O que é gestão de desempenho e qual a sua importância, afinal?
Você sabe o que é gestão de desempenho? É comum que esse termo seja confundido com a avaliação de desempenho. Ambas são ferramentas importantes dentro da gestão de pessoas e devem ser utilizadas pelos gestores com eficiência, para garantir a alta performance das equipes de trabalho.
No entanto, a gestão de desempenho é uma atividade bem mais ampla, da qual a avaliação é apenas uma das etapas. Ela leva em consideração que o desempenho dos colaboradores é estratégico para os resultados da empresa.
Neste artigo, vamos abordar o conceito de gestão de desempenho e explicar qual a sua importância dentro das organizações. Vamos entender como ela difere da avaliação de desempenho e como as duas se relacionam, além de mostrar as etapas para a elaboração de um modelo de gestão de desempenho eficaz. Acompanhe!
O que é gestão de desempenho?
Segundo o acadêmico da psicologia organizacional/industrial Herman Aguinis, a gestão de desempenho consiste em identificar, mensurar e desenvolver continuamente o desempenho dos colaboradores e equipes de trabalho, garantindo também o alinhamento desse desempenho aos objetivos estratégicos da organização.
A Gestão de Desempenho está vinculada principalmente ao desenvolvimento profissional dos colaboradores e direcionará práticas que auxiliarão na gestão de pessoas, como o estabelecimento de planos de carreira, política de cargos e salários, treinamentos e capacitações, que irão resultar em alta performance, trazendo resultados positivos para a organização.
Qual a importância da gestão de desempenho?
Para que uma organização alcance sucesso e um lugar diferenciado no mercado, precisa definir muito bem seus princípios, missão e metas, além de ter uma visão clara de onde deseja chegar. Assim, é possível traçar estrategicamente planos para alcançar seus objetivos.
É muito importante considerar que o alcance dos objetivos da empresa depende do desempenho de sua força de trabalho. O papel da gestão de desempenho é exatamente garantir que a organização alcance seus objetivos e até mesmo os supere. Com o acompanhamento constante do desempenho de cada trabalhador, sempre buscando melhorar sua performance e resolver os possíveis problemas de produtividade, as equipes de trabalho serão muito mais eficazes.
Uma boa gestão de desempenho ajuda a garantir o bom andamento da empresa, a satisfação do cliente e o desenvolvimento individual dos profissionais envolvidos em seus processos. A gestão de desempenho, portanto, é vital para a organização, na medida em que a competitividade da empresa no mercado está diretamente ligada ao desempenho de cada colaborador e, consequentemente, das equipes de trabalho.
Como montar um modelo de gestão de desempenho?
Para montar um modelo de gestão eficiente e eficaz, é muito importante ter atenção a todas as fases do processo. Seguir um planejamento bem estruturado é a chave para alcançar sucesso nas suas ações e melhorar continuamente o desempenho das suas equipes de trabalho.
Veja a seguir as etapas de um modelo de gestão de desempenho bem estruturado.
1. Construção
Para construir um Modelo de Gestão do Desempenho eficaz é preciso passar pela definição dos objetivos ou seja “Por que estamos fazendo um processo de Gestão do Desempenho?”. É preciso atentar para a definição das competências, do modelo de avaliação (360o, 180o ou 90o), das escalas de avaliação, da periodicidade da avaliação, do modelo de acompanhamento, plano de Desenvolvimento Individual ou Coletivo e o que fazer com os resultados da avaliação. Tendo o modelo de gestão definido, trabalha-se as Competência e Comportamentos.
2. Preparação
Logo após, é o momento de preparar os líderes e colaboradores para realizar a avaliação, dar e receber feedback e construir o CDI (compromisso de desenvolvimento individual), a fim de impulsionar o profissional a corrigir as suas falhas.
Quando falamos de preparação, significa colocar esses profissionais em uma sala e treiná-los. Não poderemos simplesmente mandar um e-mail para as pessoas e acreditar que elas estarão preparadas para realizar a avaliação.
3. Avaliação
Como parte essencial da gestão de desempenho, esse é o momento da avaliação dos colaboradores participantes do processo. Ela deve ser realizada seguindo metodologia previamente definida.
4. Análise de resultados
É o momento de verificar os resultados para, em conjunto com a empresa, apresentar um mapa da situação e definir planos de ação. O objetivo dessa etapa é analisar as respostas individuais e coletivas, além de discutir o quanto a avaliação está aderente às expectativas organizacionais.
5. Devolutiva (Feedback)
Essa é uma etapa muito importante para os avaliados e desafiadora para os líderes, pois vai exigir dos líderes um tempo de preparação para conversar com os seus funcionários, que muitas vezes estão esperando o ano inteiro para essa conversa. Por isso a importância do treinamento para os lideres sobre como dar feedback aos liderados e a metodologia de construção de CDI (Compromisso Desenvolvimento Individual).
6. Acompanhamento
Considerando que a gestão de desempenho é um processo contínuo, o propósito dessa etapa é acompanhar a evolução do avaliado a partir do que foi definido no seu compromisso de desenvolvimento individual (CDI). Assim podemos ajudar a aprimorar seus resultados e ter uma melhoria contínua no desempenho dos colaboradores.
Esse acompanhamento deve ser realizado entre o intervalo entre as avaliações, caso a avaliação seja anual, recomendamos que ocorram duas conversas entre líder e liderado nesse período.
Quais são os desafios da gestão de desempenho?
A gestão de desempenho é fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. Como qualquer outro processo de gestão, ela tem desafios que precisam ser superados pelos gestores responsáveis. Confira alguns deles abaixo e aproveite para se antecipar, deixando seu trabalho mais eficiente:
- certifique-se de que o modelo de gestão esteja alinhado à cultura e aos objetivos da empresa;
- mantenha uma regularidade de avaliações de acordo com o ritmo de mudanças conferidas ao negócio;
- dê feedbacks em tempo hábil para que mudanças sejam efetuadas e as falhas individuais não prejudiquem o desempenho da equipe;
- recompense seus colaboradores de forma personalizada, de acordo com as especificidades de cada um;
- identifique e mantenha a regularidade necessária de treinamentos e acompanhamento dos seus resultados;
- estabeleça metas palpáveis e mensuráveis, sempre alinhadas aos objetivos de longo prazo da organização.
Entender a essência e os caminhos da gestão de desempenho é fundamental para que ela traga bons resultados para a sua organização. É importante ter em mente que a performance do colaborador é vital para a organização e, assim, dar o devido valor a cada etapa e particularidade do processo.
Agora que você entende melhor o que é a gestão de desempenho e como aplicá-la na organização, que tal nos contar quais são suas dúvidas, desafios e experiências nessa área? Deixe seu comentário!