Entenda agora mesmo como conduzir sua carreira

plano de carreira - confira as etapas
4 minutos para ler

Um plano de carreira nada mais é do que um conjunto de metas e etapas que levam o profissional à ascensão no mercado de trabalho. Ou seja, se trata de um direcionamento para atingir determinadas posições seja dentro de uma empresa ou no mercado em geral.

A elaboração e execução do plano exige paciência, persistência e disciplina, já que estamos falando de um processo gradativo e que envolve diversos obstáculos.

Do ponto de vista profissional, aqueles que se preocupam em construir um plano de crescimento em suas carreiras levam vantagem perante outros profissionais diante de novas oportunidades de trabalho.

Sendo assim, continue acompanhando este post e aprenda como traçar um plano para crescer profissionalmente e alcançar o sucesso esperado. Confira!

Fazer um planejamento

Antes de tudo, você precisa fazer uma avaliação pessoal. Reflita sobre seu momento atual e defina com clareza onde você se encontra profissionalmente e aonde deseja chegar. Analise seus pontos fortes, os pontos a desenvolver e o que deve fazer para melhorá-los de modo a atingir suas metas.

Por falar em metas, estabeleça seus objetivos; o que pretende conquistar em 01, 05 e 10 anos de carreira e quais ferramentas utilizará para isso. Faça uma lista com todas as competências que já possui e identifique as especializações que faltam.

Um novo emprego, uma grande promoção ou o início de um negócio próprio são exemplos de objetivos realistas e praticáveis com um bom planejamento.

Criar um mapeamento efetivo

Para um montar um plano de carreira eficiente, também é necessário fazer um mapeamento do mercado de trabalho, bem como do ambiente empresarial no qual você está inserido. Analise os segmentos, os cargos e funções que tem interesse dentro da companhia em que trabalha. Veja quais são as oportunidades existentes e pondere os riscos envolvidos em cada uma.

Feito isso, selecione uma trajetória que lhe satisfaça e estabeleça prazos realistas para cada etapa. Faça um cruzamento de todas as informações levantadas até então e determine as estratégias que lhe ajudarão a atingir esses objetivos. Vale destacar que todo o plano deve ser revisado frequentemente, assim, poderá identificar o que já foi realizado, o que lhe falta conquistar e o que precisa ser ajustado.

Elaborar estratégias

Como dissemos anteriormente, você precisa identificar o que deve fazer para concluir cada etapa em seu plano. O que precisa fazer hoje para ficar mais próximo do objetivo de amanhã? Aposte, por exemplo, em capacitação. Procure saber se aquele novo cargo que deseja exige uma formação mais específica e trabalhe para cumprir com esses requisitos.

Se inspirar em casos de sucesso

Outro ponto que pode lhe ajudar bastante é se espelhar em profissionais de referência em seu ramo de atuação ou que ocupam posições que você almeja. Aprenda com o relato deles, inspire-se em suas trajetórias e conquistas. Utilize essas personalidades como um estímulo para continuar em sua jornada de crescimento e sucesso.

Se puder conversar pessoalmente com algum deles, melhor ainda. O contato direto com profissionais de destaque é um excelente incentivo. Pergunte-lhe quais são os desafios da função, como se preparou para chegar onde está e quais conselhos pode passar. Assim, você constrói um networking sólido, mantendo as conexões antigas e fomentando as novas.

Depois de ler tudo isso, deve estar se perguntando se realmente vale a pena fazer um plano de carreira e ter todo esse “trabalho”. Bom, a verdade é que hoje as necessidades do mercado de trabalho exigem que você seja mais ativo e tome as rédeas de sua vida. Então, determine o que pretende alcançar com seu plano e mãos à obra.

Gostou deste artigo? Nos siga no Facebook, no Youtube e no Linkedin para não perder as nossas dicas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Open chatAbrir no Wh
Precisa de ajuda?
Entre em contato para orçamentos, dúvidas e informações.