Geração Z no mercado de trabalho: como engajar e reter?

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Em meio ao avanço da tecnologia e a globalização no século XXI, nos deparamos com uma sociedade dividida em gerações. Entre elas a mais recente, millenial, ou melhor, a geração Z: pessoas que nasceram na era da informação, que ultrapassam fronteiras e não conheceram o mundo anterior à era digital.

Assim, esses jovens, ao procurar o primeiro emprego, criam expectativas de como será seu ambiente de trabalho, relacionando-o com a sua visão de mundo.

A seguir, vamos dar dicas sobre como contratar e reter a geração Z no mercado de trabalho. Acompanhe!

Dê a eles a oportunidade de fazer parte se algo grande

A geração Z no mercado de trabalho é sinônima de pessoas dispostas a deixar a sua marca no mundo. São profissionais que querem fazer parte de algo inovador, que traga mudança positivas, e preferem trabalhar com quem pensa como eles.

Eles querem estar em um ambiente no qual seu trabalho seja algo além do que, simplesmente, ganhar dinheiro. Estão com a cabeça repleta de ideias que poderiam ser direcionadas para novos programas de responsabilidade social, destacando sua organização no mercado.

Conecte o trabalho com o mundo deles

A internet vem se tornando cada vez mais um canal de comunicação global, além de uma grande ferramenta nos ambientes de trabalho, pois favorece a divulgação de informações, a comunicação entre equipes e a promoção dos serviços e produtos da empresa.

Para os jovens de hoje, viver longe da internet e das redes sociais é uma tarefa quase impossível, pois passam a maior parte do tempo, conectados a elas.

Portanto, é comum que o trabalho também seja desenvolvido em meio a interações digitais. Assim, você pode delegar a eles, tarefas mais produtivas e interativas, a fim de mantê-los em sua empresa. Afinal, estão sempre à procura de novas experiências.

Oriente-os, eles ouvirão!

Apesar dessa juventude estar sempre emparelhada com as informações e parecer sempre saber de tudo, eles não se gabam por isso. Ao contrário das outras gerações, eles estão sempre dispostos a saber mais, a aprender algo novo e a superar suas limitações para alcançar seus objetivos.

Assim, se o coaching for aplicado, provavelmente eles o aceitarão para seu maior desenvolvimento.

Diante disso, você não terá que se preocupar em trabalhar em um território estranho, pois a geração Z, com a orientação na medida certa, se tornará peça de fundamental importância para sua empresa e o mercado de trabalho.

Dê a eles mais versatilidade no ambiente de trabalho

geração z no mercado de trabalho

Como já vimos, a internet tem sido cada vez mais indispensável, pois é uma ferramenta que possibilita maior flexibilidade em relação ao ambiente de trabalho de uma empresa e de seus empregados.

Por isso, se você é um empreendedor que tem a possibilidade de fornecer essa maleabilidade em sua empresa, dê a eles opções como trabalhar alguns dias em casa, e terá uma equipe mais funcional e satisfeita.

A geração Z, em sua maioria, prefere ter certo domínio sobre seu tempo, eles têm a capacidade de autogestão. Sem tanta pressão, serão mais produtivos e trarão resultados positivos para o seu negócio.

Destaque as possibilidades voltadas para uma carreira

Sabemos que a nova geração tem em suas mãos a possibilidade de se superar em suas metas. A tecnologia, por sua vez, lhes concedeu a facilidade de constantemente criar, personalizar e quebrar paradigmas. Mas, eles também querem ter experiências em sua própria escalada profissional para o sucesso.

Assim, se sua empresa se mostrar sempre disposta a ajudá-los a crescer, principalmente em áreas que para eles não aparentam ser tão importantes, você os terá por um período mais logo, além de mais engajados nos seus projetos.

Vimos que a geração Z, assim como as passadas, Y, X e Baby Boomers, tem sua própria personalidade e que, ao analisá-la e compreendê-la de perto, entendemos que ela está sempre disposta a aprender algo e a superar seus limites.

Com o estímulo certo, a entrada da geração Z no mercado de trabalho proporciona uma revolução muito positiva nas organizações.

Gostou do nosso conteúdo? Como sua empresa tem buscado se relacionar com os Millenials? Deixe seu recado nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!