Saiba de uma vez por todas como aplicar o E-NPS na sua empresa

3 minutos para ler

A sua empresa utiliza o E-NPS para medir o nível de satisfação dos colaboradores? A aplicação dessa ferramenta é fundamental para entender quais são os pontos positivos e negativos da gestão de pessoas e atuar de forma mais incisiva na atração e retenção de talentos.

Se você quer saber como usar essa metodologia na sua organização, confira este artigo! Nele, vamos explicar o que é o E-NPS, por que utilizá-lo e daremos algumas dicas muito importantes para que ele gere os resultados esperados. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

O que é o E-NPS e qual a diferença para o NPS?

O E-NPS (Employee Net Promoter Score) é uma metodologia que avalia a satisfação dos colaboradores com a empresa. Ela se baseia nas possibilidades apontadas por cada um deles de indicarem a empresa, seus líderes ou os produtos e serviços do negócio a amigos e parentes.

O NPS (Net Promoter Score) é a técnica que deu origem ao E-NPS, com a diferença que o foco dele é mais voltado para a satisfação dos clientes, e não dos funcionários.

Vale ressaltar que o E-NPS não é uma pesquisa de clima. Nele, o intuito é identificar como está a satisfação dos colaboradores, enquanto na pesquisa de clima são avaliados pontos específicos a serem trabalhados, inclusive na relação entre colegas.

Como é um questionário de E-NPS?

e-npes como aplicar na sua empresa

treinamento ser líder - treinamento de liderançaPowered by Rock Convert

O questionário E-NPS é composto de 1 a 3 perguntas para as quais os colaboradores devem atribuir uma nota e complementar com uma justificativa. São elas:

  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?
  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso líder de equipe para um amigo ou familiar trabalhar?
  • Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de que você recomendar nossos produtos ou serviços a um amigo ou familiar?

Como é o cálculo e a avaliação dos resultados?

Os resultados obtidos nas respostas apresentam 3 tipos de colaboradores:

  • detratores: que atribuem notas de 0 a 6;
  • neutros: que atribuem notas 7 e 8;
  • promotores: que atribuem notas 9 e 10.

O cálculo no E-NPS se dá pela subtração do percentual de promotores pelo percentual de detratores, gerando um índice que varia entre -100 e 100, divididos em 4 zonas:

  • zona crítica: valores menores que 0;
  • zona de aperfeiçoamento: 0 a 50;
  • zona de qualidade: 50 a 70;
  • zona de perfeição: 70 a 100.

Com base nos resultados, a empresa pode definir qual dos 3 pontos precisa de uma intervenção mais urgente e quais serão as providências para melhorar os índices, que podem envolver treinamentos, remanejamento de pessoal e melhoria de processos operacionais, entre outros.

Enfim, o E-NPS é uma ferramenta excelente para entender melhor como anda a percepção dos colaboradores em relação à empresa como um todo. Como resultado, o setor de RH conta com uma importante fonte de orientação para as decisões futuras e contribui de forma estratégica para o crescimento do negócio

Se você gostou deste conteúdo, continue lendo e saiba também como conduzir a sua carreira e dar o próximo passo na sua vida profissional!

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!