Conheça as 5 etapas da consultoria de RH no desenvolvimento dos colaboradores

consultoria de rh
6 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Você já percebeu as constantes transformações que as organizações estão sofrendo? O departamento de Recursos Humanos exerce um papel muito importante para fazer com que o colaborador se sinta parte da mudança.

Sabemos que diante da correria do dia a dia do RH, lidar com cada detalhe da gestão de pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Mas fique tranquilo, pois temos a solução certa para a sua empresa.

A consultoria em RH é uma ótima alternativa, já que auxilia as empresas no processo de avaliação, planejamento e execução de suas necessidades com visão estratégica adequada aos objetivos do negócio.

Interessado no assunto? Continue a leitura e conheça as etapas de uma consultoria em RH. Vamos lá!

Quais são os benefícios da consultoria em RH?

Os colaboradores são o coração de qualquer empresa. Por isso, as organizações estão atentas à necessidade de investir em uma consultoria especializada em RH. É comum que os departamentos de Recursos Humanos estejam imersos nos processos do dia a dia da organização e não consigam parar para pensar nas lacunas que podem estar prejudicando os resultados do negócio.

O processo da consultoria é importante, porque os profissionais são especializados e têm uma visão externalizada do negócio. Assim, é possível diagnosticar pontos de melhoria nos processos e estabelecer ações de forma imparcial.

A consultoria em RH vai ajudar os profissionais da sua empresa a alocar os colaboradores nos locais certos de acordo com suas competências. Além disso, vai aumentar o engajamento das pessoas e reduzir o índice de rotatividade.

Quais são as etapas da consultoria de RH?

Conheça, abaixo, as 5 etapas da consultoria de RH no desenvolvimento dos colaboradores.

1. Mapear as competências e habilidades

O mapeamento de competências e habilidades é o ponto de partida da consultoria em RH.O O processo consiste em identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias em cada cargo ou área, para que, assim, todos possam atingir as metas e estratégias da empresa. O método é baseado no conceito do conhecimento, habilidades e atitudes (CHA).

Uma empresa que tem as competências definidas sabe exatamente o que esperar de cada funcionário.

Por meio do mapeamento será possível definir níveis de experiência para cada cargo, possibilitando um plano de carreira concreto para o colaborador. As funções também ficam bem definidas, focadas em melhorar a performance da equipe em cada nível hierárquico da organização. Assim, uma avaliação de desempenho baseada nas competências terá resultados mais consistentes.

 2. Elaborar a gestão de desempenho

Estabelecer a gestão de desempenho é essencial para o sucesso do negócio. É um método contínuo que engloba diversos processos do departamento de Recursos Humanos. Diante disso, a consultoria vai identificar critérios que melhor caracterizem uma equipe de alta performance.

Treinamento Ser Líder OnlinePowered by Rock Convert

O primeiro passo para desenvolver a gestão de desempenho na sua empresa será elaborar um planejamento. Para isso, é necessário realizar reuniões com seus colaboradores e estabelecer um acordo de metas e expectativas com indicadores. Assim, o colaborador pode entender o que a organização espera dele.

O processo de avaliação de desempenho é um ótimo meio para avaliar se a performance da sua equipe está de acordo com o que a organização espera e, assim, traçar ações de melhoria contínua.

3. Identificar as necessidades de T&D

consultoria de RH

Realizar treinamentos é um investimento, uma vez que gera custos para empresa. Por isso, é importante que o treinamento faça sentido. A consultoria em RH vai ajudar a estabelecer um levantamento de necessidades estruturado para o objetivo estratégico do negócio. Dessa forma, há uma otimização dos processos e um maior retorno do investimento.

Para levantar as necessidades, a consultoria em RH pode usar dados que foram coletados na avaliação de desempenho, pesquisa de clima e rotinas do departamento. O mapeamento comportamental também pode ser uma ótima ferramenta para identificar possíveis lacunas e oferecer insumos para gerar pautas para o treinamento.

4. Verificar a viabilidade de um PDL

Um dos processos da consultoria em RH é a análise dos estilos de liderança presentes na organização. E assim, avaliar se há necessidade de implementar um programa de desenvolvimento de líderes. O espírito de liderança não é algo inato. Ele precisa ser desenvolvido, uma vez que o líder é peça fundamental para que sua equipe atinja alta performance.

Os líderes precisam saber equilibrar suas competências técnicas e comportamentais para gerir pessoas. Além de influenciar seus colaboradores, a liderança deve ser capaz de formar novos líderes na equipe.

Se a consultoria diagnosticar deficiências nos estilos de lideranças que possam prejudicar o desenvolvimento da equipe, uma alternativa será a inserção do PDL na sua empresa. O programa vai desenvolver uma visão holística nos seus líderes e, assim, permitir um olhar mais estratégico para a gestão de pessoas.

5. Aplicar o coaching executivo para a liderança

Desenvolver habilidades de liderança é ideal para engajar a equipe e contribuir para o crescimento da organização. Além do programa de desenvolvimento de liderança, você pode contar com o programa coaching executivo como complemento da consultoria e, assim, ampliar a eficácia do processo.

O processo de coaching permite trabalhar aspectos de liderança e gestão de pessoas e identificar competências que são inerentes ao cargo. Além de ajudar o líder a se adequar aos objetivos estratégicos da organização, o coaching executivo traz diversos benefícios para a organização como:

  • auxiliar no desenvolvimento das competências;
  • otimizar a gestão de conflitos;
  • estimular a resiliência e empatia da liderança;
  • melhorar o engajamento dos colaboradores.

Um dos maiores desafios do departamento de Recursos Humanos é estimular a visão holística dos níveis hierárquicos da organização. A consultoria em RH pode ajudar você a desenvolver essa competência na equipe, além de oferecer orientações valiosas para consolidar os processos da sua empresa.

Se você precisa de assistência nos processos de Recursos Humanos da sua empresa, é hora de considerar uma consultoria para ajudá-lo a estabelecer um RH estratégico na sua organização e, assim, mantê-la competitiva no mercado.

Agora que você conhece os benefícios e as etapas da consultoria em RH, que tal entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!