Como ter sucesso na gestão de conflitos nas empresas?
Os conflitos nascem a partir de opiniões divergentes e podem estar relacionados tanto ao perfil comportamental dos colaboradores quanto às diferentes expectativas. No entanto, se você pensa que a melhor maneira de resolver é evitá-los, está cometendo um grande erro.
A gestão de conflitos nas empresas é necessária para analisar pontos de vista diferentes e conduzir as discordâncias de uma maneira positiva. A divergência é um sinal de que algo merece a sua atenção, portanto, precisa ser encarada antes que se torne negativa e comprometa os resultados da equipe.
Neste artigo, listamos práticas de como ter sucesso na gestão de conflitos entre os colaboradores e transformar as oposições em oportunidades. Quer descobrir? Então, continue a leitura.
Ouça todos os envolvidos
As pessoas têm necessidades e percepções diferentes, por isso, é necessário ter escuta ativa para entender o que motivou o desentendimento entre os colaboradores. Permita que eles expressem o conflito do ponto de vista de cada um. Contudo, para funcionar, você deve permanecer neutro e fazer perguntas para entender os fatos, em vez de dar sua opinião sobre o assunto.
Desenvolva uma boa comunicação
A comunicação pode colaborar com a gestão de conflitos ou colocar em risco o ambiente nas empresas. Tudo depende do tom de voz e da escolha de palavras. Posições que ficam na defensiva ou que acusam o outro tendem a gerar reações negativas nas pessoas.
Uma comunicação é boa quando ela é transparente e direta, mas sem agir por impulso. As palavras e gestos precisam passar a mesma mensagem. Além disso, a linguagem deve ser compreensiva a todos, sempre transmitindo respeito e confiança.
Encontre pontos de vista em comum
Para se concentrar em uma solução, é preciso identificar pontos de vista comuns. Dessa forma, os colaboradores entenderão que algo precisa ser resolvido. Perceber como cada um trabalha e reconhecer hábitos e estilos diferentes são atitudes que permitem que eles aceitem as diferenças uns dos outros.
Lembra quando falamos no início deste artigo sobre transformar os conflitos em oportunidades? É aqui que isso acontece. Peça que eles assumam o outro lado da situação e pergunte como reagiriam. Buscar essas conexões vai estimular a empatia e permitir que reconheçam suas parcelas de responsabilidade.
Resolva a raiz dos problemas
Todo conflito tem uma origem e você não pode negligenciar isso. Então, descubra o real motivo da divergência para eliminar o problema. Nem sempre os fatos apontados são os causadores das divergências. Algumas causas podem ser:
- frustrações com líderes;
- insatisfação com o ambiente;
- falhas no fluxo de trabalho;
- interesses pessoais;
- competição excessiva.
Ter políticas coerentes de RH também pode colaborar com a resolução do conflito, porque definem medidas para prevenir os desentendimentos. Os valores da empresa e o exemplo da liderança são cruciais nesse momento.
Forneça feedback construtivo
O feedback construtivo acontece quando o líder transmite um retorno baseado no desenvolvimento profissional. Em vez de apontar os erros, a proposta é fornecer informações que ajudem o colaborador a lidar com os problemas.
Para conduzir a situação de maneira positiva, é preciso focar na performance do colaborador e explicar quais os impactos de tais situações nos resultados desse profissional. Além disso, o feedback precisa vir acompanhado de um plano de metas para lidar com os desafios.
Compreender os conflitos na equipe é um papel fundamental para todo líder de pessoas, porque as desavenças interferem nos resultados do negócio e podem comprometer o clima organizacional. Sendo assim, investir em gestão de conflitos nas empresas é uma prática essencial para eliminar o ambiente tóxico e manter a satisfação entre os colaboradores.
Como você pôde conferir, adotar as práticas certas pode impactar no desempenho da sua equipe. Então, aprenda também como reduzir o turnover e qual o seu impacto para a empresa.