Descubra 5 utilidades da Inteligência Artificial no RH

4 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

A tecnologia trouxe uma série de transformações no modo como as empresas realizam suas atividades. A Inteligência Artificial (IA) no RH é um desses recursos, que simula o raciocínio humano para analisar dados, em larga escala, aprimorando diversos processos relativos à gestão.

Os benefícios são inúmeros. Hoje, uma empresa consegue melhorar todo o ambiente de trabalho, aprimorar o People Analytics, otimizar o tempo e os fluxos de tarefas, além de dedicar mais tempo para a gestão estratégica de pessoas, humanizando e estreitando as relações com a equipe, apenas com o uso da Inteligência Artificial no RH.

Se você quer saber mais sobre algumas aplicações desse recurso valioso, fique conosco. Boa leitura!

1. Avaliação de candidatos

Cada pessoa carrega consigo traços únicos. Por isso, avaliar e conhecer um candidato antes mesmo de contratá-lo é um bônus importante para qualquer negócio. A Inteligência Artificial no RH consegue utilizar os dados para estabelecer traços de personalidade antes mesmo que o candidato faça sua primeira entrevista.

Quanto mais o processo avança, mais fácil ficam a coleta, a interpretação e o cruzamento de informações sobre um profissional — tudo isso a partir da aplicação de questionários, reconhecimento de expressões faciais, padrões de comportamento e atividades em mídias sociais. Isso é determinante para escolher o candidato que melhor se encaixa nas necessidades da empresa.

2. Estratégias internas

Como a Inteligência Artificial foca no tratamento estratégico de dados, isso acaba ajudando bastante a determinar as decisões mais acertadas para o negócio. Como resultado, a empresa se torna mais eficiente em escolhas como:

  • programas de treinamento e desenvolvimento;
  • preparação de lideranças e sucessões;
  • criação e fortalecimento da cultura organizacional;
  • identificação de gargalos nas equipes;
  • efetividade das contratações;
  • índices de turnover e absenteísmo e suas causas;
  • mensuração da produtividade e fatores interferentes.

3. Recrutamento e seleção

Enquanto uma pessoa consegue atender e processar as informações de um número limitado de participantes em um processo seletivo, a IA potencializa isso, realizando milhares de comparações simultâneas para indicar os candidatos mais alinhados à vaga. O que a sua empresa faria se pudesse abrir seu recrutamento para vários candidatos, talvez até dezenas de milhares de pessoas, e, mesmo assim, tivesse, ao final, apenas aqueles que mais se encaixam nas suas necessidades?

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Certamente, suas contratações seriam mais eficazes, sua empresa, mais eficiente, suas equipes, mais produtivas e motivadas. Tudo isso a partir de um software otimizado que, além de agilizar o processo, ainda garante a economia de tempo e dinheiro no decorrer das etapas.

4. Uso de algoritmos

inteligecia artificial no RH

O uso da internet gera verdadeiras toneladas de dados a todo segundo. A disponibilidade de informações pessoais, com dados que indicam suas preferências, comportamentos e interesses, ajuda a determinar os perfis individuais de cada usuário da rede. Tudo isso é tratado por algoritmos.

Esse mesmo recurso consegue utilizar os dados gerados internamente, na empresa, para identificar informações importantes como:

  • avaliações de desempenho;
  • pontos de melhoria individual e coletiva;
  • forças e fraquezas da equipe;
  • fatores motivacionais;
  • estratégias de retenção de talentos;
  • plano de desenvolvimento individual;
  • identificação das causas de insatisfação com o trabalho.

5. Automação de processos

Um dos maiores benefícios da Inteligência Artificial no RH é a automação dos processos. Atividades repetitivas e mecânicas podem ser facilmente reproduzidas por algoritmos, permitindo que os próprios softwares sejam programados para realizá-las de forma automática.

Imagine alguém que passa horas do seu dia verificando as horas trabalhadas pela equipe. Isso é um real desperdício de tempo e do capital humano, já que um programa de computador pode fazer a mesma coisa com precisão superior. Com isso, algumas tarefas básicas são extintas dos cargos, permitindo que a força humana de trabalho seja concentrada na estratégia do setor.

Como você viu, a Inteligência Artificial no RH não é apenas uma tendência, mas uma realidade cada vez mais presente entre as empresas. Não se adequar a essa nova solução poderá deixar o seu negócio para trás, já que ele precisará de muito mais tempo para entregar os mesmos resultados que a sua concorrência, por exemplo.

Se você quer ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo da Inteligência Artificial no RH e manter a empresa competitiva, conheça o uso de app para gestão de RH!

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!