Gamificação no RH: 5 dicas certeiras para aplicar no setor

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Nosso dia a dia é cada vez mais corrido e o número de tarefas que disputam nossa atenção é muito alto.

Nesse contexto, tornar seus processos mais atraentes passa a ser importantíssimo para as organizações. A gamificação no RH estimula o engajamento da equipe, que se sente mais motivada a encarar os desafios rotineiros da empresa.

Gamificar é utilizar técnicas de jogos em processos e atividades como: acompanhamento de metas, treinamentos e processos seletivos, entre outros. Já nos deparamos com essa metodologia no nosso dia a dia quando avaliamos, com estrelas, os lugares que frequentamos, por exemplo.

Os Games são uma ferramenta muito interessante de desenvolvimento e contribuem na evolução de competências, pois estimulam o alto engajamento dos jogadores na busca por resultados.

Neste artigo, vamos apresentar a você algumas dicas eficazes para ajudar a gamificar os processos de gestão de recursos humanos da sua empresa. Vamos lá!

1. Defina o objetivo da gamificação no RH

gamificaçãon no rh

Todo jogo tem um objetivo e com a gamificação na empresa não é diferente. Cada desafio lançado precisa ter fins bem definidos, que possam sem analisados e mensurados, para que se possa avaliar a eficácia do processo. As tarefas propostas não precisam, necessariamente, ser realizadas on-line, mas é importante que o andamento do processo possa ser acompanhado por cada participante de forma otimizada.

2. Apresente as recompensas pela participação

Se você costuma fazer avaliações de locais no Google, já percebeu que há um ranking dos maiores colaboradores e você vai subindo de nível a cada contribuição, além de receber e-mails de parabenização e agradecimento, mostrando como suas contribuições ajudam outros usuários do sistema.

É uma forma de estimular a participação, e na empresa você pode ir além, oferecendo dia de folga, bônus, viagens, brindes etc. Afinal, o que nos estimula a jogar um videogame até o fim, por exemplo, é a recompensa, a satisfação da vitória!

3. Estimule a colaboração e a competição saudável

Sabemos que a colaboração é muito importante entre equipes e ela deve ser estimulada, mostrando que juntos é sempre mais fácil alcançar os objetivos. No entanto, uma dose de competição entre as equipes, desde que não seja grande o suficiente para gerar atritos, também é uma forma de conseguir mais empenho dos participantes. Ranquear é uma boa forma de estimular a competição saudável, fazendo com que todos se sintam impulsionados a realizar suas tarefas para chegar ao topo.

4. Deixe o processo divertido

Jogar também é se divertir. Qualquer projeto de gamificação deve ser divertido para os participantes. Essa é uma das características essenciais desta metodologia. Se gostamos de algo, nos divertimos e não nos cansamos de fazê-lo, somos capazes de dedicar muito tempo porque gera satisfação.

Se pelo contrário, aplicamos gamificação dentro da empresa, mas não conseguimos tornar o processo divertido, a experiência não estará completa. Pode até ser positiva, mas os resultados não serão tão bons quanto os que poderiam ser alcançados com um pouco de diversão.

5. Valorize as conquistas

Ao finalizar um processo gamificado, apresente de forma clara as vitórias alcanças individualmente e pela equipe, faça os devidos reconhecimentos, mostrando que a participação de cada um agregou grande valor para a organização.

A gamificação no RH gera um maior movimento da equipe em torno dos processos que utiliza. No entanto, para que seja um benefício efetivo, os resultados obtidos em cada desafio devem ser divulgados aos colaboradores a fim de engaja-los ainda mais, mostrado como a participação é importante para melhorar os processos e a qualidade de vida no trabalho.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar um comentário comentário contando pra gente qual a sua experiência com a gamificação? Aproveite para tirar as suas dúvidas! Ficaremos felizes com a sua participação.

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