Por que sua empresa precisar entender a importância do treinamento?

7 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Para o bom funcionamento de uma empresa e das estratégias estabelecidas para o negócio, é essencial investir na preparação do seu pessoal. Com isso, garantir equipes mais entrosadas, eficazes e produtivas no dia a dia de trabalho. Nesse aspecto, a importância do treinamento empresarial é inegável. No entanto, esses benefícios nem sempre são conhecidos pelos gestores.

Para não deixar escapar a oportunidade de melhorar ainda mais a atuação da sua empresa, preparamos este post. Nele, você vai conferir a real importância do treinamento corporativo, como prepara-lo, quais são seus benefícios e o que você precisa saber para escolher a capacitação mais adequada à sua equipe! Ficou curioso? Então, fique conosco e boa leitura!

Qual é a importância do Treinamento para o desenvolvimento da empresa?

importancia do treinamento corporativo

O bom desempenho de um colaborador depende de uma série de fatores. Entre eles, o alinhamento com a cultura da empresa, a competência técnica e comportamental para exercer funções, o alcance dos resultados e muitos outros. Em qualquer um desses casos, a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é indispensável.

É por meio da área de T&D que a empresa consegue identificar e aperfeiçoar as habilidades já existentes nos seus profissionais e otimizar os talentos contratados. Desse modo, quanto mais bem treinada for uma equipe, melhor tende a ser o seu desempenho e os resultados obtidos, impactando diretamente na lucratividade do negócio.

Os treinamentos dispensam o aprendizado pelo método de erro e acerto. Em um mercado competitivo, essa é uma vantagem importante. Assim, o treinamento de colaboradores acaba encurtando caminhos e preparando as equipes para atuar de forma dinâmica, com competências que vão além da experiência.

O maior objetivo do treinamento é garantir as competências necessárias para a sustentação da estratégia corporativa. Afinal, não adianta estabelecer uma estratégia de diferenciação competitiva se a equipe não estiver preparada para executá-la.

Como preparar um treinamento corporativo?

É importante se manter atento a três etapas básicas para realizar um treinamento corporativo.

1. Diagnóstico

Entender a necessidade da empresa e do público do treinamento é o primeiro passo para preparar um processo coerente. Dessa forma, é importante definir:

  • o setor que receberá o treinamento;
  • as atividades de sua responsabilidade;
  • o perfil dos colaboradores;
  • as principais limitações e potencialidades do grupo;
  • os possíveis pontos de melhoria que o treinamento pode abordar.

A partir disso, basta descobrir exatamente o que precisa ser melhorado naquele setor ou grupo de pessoas. Para isso, vale investigar diversas fontes de informação, como os próprios funcionários, gestores e avaliações de desempenho, por exemplo. Com os “problemas” a serem solucionados em mãos, é possível estruturar o treinamento.

2. Construção do treinamento

Nessa etapa, é importante verificar qual é o maior gargalo da equipe: são os colaboradores ou a sua liderança? Falta de capacitação técnica ou limitações comportamentais? Podem ser resolvidos com treinamento ou é apenas uma insatisfação pessoal do colaborador?

Assim, pode-se definir um (ou alguns) objetivo(s) específico(s) para o treinamento, que deve estar voltado à solução do problema encontrado. Além disso, ele precisa ser detalhado, para que seja possível mensurar seus resultados. Por exemplo: aumentar a produtividade da equipe em 20% nos próximos 6 meses.

O passo seguinte é estabelecer o tema do treinamento e o assunto das aulas, direcionados para o objetivo específico estabelecido. Usando o exemplo anterior, poderia ser “Como aumentar a eficiência ao realizar a tarefa X”. Já as aulas poderiam estar divididas em “Métodos para executar a atividade X”, “Novas tecnologias envolvendo a atividade X”, “Erros comuns na realização da atividade X e como evitá-los”.

Por fim, é preciso selecionar dias, horários e local para realizar o treinamento, se é melhor realizá-lo online ou presencialmente, ministrado por colaboradores internos ou terceiros, durante ou fora do horário de trabalho etc. Os custos, técnicas, planos de aula e tempo total do treinamento também devem ser definidos nessa etapa.

