Geração Z no mercado de trabalho: como engajar e reter?
Em meio ao avanço da tecnologia e a globalização no século XXI, nos deparamos com uma sociedade dividida em gerações. Entre elas a mais recente, millenial, ou melhor, a geração Z: pessoas que nasceram na era da informação, que ultrapassam fronteiras e não conheceram o mundo anterior à era digital.
Assim, esses jovens, ao procurar o primeiro emprego, criam expectativas de como será seu ambiente de trabalho, relacionando-o com a sua visão de mundo.
A seguir, vamos dar dicas sobre como contratar e reter a geração Z no mercado de trabalho. Acompanhe!
Dê a eles a oportunidade de fazer parte se algo grande
A geração Z no mercado de trabalho é sinônima de pessoas dispostas a deixar a sua marca no mundo. São profissionais que querem fazer parte de algo inovador, que traga mudança positivas, e preferem trabalhar com quem pensa como eles.
Eles querem estar em um ambiente no qual seu trabalho seja algo além do que, simplesmente, ganhar dinheiro. Estão com a cabeça repleta de ideias que poderiam ser direcionadas para novos programas de responsabilidade social, destacando sua organização no mercado.
Conecte o trabalho com o mundo deles
A internet vem se tornando cada vez mais um canal de comunicação global, além de uma grande ferramenta nos ambientes de trabalho, pois favorece a divulgação de informações, a comunicação entre equipes e a promoção dos serviços e produtos da empresa.
Para os jovens de hoje, viver longe da internet e das redes sociais é uma tarefa quase impossível, pois passam a maior parte do tempo, conectados a elas.
Portanto, é comum que o trabalho também seja desenvolvido em meio a interações digitais. Assim, você pode delegar a eles, tarefas mais produtivas e interativas, a fim de mantê-los em sua empresa. Afinal, estão sempre à procura de novas experiências.
Oriente-os, eles ouvirão!
Apesar dessa juventude estar sempre emparelhada com as informações e parecer sempre saber de tudo, eles não se gabam por isso. Ao contrário das outras gerações, eles estão sempre dispostos a saber mais, a aprender algo novo e a superar suas limitações para alcançar seus objetivos.
Assim, se o coaching for aplicado, provavelmente eles o aceitarão para seu maior desenvolvimento.
Diante disso, você não terá que se preocupar em trabalhar em um território estranho, pois a geração Z, com a orientação na medida certa, se tornará peça de fundamental importância para sua empresa e o mercado de trabalho.
Dê a eles mais versatilidade no ambiente de trabalho
Como já vimos, a internet tem sido cada vez mais indispensável, pois é uma ferramenta que possibilita maior flexibilidade em relação ao ambiente de trabalho de uma empresa e de seus empregados.
Por isso, se você é um empreendedor que tem a possibilidade de fornecer essa maleabilidade em sua empresa, dê a eles opções como trabalhar alguns dias em casa, e terá uma equipe mais funcional e satisfeita.
A geração Z, em sua maioria, prefere ter certo domínio sobre seu tempo, eles têm a capacidade de autogestão. Sem tanta pressão, serão mais produtivos e trarão resultados positivos para o seu negócio.
Destaque as possibilidades voltadas para uma carreira
Sabemos que a nova geração tem em suas mãos a possibilidade de se superar em suas metas. A tecnologia, por sua vez, lhes concedeu a facilidade de constantemente criar, personalizar e quebrar paradigmas. Mas, eles também querem ter experiências em sua própria escalada profissional para o sucesso.
Assim, se sua empresa se mostrar sempre disposta a ajudá-los a crescer, principalmente em áreas que para eles não aparentam ser tão importantes, você os terá por um período mais logo, além de mais engajados nos seus projetos.
Vimos que a geração Z, assim como as passadas, Y, X e Baby Boomers, tem sua própria personalidade e que, ao analisá-la e compreendê-la de perto, entendemos que ela está sempre disposta a aprender algo e a superar seus limites.
Com o estímulo certo, a entrada da geração Z no mercado de trabalho proporciona uma revolução muito positiva nas organizações.
Gostou do nosso conteúdo? Como sua empresa tem buscado se relacionar com os Millenials? Deixe seu recado nos comentários!