Gestão de conflitos dentro da empresa: confira 3 dicas profissionais

gestão de conflitos dentro da empresa - dicas práticas
3 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Você sabe qual é a importância da gestão de conflitos nas empresas? As divergências entre pessoas de uma mesma equipe ou entre mais de um setor são comuns nas organizações. Elas podem ser causadas por mudanças no negócio, por momentos de escassez de recursos e, até mesmo, por questões pessoais entre os colaboradores.

São situações que podem gerar muitos problemas, tanto em relação ao clima quanto na qualidade das entregas e na produtividade dos profissionais. Por isso, os gestores precisam ter atenção para a dotação de estratégias efetivas que evitem o agravamento do problema.

Se você quer garantir uma gestão mais tranquila e uma boa convivência dos profissionais em sua empresa, confira as dicas que trouxemos neste artigo!

1. Faça dos conflitos algo positivo

gestão de conflitos dentro da empresa

Antes de tudo, é importante ressaltar que conflito é diferente de confronto. Não dá para afirmar que a gestão de conflitos nas empresas deve eliminar o surgimento de divergências internas para ser considerado eficiente. Na verdade, é muito mais vantajoso deixar que os conflitos surjam para transformá-los em algo positivo para o negócio.

Para isso, é fundamental preparar a equipe para lidar com diferentes situações de embate. Mantendo um bom relacionamento entre os colaboradores, fica mais fácil ouvir as partes envolvidas e absorver as boas ideias de cada uma. Muitas soluções e inovações podem surgir nesses momentos.

2. Mantenha uma comunicação aberta e receptiva

A comunicação eficiente é uma dica que complementa a anterior. A empresa deve trabalhar a comunicação não violenta como um de seus princípios, fazer com que ela seja praticada naturalmente no cotidiano dos profissionais.

Treinamento Ser Líder OnlinePowered by Rock Convert

A cultura de feedback também é bastante positiva nesse sentido pois ajuda as pessoas a serem mas receptivas às críticas e opiniões divergentes das suas.

Desenvolva a escuta ativa dos colaboradores, a começar pelas lideranças. Estimule o diálogo franco e aberto e não deixe que ações de discriminação ou abuso de autoridade sejam difundidas. Se preciso, substitua alguns membros das equipes para manter o clima mais saudável dentro da organização.

3. Invista em trabalhos de Team Building

O Team Building é uma ferramenta que traz excelentes resultados na gestão de conflitos nas empresas. Ele é composto por uma série de atividades que buscam promover a aproximação dos colaboradores, aumentando a sensação de pertencimento nas equipes e transformando colegas de trabalho em parceiros.

A empresa pode utilizar dinâmicas de grupo com diferentes temáticas. Um bom profissional de RH saberá identificar, junto com os líderes de cada time, quais são as competências que demandam uma atenção maior. A construção das atividades leva em consideração as características do grupo e a mensagem principal a ser absorvida.

Cada uma dessas dicas atua sobre um determinado ponto do problema. Elas podem ser utilizadas de forma complementar na gestão de conflitos nas empresas.

Vale ressaltar que o ideal é adotar diferentes estratégias para aumentar a eficiência das ações e obter melhores resultados. Então, comece implementando as mudanças sugeridas neste artigo e vá evoluindo ao longo do aprendizado. O seu negócio só tem a ganhar com isso!

Se você gostou dessas dicas sobre gestão de conflitos nas empresas e quer adotar práticas mais modernas e eficazes na empresa, veja neste outro post como aplicar a gamificação no RH!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!