3. Avaliação do treinamento

Depois de realizado o treinamento, é chegada a hora de avaliar se o investimento proporcionou um retorno positivo. Para isso, o objetivo definido será de suma importância, afinal, é ele que determinará se o alvo foi alcançado.

Nesse caso, a etapa de avaliação serve para identificar se o aprendizado foi eficaz e se foi capaz de transformar a realidade da equipe. Caso os resultados tenham sido positivos, a empresa terá ainda mais razões para tornar essa uma prática constante em suas estratégias.

Quais são os benefícios do treinamento corporativo?

importancia do treinamento corporativo

Elencamos as principais vantagens do treinamento corporativo para você conferir.

Aperfeiçoamento dos processos

Alguns processos e fluxos de trabalho são cumpridos de forma quase automática, especialmente aqueles que envolvem atividades repetitivas.

No entanto, com os treinamentos adequados, a equipe pode ampliar sua percepção, despertando para pequenas melhorias a serem implementadas. Assim, quanto mais apto o profissional, maiores as chances dele levar excelência às suas atividades e ajudar a desenvolver o setor.

Melhoria no clima organizacional

Um ambiente de trabalho agradável, com um clima amigável e entrosado não é tão simples de alcançar quanto parece. Por isso, treinar e desenvolver habilidades comportamentais dos colaboradores é essencial para melhorar suas relações interpessoais, a gestão das suas emoções e, por consequência, a sua convivência com a equipe. Isso tudo acaba afetando o clima organizacional.

Aumento no desempenho individual

Proporcionar aprendizados que permitam a melhor realização das tarefas faz com que os funcionários diminuam o tempo destinado para fazê-las e aperfeiçoem a qualidade de suas entregas. Com isso, eles se tornam mais funcionais e produtivos, organizando melhor seu tempo e tendo um aproveitamento bastante superior. Isso beneficia o colaborador, o setor e toda a empresa.

Evolução da retenção de talentos

A motivação e a satisfação com o trabalho estão muito relacionadas com a percepção que o profissional tem sobre a sua contribuição para a empresa. Isso significa que, se ele enxergar valor naquilo que entrega, a tendência é que se sinta importante naquela função. Com isso, aumentam o engajamento e o comprometimento do funcionário, contribuindo para a retenção dos talentos.

Melhora na qualidade dos serviços

Quanto mais técnicas e metodologias de estímulo à inovação forem abordados, maior a chance de melhorar os serviços e produtos oferecidos pela empresa. A combinação de elementos técnicos com aqueles comportamentais estimula o amadurecimento do profissional. O conjunto desses elementos é o que determina o verdadeiro diferencial competitivo da equipe, fazendo com que ela entregue serviços e produtos cada vez melhores, ideias cada vez mais inovadoras e disruptivas.

Como escolher o treinamento mais adequado?

Agora que você já consegue perceber a importância do treinamento, precisa descobrir como escolher qual é o melhor para a sua empresa. É interessante entender que treinamentos mal preparados podem causar efeitos bastante negativos na equipe. Por isso, é essencial saber onde e com quem buscar os recursos certos para promover capacitações transformadoras.

A escolha do treinamento ideal deve levar em conta alguns aspectos, como o perfil dos colaboradores, o tempo disponível e o orçamento da empresa. Além de outras variáveis que tornam a preparação mais ou menos flexível (as opções online ou presenciais).

Como você viu, existem algumas etapas importantes a serem consideradas para elaborar um bom treinamento. Por isso, é extremamente relevante contar com uma empresa especializada, com expertise na área, além de experiência e estrutura para alavancar equipes e resultados.

Tão decisivo quanto compreender a importância do treinamento, é escolher uma empresa que permita customizar a entrega de acordo com a necessidade do negócio, atendendo às demandas existentes. Pensando nisso, convidamos você para conhecer a InDeep e as nossas melhores soluções!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!