Entenda o que é o Compromisso de Desenvolvimento Individual

plano de desenvolvimento pessoal
6 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

Alcançar as metas estabelecidas nas organizações por vezes esbarra na falta de compromisso dos gestores e colaboradores com o desenvolvimento das Competências necessárias para isso. Buscar um comprometimento efetivo do capital humano da organização é um desafio que precisa ser superado e pode encontrar o apoio necessário no Compromisso de Desenvolvimento individual, também conhecido pela sigla CDI.

Neste artigo, vamos abordar o que é e qual a importância dessa ferramenta, veremos também como estruturar um CDI eficiente, que seja bem-aceito e faça a diferença no desempenho dos seus colaboradores. Vamos lá?

O que é CDI?

Compromisso de Desenvolvimento Individual

O Compromisso de Desenvolvimento Individual (CDI) é um planejamento realizado para acompanhar o desenvolvimento de um colaborador a fim de que ele consiga, dentro de um determinado período, adquirir as habilidades necessárias para assumir responsabilidades ou funções mais elevadas dentro da organização.

Existe uma tendência natural do ser humano em abandonar determinados propósitos logo que passa a euforia inicial. Muitas vezes não há um resultado eficaz, mesmo com um planejamento bem-feito. Isso porque as pessoas falham em seguir e se dedicar ao plano, abandonando-o no meio do caminho ou deixando de seguir os passos propostos para desenvolver todo o potencial necessário.

Por outro lado, o Compromisso de Desenvolvimento Individual requer do profissional um envolvimento e um comprometimento público e concreto em colocar em prática todas as ações planejadas, sendo diretamente responsável pelo resultado do programa. É natural que nos sintamos mais impulsionados a realizar tarefas pelas quais nos responsabilizamos perante outras pessoas do que as que assumimos sem compromisso.

Por que implementar o Compromisso de Desenvolvimento Individual?

Sabemos que o recrutamento interno é importante para manter os seus colaboradores motivados. Com ele, os profissionais percebem as reais possibilidades de crescimento que a organização pode proporcionar.

No entanto, para que seja possível encontrar no seu time atual pessoas preparadas para assumir cargos mais elevados dentro da organização, é preciso que elas estejam em constante desenvolvimento, e assim cheguem cada dia mais perto do perfil necessário para tal. Um bom CDI deve ser planejado junto com o profissional que irá assumi-lo e atender às suas aspirações com relação à organização.

Para isso, as empresas contam com o programa de gestão de desempenho, que acompanha de perto o desenvolvimento dos colaboradores e aplica uma avaliação para identificar os pontos de melhoria no perfil e habilidades do colaborador.

A elaboração de um Compromisso de Desenvolvimento Individual para os colaboradores em vias de assumir novas posições na empresa é uma forma de garantir que eles realmente atinjam o potencial almejado no tempo proposto no plano. Sendo assim, há maior segurança para a organização em contar com profissionais realmente preparados e também a certeza do colaborador de que vai colher os frutos da sua dedicação.

Como estruturar um CDI?

Compromisso de Desenvolvimento Individual

Um bom planejamento é importantíssimo para que um CDI seja eficaz. As metas precisam ser claras e palpáveis e as ações precisam se adaptar perfeitamente à rotina do colaborador. Cada etapa deve ser facilmente aplicada e acompanhada pelo gestor responsável. Para ajudar você a entender com estruturar um bom CDI, veremos alguns pontos importantes que devem ser levados em conta no processo. Acompanhe!

Defina um objetivo

Um CDI precisa ter um objetivo determinado para ser planejado com eficiência. Se for assumir um cargo mais elevado, as especificações dele precisam ser levadas em conta para determinar que novas habilidades o colaborador precisa desenvolver para isso.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Avalie as competências atuais do colaborador

O plano de desenvolvimento precisa ter um ponto de partida e por isso a gestão de desempenho é tão importante. Por meio da avaliação de desempenho é possível saber quais conhecimentos e competências o colaborador já tem para, a partir daí, decidir que ações devem ser propostas a ele.

Elenque as ações necessárias para alcançá-lo

Agora que já sabemos em que nível se encontram as competências do profissional e quais novas habilidades ele precisa adquirir, é o momento de estruturar as ações que farão parte do plano. Elas devem ser descritas com objetividade e conter o tempo e frequência de cada evento. Veja abaixo um exemplo.

Habilidades a desenvolver:

  • Adquirir fluência na língua inglesa

Como: assistindo a dois filmes em inglês, sem legenda, por semana, e participando, pelo menos uma vez na semana, de um bate papo online em inglês.

Prazo: dezembro de 2019.

  • Melhorar a oratória

Como: apresentando os relatórios semanais do departamento e treinando em casa pelo menos 3 horas por semana.

Prazo: dezembro de 2019.

Certifique-se de adequar as ações à rotina do colaborador

Depois de definir as ações, planeje dias e horários de treinamento junto com o colaborador, a fim de garantir que todas as ações possam ser executadas por ele sem prejuízo de suas demais tarefas profissionais e pessoais.

Acompanhe o andamento das ações do CDI

O acompanhamento é a chave do sucesso! Mesmo que o colaborador tenha assumido o compromisso de executar todas as ações em um determinado tempo, não deixe de conferir a sua evolução e procurar sempre motivá-lo a dar o seu melhor.

O Compromisso de Desenvolvimento Individual traz grandes benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. A organização que o implementa terá mais facilidade em encontrar no seu time profissionais preparados para assumir maior responsabilidade na empresa. Sendo assim, não precisará investir em processos seletivos externos, além de melhorar a qualidade dos seus serviços, melhorar o clima e fortalecer a cultura da organização.

Por outro lado, o colaborador que talvez tenha dificuldades em aprender sozinho determinadas habilidades para desenvolver seu potencial contará com a assistência de um profissional preparado para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Ainda tem dúvidas sobre como implementar com sucesso o Compromisso de Desenvolvimento Individual para seus colaboradores? Saiba que você pode contar com o auxílio de empresas especializadas em desenvolvimento pessoal para garantir a obtenção dos melhores resultados na sua empresa.

Agora que você já entendeu mais sobre Compromisso de Desenvolvimento Individual, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudá-lo a ter uma equipe cada vez mais preparada para lidar com os desafios da sua organização.

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!