Quais as consequências de ter funcionários desmotivados na empresa?

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Ter um funcionário desmotivado é fator de preocupação para todo líder, afinal, isso tem impacto no andamento das tarefas e no desempenho da equipe. E a situação não é exclusividade de uma ou outra empresa — a insatisfação no trabalho é um problema em diversas companhias.

Sendo assim, é preciso dar atenção a essa questão antes que ela se torne um problema ainda maior, já que pode gerar uma série de consequências para a empresa. No texto a seguir, vamos falar mais sobre o assunto e mostrar dicas para aplicar no negócio. Continue a leitura e veja como lidar com funcionários desmotivados.

Quais são os principais motivos para a falta de motivação no trabalho?

Uma das principais razões para que essa situação aconteça é a falta de valorização da equipe. Além de um bom salário, a maioria dos profissionais deseja reconhecimento por sua atuação, o que pode ser feito com programas de premiações e elogios, por exemplo.

Outro fator que resulta em funcionários desmotivados é o clima organizacional. Ambientes negativos, com fofocas, pressão excessiva, comunicação ineficiente, falta de alinhamento, entre outros itens, prejudicam o bem-estar e a satisfação dos contratados.

A liderança também tem papel essencial e precisa atuar para oferecer suporte aos colaboradores, engajá-los e estabelecer um ambiente saudável. Por isso, é importante contar com líderes experientes e atualizados.

Como um funcionário desmotivado afeta a empresa?

funcionário desmotivado

Muitas organizações sofrem com a falta de motivação e engajamento da equipe. Dados do relatório State of the Global Workplace, realizado pela empresa Gallup, mostram que 70% dos profissionais ao redor do mundo não estão envolvidos com o trabalho. A situação pode gerar uma série de consequências e ter impacto direto nos resultados. Veja!

Queda na produtividade

Uma das principais complicações em ter funcionário desmotivado é a queda na produtividade. A pessoa demonstra pouco interesse pelos objetivos da companhia e não realiza as suas atividades dentro do esperado, o que pode afetar o desempenho de toda a equipe.

Absenteísmo

A falta de disposição para a atividade tende a aumentar o número de faltas e atrasos sem justificativas. Além disso, pode afetar o bem-estar do trabalhador e gerar atrasos ou licenças por problemas de saúde. Essas ocorrências interferem no volume das atividades e no desempenho da equipe.

Rotatividade

A insatisfação com o trabalho costuma aumentar a rotatividade na organização, gerando custos com demissões, novas contratações e treinamentos. Outro ponto de atenção é que a alta rotatividade afeta e imagem da empresa e pode atrapalhar a atração de talentos.

Como resolver a situação?

Diversas ações ajudam a resolver o problema de funcionários desmotivados. Contudo, é preciso investigar as causas para adotar as estratégias mais adequadas. Veja alguns exemplos abaixo.

Melhore a qualidade de vida na empresa

Melhorar o ambiente e a qualidade de vida serão positivos para a motivação dos trabalhadores. Horários flexíveis; eventos internos, voltados para o bem-estar e a socialização da equipe; ações de comunicação e campanhas de saúde são algumas sugestões para isso.

Invista em treinamentos

Os treinamentos são significativos para aumentar o desempenho e a motivação do time. Isso demonstra que a empresa se preocupa e investe no desenvolvimento deles, resultando em colaboradores mais qualificados e satisfeitos.

Além da capacitação para o público interno, você pode investir em treinamentos para a liderança. Dessa forma, esse profissional conseguirá ampliar as suas competências e ter uma atuação mais eficiente para dar feedback, delegar tarefas, motivar a equipe, lidar com conflitos etc.

Valorize os colaboradores

Estratégias que melhoram a autoestima, tais como plano de carreira, premiações e política de benefícios, são positivas para a motivação dos colaboradores e podem trazer bons resultados para o negócio. Sendo assim, analise o perfil da empresa e da equipe para identificar as estratégias mais adequadas para isso.

Essas são as principais dicas para lidar com funcionário desmotivado. Lembre-se que é fundamental analisar as causas dessa situação para traçar ações mais direcionadas e resolvê-las de forma eficiente.

Quer se aprofundar no assunto? Então, veja mais dicas para melhorar a satisfação do público interno!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!