Como alinhar seu processo seletivo à cultura empresarial?

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Você sabia que o primeiro passo para criar equipes de alta performance é garantir que seu processo seletivo seja alinhado à cultura empresarial? Nessa fase, acontece o primeiro contato entre a empresa e o colaborador e ela deve ser planejada para identificar e agregar pessoas que tenham o fit cultural adequado.

Mostraremos para você, no artigo que se segue, algumas ações importantes para assegurar que seu processo seletivo atraia profissionais que internalizem a cultura da sua empresa e zelem por ela. Mas, antes, vamos entender a importância de contar com uma cultura forte e bem estabelecida. Vamos lá?

O que é cultura empresarial?

Podemos definir a cultura empresarial como o conjunto de valores, normas, crenças e objetivos que direcionam uma organização. São os hábitos e atitudes compartilhados pelo capital humano da empresa e devem ter, na figura do líder, uma referência forte e influenciadora. Isso porque os colaboradores se espelham na liderança e não irão se importar em zelar pela cultura, caso seus superiores não a respeitem.

Como o processo seletivo impacta a cultura da empresa?

Um dos grandes problemas das organizações é o alto índice de rotatividade dos seus colaboradores. Pode ser difícil para elas entenderem a razão pela qual não conseguem reter seus talentos e manter uma continuidade em suas equipes de trabalho.

Muitas vezes, a falha está exatamente na falta de afinidade entre o perfil do colaborador e a cultura da empresa. Por isso é importante identificar os profissionais ideais no processo seletivo. Enquanto funcionários que não se adaptam geram perdas e descontentamento das equipes, os que têm o fit da organização absorvem rapidamente a cultura e contribuem para seu fortalecimento.

Como alinhar o processo seletivo à cultura da empresa?

cultura empresarial e processo seletivo

Veja algumas ações que vão ajudar a obter os melhores resultados nos seus processos seletivos.

Tenha uma cultura bem definida

Ter uma cultura bem estabelecida é fundamental para definir o perfil profissional ideal para a organização. Isso ajuda na identificação de todas as características e atitudes que os futuros funcionários devem ter e a elaborar um processo de integração eficiente.

Faça perguntas que identifiquem o fit cultural

Algumas perguntas são estrategicamente pensadas para ajudar a entender o nível de conformidade entre o perfil do candidato e o da empresa. Veja alguns exemplos:

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  • O que te atrai para a organização, por que você quer trabalhar aqui?
  • Como é seu ambiente de trabalho ideal?
  • Qual a sua experiência em outras empresas com valores semelhantes aos nossos?

Use a tecnologia a seu favor

Existem muitas ferramentas inovadoras no mercado que podem ajudar você a mapear o perfil comportamental dos candidatos e identificar o fit cultural de forma rápida, intuitiva e eficiente.

Alguns exemplos são o teste de perfil comportamental (DISC), como também o MBTI. O primeiro se destina a avaliar o estilo de decisão e de liderança, enquanto o segundo visa avaliar o perfil de personalidade, ou a psique dos indivíduo

Por meio dos aplicativos, também é possível fazer uma pesquisa com o candidato e personalizá-la com perguntas estratégicas para a identificação do fit cultural.

Programe dinâmicas e entrevistas situacionais

Nas fases presenciais do processo seletivo, o uso de dinâmicas e entrevista que simulem situações corriqueiras do dia a dia da empresa são uma boa oportunidade para entender como o futuro colaborador se comportará diante delas.

As dinâmicas de grupo são ótimas para identificar como o candidato se relaciona com os colegas, qual o nível de proatividade e empatia, entre outras habilidades. Na entrevista situacional, você pode induzir o candidato a falar sobre seu comportamento com questões como:

  • fale sobre uma situação de trabalho na qual você se viu obrigado a concordar com ações contrárias aos seus valores;
  • alguma vez você precisou convencer sua equipe a trabalhar com soluções criadas por você? Que métodos usou e como se saiu?

Como uma consultoria pode ajudar?

Sendo a contratação de profissionais que tenham uma cultura compatível com a empresa um fator tão importante para o sucesso das relações de trabalho, é imprescindível contar com apoio especializado nesse processo.

É importante formar parcerias com empresas que ofereçam treinamentos comportamentais e ajudem seus colaboradores a desenvolver as competências relacionadas à cultura da organização.

Essa iniciativa ajuda a criar uma cultura forte e bem definida, além de preparar suas equipes para agregar os recém-chegados, ajudando-os a se adaptarem à sua cultura empresarial.

Agora que você já conhece a importância de contratar profissionais alinhados com a cultura da empresa, vamos conhecer um conjunto de treinamentos que ajudará a desenvolver suas equipes e fortalecer cada vez mais sua cultura? Entre em contato conosco!

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