a empresa nem o funcionário ficam insatisfeitos e têm a oportunidade de alinhar ainda mais seu relacionamento.

Por que aplicar essas técnicas?

Quanto maior o empenho da empresa em aplicar essas técnicas, maiores os benefícios que podem ser percebidos. O objetivo é claro — reduzir turnover —, no entanto, muitos outros ganhos são percebidos:

  • aumento da produtividade e motivação da equipe;
  • redução ou extinção de gastos com demissões desnecessárias;
  • maior qualificação das equipes de trabalho;
  • manutenção e fortalecimento de um clima organizacional benéfico;
  • ganho de experiência e conhecimento com as trocas vivenciais do dia a dia;
  • estabelecimento de conexões fortes e produtivas.

Agora que você já sabe como reduzir turnover na empresa. É possível combater esse mal com as técnicas abordadas e ainda alcançar benefícios importantes para os resultados do negócio.

Que tal aproveitar para aumentar o seu conhecimento e receber os nossos conteúdos diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter!

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!