Quais atitudes adotar para se tornar um ótimo líder.

7 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Para que o trabalho em equipe seja conquistado, é necessário contar com a eficácia do líder. É função dele motivar e estimular o grupo para agir em direção a objetivos comuns. Além disso, existem outros fatores importantes que só são alcançados a partir de um desenvolvimento de liderança certeiro.

Um bom líder é um profissional que reúne diversas competências e habilidades, que entende os resultados organizacionais como uma construção coletiva e que sabe como alinhar as expectativas do negócio com as da sua equipe. No entanto, para chegar a esse nível de maturidade, é indispensável investir em um bom desenvolvimento de liderança.

Continue conosco e entenda a importância da figura do líder para a equipe, quais são as características desse profissional e que atitudes tomar para construir uma boa liderança. Boa leitura!

A importância da figura da liderança para a equipe

desenvolvimento de lderança

O líder é, sobretudo, aquele profissional que transmite à equipe um sentimento de segurança e confiança, seja pelo seu conhecimento, experiência ou trato com as pessoas. Em geral, uma liderança surge de pessoas com quem os outros consigam se identificar, em quem têm uma referência e até se inspiram.

Algumas vezes, é possível que um profissional assuma a posição de liderança em função de um cargo de autoridade. O problema, é que isso pode gerar algumas dificuldades. Se a equipe vê no líder uma figura autoritária, inacessível e alguém que está ali para punir caso cometam algum erro, se sentirá ameaçada em vez de motivada.

Para evitar esse tipo de abordagem, é preciso, justamente, assumir a posição contrária. Sabemos que o tempo de um líder é algo bastante precioso. No entanto, é importante dedicá-lo às pessoas e ao seu crescimento. Se você reconhece a necessidade de orientação e apoio ao seu funcionário, atender a isso é uma forma de dar valor ao esforço e de estimular o seu desenvolvimento — o que, futuramente, pode significar mais autonomia e autoconfiança da equipe.

Por isso, é importante que o líder esteja atento aos avanços do time. Ele é quem deve reconhecê-los, designando outras funções ou responsabilidades. Delegar as obrigações é uma forma de demonstrar confiança na equipe e, claro, de desafogar a agenda, dando espaço para o que realmente precisa ser feito: atender a sua equipe.

Um líder memorável é aquele que está presente, conhece os objetivos da empresa como a palma da sua mão e é capaz de perceber rapidamente as tensões e dificuldades da equipe. A partir disso, sem precisar armar grandes eventos, esse profissional deve intervir pontualmente naquilo que seu grupo precisa, solucionando problemas e aliviando o clima organizacional.

As características de um bom líder

Você já viu o quanto a participação ativa de uma figura positiva do líder é importante para a equipe. Agora, confira as características de um bom líder.

Proatividade

Um bom líder deve ser aquele profissional disposto a fazer o que ninguém faz, seja implementar aquela mudança, iniciar um novo projeto, adotar uma nova metodologia ou simplesmente incentivar a equipe a dobrar as metas e ajudá-la a executar. Além disso, não é preciso esperar que grandes problemas aconteçam para solucioná-los. O profissional que acompanha o seu time diariamente e está presente na resolução de pequenas falhas, consegue evitar situações muito maiores no futuro.

Capacidade de adaptação

Planejamentos são ótimos, mas a probabilidade de que a realidade não aconteça de acordo com eles é enorme. Nesses casos, é essencial contar com uma liderança flexível, que abrace as mudanças e tire o máximo de proveito do novo cenário. Líderes adaptáveis trabalham com certa facilidade com equipes diversificadas, culturas diferentes e até consegue considerar várias opiniões e ideias.

Respeito da equipe

Você percebe um bom líder pelo respeito que ele conquista da sua equipe. Com o máximo de transparência e consideração ao time, esses profissionais dão espaço para que a equipe tenha a sua própria voz e identidade e, em vez de limitá-la, trabalha com o seu potencial. Dessa forma, boas lideranças constroem legados durante sua carreira, inspirando pessoas e fazendo com que elas cresçam juntas, de modo colaborativo.

As atitudes para um desenvolvimento de liderança certeiro

Desenvolver uma liderança eficaz depende de algumas atitudes que devem ser construídas ao longo do tempo. Entenda quais delas podem levar você a ser um líder melhor.

Conheça os potenciais e a fraquezas da equipe

A melhor forma de liderar um grupo de pessoas é conhecendo suas principais forças e fraquezas.

  • No que o time é realmente bom?
  • Quais são as suas maiores dificuldades?
  • Quais são os perfis profissionais presentes na equipe?

Essa análise ajuda a entender quais atitudes ou competências estão faltando para que o grupo atinja determinados resultados. Assim, fica mais fácil realizar novas contratações ou decidir que tipo de treinamento cada colaborador precisa, por exemplo.

Corrija disfunções sem desmotivar o time

Toda equipe tem as suas falhas. No entanto, isso não precisa ser uma desculpa para desmotivar as pessoas. Um feedback negativo pode ser uma ótima oportunidade para fomentar ainda mais a solução de um gargalo. Um líder preocupado com o time, estará presente no seu crescimento, acompanhando o dia a dia de trabalho, dando dicas e estando disponível para tirar dúvidas, sem comprometer a autonomia individual.

Mantenha uma comunicação assertiva

Construir uma comunicação clara, objetiva e precisa é essencial. Para isso, é indispensável que o líder tenha uma escuta ativa e consiga se manter empático. Para que os colaboradores assimilem a mensagem, é preciso ser transparente com as expectativas da empresa e aberto a sugestões. Assim, você encoraja a participação de todos, considera suas opiniões e toma decisões mais ponderadas.

Pratique e estimule a resiliência

A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo. Por isso, se você não quer uma equipe que joga tudo para o alto e desiste na primeira dificuldade, é preciso se mostrar resiliente. Essa é a capacidade de lidar com aquilo que não era esperado e tirar o melhor proveito da situação. Se a empresa levou um prejuízo, se está enfrentando uma crise ou se terá que passar por alguma mudança, é importante que todos entendam a relevância de uma adaptação tranquila, com aprendizados e colaboração.

Respeite as pessoas

Um bom relacionamento é pautado no respeito. Por mais que você ocupe uma posição de liderança, cada pessoa da sua equipe é dotada de uma série de experiências, conhecimentos e talentos.

Demonstrar reconhecimento pelo valor dessas vivências é saber ouvir as sugestões, filtrar o que for útil, identificar eventuais pontos de melhoria e propor o desenvolvimento de aspectos específicos, se necessário. Tudo isso pode ser feito de forma cordial, sem menosprezar o esforço individual.

Com essas dicas, é possível desenvolver um excelente perfil de liderança. É fundamental treinar algumas competências, mas a aplicação desses conhecimentos no dia a dia fará toda a diferença. Um líder é, sobretudo, um parceiro da sua equipe, está ali porque tem habilidades importantes para ajudar, conciliar e orientar as pessoas.

Se você quer garantir um desenvolvimento de liderança certeiro e saber mais informações sobre esse processo, entre em contato conosco. Nós ajudaremos você.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!