Já ouviu falar do inbound recruiting? Veja como ele ajuda o RH!

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O processo seletivo mudou e o RH das empresas precisa estar atento. Os profissionais estão mais informados acerca das organizações, seus benefícios e problemas e essas informações têm feito a diferença no momento da escolha da melhor proposta.

Nesse sentido, o inbound recruiting é uma ferramenta essencial para a atração e retenção dos melhores talentos. Se você ainda não conhece essa prática ou quer entender mais sobre ela, confira este artigo. Nele, você vai saber o que é o inbound recruiting e como aplicá-lo em sua empresa. Confira!

O que é o inbound recruiting?

Em uma tradução livre, inbound recruiting quer dizer “recrutamento por atração”. Em outras palavras, os profissionais são atraídos para a sua empresa antes mesmo da disponibilização das vagas. Essa forma de atuar já existe no marketing, no qual as marcas fornecem conteúdos relevantes que aproximam seus clientes do momento de compra.

No RH, a intenção é fazer com que as pessoas desejem trabalhar na sua empresa. Isso gera um diferencial muito importante para a organização, que consegue captar os melhores talentos do mercado e formar equipes mais eficientes e motivadas.

Como ele pode ser aplicado nas empresas?

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A aplicação do inbound recruiting envolve uma série de providências. A empresa precisa entender e apoiar as mudanças, que vão desde o processo de recrutamento até as ações de retenção de talentos. Veja os pontos mais relevantes a serem considerados.

Trabalhe o employer brand

O employer brand é a marca da empresa como uma boa empregadora. Isso quer dizer que o RH precisa desenvolver ações que mostrem para o mercado suas qualidades como um bom lugar para se trabalhar. Uma boa tática é oferecer um ambiente mais leve, benefícios mais atraentes e incentivar a promoção da empresa pelos colaboradores.

Utilize os princípios da atração no recrutamento

As pessoas são atraídas por aquilo que faça sentido e que lhes tragam alguma vantagem. No inbound recruiting, a empresa precisa oferecer algo que chame a atenção dos profissionais e agregue valor à sua marca. É possível atrair os talentos por meio de eventos, como meetups e treinamentos gratuitos ou mesmo pela disponibilização de conteúdo de qualidade, que os ajude a aprofundar seus conhecimentos.

Engaje e encante os colaboradores

O trabalho de atração não encerra com a contratação dos colaboradores. É fundamental mantê-los motivados e engajados com a empresa para que o processo seja efetivo. Afinal, são as pessoas que estão dentro da organização que formam a base de todas as ações de employer brand. São elas que atestam a credibilidade de tudo o que a empresa diz a respeito de si mesma ao mercado.

Como você pôde perceber, o inbound recruiting é muito mais que uma nova forma de fazer recrutamento e seleção. Ele deve ser encarado como uma ferramenta de gestão de pessoas em todas as atividades do RH, principalmente no que diz respeito à retenção dos melhores talentos identificados no processo de gestão de desempenho. Invista nesse modelo de atuação e transforme a sua empresa na mais desejada pelos profissionais do mercado!

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