Por que é tão difícil tirar nossos planos do papel? Entenda aqui.

aprenda a tirar os planos do papel
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A dificuldade de tirar os planos do papel pode estar relacionada a questões emocionais, como o medo, ou questões práticas, como a falta de conhecimento. Esses motivos fazem com que muitas pessoas não consigam cumprir seus objetivos, e por isso, não se sintam realizadas.

Pensando nessa questão, no post de hoje, vamos explicar melhor os motivos que nos impedem de colocar os nossos planos em ação, além de dicas de como o coaching e a mentoria de negócios podem ajudar na realização dos objetivos.

Por que não consigo tirar meus planos do papel?

por que não conseguimos tirar os planos do papel

Uma das primeiras questões que surgem na hora de dar os primeiros passos em um projeto é a parte emocional e psicológica, que se mostra através de:

  • Falta de autoconhecimento: quais são seus pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos; 
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Comparação com os outros e a sensação de incapacidade, que juntos, podem gerar um bloqueio mental, diminuindo sua motivação em realizar seus sonhos;
  • Medo, que pode ser paralisante, diante do risco de empreender; 
  • Falta de motivação, que impede de seguir em frente.

Já na parte estratégica, que tem relação direta com o negócio, as principais questões que podem travar um projeto são: 

  • Pouco conhecimento sobre o negócio ou área em que pretende atuar;
  • Falta de dados relevantes sobre o mercado de atuação: concorrentes, fornecedores, canais de venda, perfil de clientes, entre outros;
  • Pouco conhecimento em administração de negócio ou de empreendedorismo. 

O que fazer para colocar os planos em prática?

o que fazer para colocar os planos em prática

Embora o caminho para se realizar um sonho seja desafiador, com alguns passos é possível tirar os planos do papel com mais facilidade:

Planejamento

Para executar um plano é preciso ser muito organizado e minucioso, afinal, é assim que você consegue entender a real dimensão do projeto. 

Por isso, planeje tudo o que você precisa fazer antes de colocar a mão na massa: materiais necessários, orçamentos, prazos, pessoas que podem ajudar, passos que deverão ser seguidos até chegar ao resultado final. 

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Aqui, é fundamental que você deixe o processo bem detalhado e descrito, para que o plano se torne mais palpável e com um caminho bem definido. 

Estudos 

Depois de entender tudo o que é preciso fazer para executar o plano, estude muito. Afinal, uma das principais causas para a desmotivação é a falta de experiência ou conhecimento sobre a área, que acabam gerando insegurança.

Estudar muito sobre cada passo e se especializar no assunto é fundamental para que você tenha mais confiança em sua capacidade e consistência na hora de executar.

Dedicação

Por fim, a dedique-se ao seu sonho, afinal, ele é só seu! E lembre-se que se você planejou e se especializou no assunto, certamente está preparado para executar, então foque em colocar a mão na massa e seguir o caminho estabelecido. 

Como o coaching e a mentoria de negócios podem ajudar nessa área

Mesmo com as dicas, executar o plano ainda pode ser complicado. Para isso, o coaching e a mentoria podem ser grandes aliados, auxiliando você a realizar seu objetivo.

A mentoria de negócio trabalha o planejamento e pensamento lógico, sendo liderada por uma pessoa experiente na área com foco em te direcionar estrategicamente no caminho dos seus objetivos.

Com o auxílio do mentor, é possível traçar um plano bem detalhado, entender quais são os melhores caminhos e recursos para conquistar sua meta. Dessa forma, você reduz as chances de erros e gastos desnecessários. 

Já o coaching trabalha as questões emocionais que podem estar bloqueando sua ação, como mencionamos no início do texto. Assim, o coach deverá ajudar o coachee a se autoconhecer e trabalhar a autoestima, a fim de diluir os medos e as inseguranças.

Se você sente que ainda precisa de ajuda para realizar um objetivo e tirar um plano do papel, conheça nosso Programa Plano B que une as duas partes, emocional e prática, com o coaching e mentoria de negócios, trazendo o know-how e mentalidade certas para alcançar o seu sucesso.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Open chatAbrir no Wh
Precisa de ajuda?
Entre em contato para orçamentos, dúvidas e informações.