Desenvolvimento de carreira: como a empresa pode ajudar o colaborador?

6 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

Na lista de prioridades de sua organização, que lugar é dedicado ao entendimento das ambições profissionais e desenvolvimento de carreira dos colaboradores? Estudos sugerem que esse é um tema importante, pois 41% dos millennials consideram o crescimento pessoal e profissional importante para se sentirem comprometidos com a empresa.

Felizmente, muitas organizações têm entendido as vantagens de apoiar o desenvolvimento profissional de seus funcionários. Vantagens que vão desde uma maior retenção de talentos até uma facilitação substancial no planejamento da sucessão e, também, mais facilidade para atrair novos e melhores talentos.

Considerando esse fatos, o que a empresa pode fazer para ajudar no alcance das aspirações profissionais dos colaboradores? Veja algumas dicas!

Dê autonomia aos seus colaboradores

Muitas vezes, dentro das empresas, o que impede o crescimento profissional das pessoas é a limitação a tarefas específicas dentro de sua função. O colaborador apenas cumpre o seu dever, faz o que lhe é delegado sem questionar, mesmo que tenha ideias que possam melhorar o processo e não as expõe por achar que não é sua responsabilidade ou por medo de não ser ouvido.

Quando a empresa incentiva o trabalhador a ser mais ativo e dá a ele autonomia para resolver suas demandas de trabalho, usando suas ideias e colaborando para aprimorar os resultados do seu trabalho, os benefícios são muitos para ambos os lados.

O profissional tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades e descobrir quais os caminhos quer seguir na sua carreira. A empresa, por sua vez, se beneficia com os esforços e conhecimentos empregados pelo colaborador, que se sente motivado por poder participar mais nas decisões e processos de trabalho.

Ofereça treinamentos e cursos

A falta de um orçamento dedicado ao treinamento pode ser uma das principais barreiras para as pessoas que querem desenvolver suas habilidades e crescer. Mas oferecer oportunidades de desenvolvimento não significa, necessariamente, inscrever pessoas em cursos longos e caros.

As empresas precisam buscar formas mais criativas para ajudar seus funcionários a desenvolverem as habilidades que mais lhes interessam. Programas de tutorias guiados por líderes da própria organização, coach de carreira e workshops, por exemplo, são iniciativas de baixo custo e muito eficientes para que os funcionários se sintam motivados e desenvolvam seu potencial.

O setor de recursos humanos tem um papel primordial nesses processos de treinamento, mas é importante trabalhar em conjunto com todos os departamentos, principalmente o de marketing, para juntos encontrarem as soluções mais inovadoras e ideais de modo a fazer com que as equipes de trabalho e seus líderes se integrem e compartilhem conhecimentos ajudando a expandir os horizontes profissionais uns dos outros.

Promova networking de profissionais da área

Desenvolvimento de carreira

Hoje em dia o networking tem sido amplamente praticado por profissionais que querem crescer em suas carreiras. Conectar-se com pessoas que têm interesses profissionais em comum com os seus, além de ser muito prazeroso, traz a oportunidade de adquirir mais conhecimento e experiência profissional.

A empresa pode ajudar seus colaboradores nessa empreitada, criando eventos voltados para áreas específicas em que os profissionais possam se encontrar, assistir a palestras e trocar experiências. Outra iniciativa positiva é criar grupos de networking online para o compartilhamento de materiais, dicas de livros, histórias e experiências dos profissionais.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Ajude na identificação e desenvolvimento de habilidades

Outra medida importante é ajudar os colaboradores a se conhecerem melhor, entendendo qual é o seu perfil comportamental e quais as habilidades eles aproveitarão melhor e trarão mais resultados e satisfação em suas carreiras.

A partir daí, pode-se criar programas que ajudem os profissionais a desenvolverem essas habilidades e alcançarem um potencial que os permita crescer profissionalmente, de acordo com suas aspirações e talentos.

Um programa de treinamento de liderança também é uma iniciativa interessante para preparar os funcionários para se tornarem gerentes e líderes de equipe na organização. Isso pode reduzir a necessidade de recrutamento externo e permitir que os funcionários cresçam com a empresa.

Aposte no recrutamento interno

Ao liberar uma posição na empresa, antes de publicar um anúncio, certifique-se de torná-lo público entre os funcionários. Dessa forma, você descobrirá se existem talentos dentro da equipe com as habilidades para concorrer ao cargo.

As pessoas perceberão, assim, a possibilidade de abrir caminhos de crescimento. Melhor ainda, você deve conhecer as habilidades de seus funcionários e encorajar as pessoas mais preparadas a se candidatarem para o cargo vago.

Claro que também é importante trazer profissionais de fora, mas o recrutamento interno, além de motivar os colaboradores, pode representar uma grande economia de tempo e dinheiro em processos seletivos e rampagem de novos colaboradores, uma vez que já estão bem adaptados aos princípios e objetivos da organização.

Incentive a busca por inovação

A necessidade de encontrar e criar soluções inovadoras é cada dia mais crescente nas organizações. Sendo assim, isso se tornou uma habilidade essencial para os profissionais de todas as áreas.

Abordagens de criação que incentivam o trabalho colaborativo e criativo, como o Design Thinking, são muito eficientes para despertar nos profissionais o potencial inovador e, além de cooperarem para o crescimento individual, representam uma oportunidade para que a empresa inove e se destaque cada vez mais no mercado.

É importante ressaltar que a gestão de carreira é de responsabilidade do profissional e não da empresa. O que se pretende com essas medidas é ajudar os colaboradores, fornecendo caminhos e ferramentas para que eles cresçam e desenvolvam suas habilidades, mas cada um deve analisar e encontrar seu foco para desenvolver sua carreira.

Potencializar as oportunidades de desenvolvimento profissional impede que os colaboradores comecem a procurar oportunidades fora da empresa, buscando encontrar formas de crescimento na carreira por não as encontrar em seu trabalho atual.

Trata-se de uma ótima maneira de fazê-los entender que o trabalho que fazem é reconhecido pela organização e que o compromisso será recompensado com novos papéis e responsabilidades. Isso também significa mostrar a eles que a empresa confia em suas habilidades.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e conheça também um conjunto de soluções inovadoras em treinamentos, coaching, gestão de desempenho e muito mais para ajudar no desenvolvimento de carreira dos colaboradores da sua empresa. Entre em contato conosco!

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!