6 dicas de como largar o emprego e investir em seu próprio negócio
Largar emprego e investir em negócio próprio vem sendo, cada vez mais, a meta de muitas pessoas.
Essa vontade pode aparecer por diferentes motivos, seja a partir do desejo de ter mais liberdade financeira e horários flexíveis ou pela necessidade de fazer algo pelo que se é apaixonado.
Mas como transformar esse sonho em algo realmente lucrativo e conseguir largar o emprego para abrir o próprio negócio?
Neste post, você vai conferir 6 dicas que devem ajudar você a atingir essa meta.
Confira 6 dicas para largar o emprego e investir em negócio próprio
As dicas que você verá a seguir são muito práticas e certamente são o pontapé que você precisa:
1) Faça algo que você realmente goste
Muitos empreendedores sentem a necessidade de largar um emprego justamente para começar a fazer algo que gostam. Abrir um negócio que tenha a ver com suas habilidades e que você realmente se veja fazendo, é muito importante, afinal, trabalhamos com mais afinco pelas coisas que acreditamos.
No entanto, é fundamental que seu negócio também seja atrativo e resolva os problemas do cliente, visto que é ele que garantirá seu sucesso. Assim, pesquisar bem o mercado e entender se seu sonho é viável, assegura a construção de seu espaço como empresa.
2) Trabalhe um diferencial para a sua empresa
Certo, sua ideia é seu sonho e o que você acredita. Mas o que ela oferece de diferente de outras empresas do mesmo segmento?
Pensar nesse detalhe é fundamental, pois é isso o que chamará a atenção dos clientes e os fará escolher sua empresa entre várias outras.
O termo Unique Selling Proposition (USP), traduzido como proposição de venda única, é um conceito consagrado e um grande desafio para as empresas. Afinal, criar um diferencial em um mercado concorrido não é tarefa das mais fáceis, no entanto, os resultados valem esse esforço.
Logo, para ajudar a descobrir em como se diferenciar, pense em fazer uma pesquisa junto aos clientes potenciais, para descobrir o que eles desejam e valorizam neste serviço/produto, assim você poderá descobrir onde posicionar o seu negócio.
3) Tenha um plano financeiro
Ter um bom plano financeiro é essencial, visto que esse é um dos principais motivos para o fracasso de pequenas empresas iniciantes. Assim, antes mesmo de abrir o seu negócio, pesquise e levante todos os custos envolvidos na implantação. Outra dica é conversar com pessoas que possuam negócios similares, para se ter uma ideia de valores.
Ao fazer o plano financeiro, considere todos os custos: aluguel de um imovel, custos fixos (aluguel, iptu, condomínio, água, luz, salários de funcionários, impostos, etc), os custos para abrir uma empresa e os investimentos com mobiliário e maquinário, como também as despesas que vão ocorrer após o negócio estar aberto. Em outras palavras, seja o mais pé no chão possível.
Após fazer este levantamento, comece a se preparar financeiramente, criando um caixa e conversando com um especialistas para se certificar de que essa parte não será o motivo para seu sonho não sair do papel.
4) Busque se desenvolver pessoalmente
O desenvolvimento pessoal é muito importante, já que muitos empreendedores não conseguem seguir com seus negócios por insegurança ou por acharem que já sabem demais, e não buscarem aprender e entender mais de si mesmo.
Nesse sentido, vale a pena buscar cursos e profissionais que ajudem você a se conhecer, entender os seus pontos fracos e fortes, e como eles podem lhe ajudar ou não no desenvolvimento do seu negócio. O autoconhecimento é fundamental para esta nova fase da sua vida.
5) Busque apoio e conhecimento
A última dica é buscar conhecimento sobre seu negócio, compreender bem o nicho, aprender tudo o que puder sobre empreendedorismo… E para isso, encontrar ajuda especializada é muito importante.
O Plano B é um programa que envolve coaching e mentoria de negócios que ajuda você a tirar seus planos do papel, aliando o autoconhecimento com questões práticas de seu empreendimento — tudo o que o empreendedor precisa para se dar bem em seu negócio. Quer saber mais sobre o Programa Plano B? Clique aqui e conheça!