Funcionários reclamões: confira 4 dicas para lidar com essa situação

lidar com funcionários que reclamam
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Você convive com funcionários que reclamam em excesso e atrapalham o rendimento da empresa?

Essa situação é frequente e gera vários problemas no ambiente de trabalho, porque traz um clima negativo à rotina dos colaboradores. Afinal, os funcionários reclamões são aqueles que atrapalham o rendimento do grupo, pois raramente encontram o lado bom das coisas.

E isso não é bom! Pesquisas científicas comprovam que o ato de reclamar é ruim para nós, pois piora o humor e também a saúde física e mental.

Assim, lidar com esses reclamões é fundamental para que a empresa funcione de maneira saudável, e também para que os outros colaboradores não sejam afetados pela negatividade.

Por isso, no post de hoje vamos trazer 4 dicas para você lidar com os funcionários que reclamam e estabelecer uma melhor relação com eles. Confira!

1) Implantar uma política de portas abertas

Um funcionário que reclama muito pode estar desmotivado com a empresa. Assim, é importante conversar com ele e entender seus motivos, como também trazer  a percepção da empresa e suas expectativas. 

Dessa forma, o líder incentiva os funcionários a trazer os problemas e conversar abertamente sobre eles. Isso faz com que a equipe se sinta acolhida pela liderança, e com confiança de que sua reclamação será ouvida e tratada com seriedade.

2) Incentivar uma cultura de feedback

feedback ajuda a diminuir as reclamações no trabalho

Incentivar a cultura do feedback e do elogio é outra atitude fundamental para diminuir as reclamações e melhorar a relação entre colaboradores e gerentes.

Isso porque quando o funcionário não tem retorno sobre seu desempenho, entende que não está fazendo diferença na empresa.

Valorizar o funcionário pelas coisas boas que faz e elogiar seu trabalho também é muito importante. Pessoas que apenas recebem feedbacks ruins tendem a reclamar mais por se sentirem invalidadas e, consequentemente, ficam desmotivadas.

3) Investir na capacitação dos funcionários

Lidar com funcionário reclamão: invista em treinamentos corporativos

Investir na capacitação do funcionário é mostrar para ele que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento.

Assim, é fundamental que os colaboradores recebam treinamentos de inteligência emocional, autorresponsabilidade e liderança, o que ajuda a desenvolver uma melhor percepção de suas emoções e saber gerenciá-las, melhoria na relação no grupo e na relação com a liderança. 

4) Aplicar estratégias voltadas para o employee experience

As estratégias de employee experience (EX) são fundamentais para que os funcionários tenham as melhores condições de desempenhar seu trabalho, de acordo com suas necessidades.

Para implementar uma boa estratégia de EX é necessário ter um conhecimento profundo do colaborador, o que inclui suas aspirações pessoais e profissionais. Dessa forma, é possível criar uma atmosfera de trabalho envolvente e estimulante para que ele se desenvolva e prospere. 

Alguns exemplos práticos de employee experience são: criação do mapa de jornada para o colaborador; implantação de programas de reconhecimento e campanhas de incentivo; boa estrutura de trabalho com equipamentos de qualidade; cursos de capacitação. 

Como já dito, o funcionário pode estar desmotivado com o ambiente de trabalho, e isso também acontece quando ele não conta com uma boa experiência.

Entre os diversos benefícios de se investir na experiência do funcionário, podemos citar:

  • beneficia a atração e retenção de talentos e reduz o turnover;
  •  reduz o número de faltas ao trabalho;
  • ajuda a otimizar o processo de onboarding;
  •  melhora o clima organizacional;
  •  aumenta a produtividade e performance dos colaboradores;
  • diminui a frequência das reclamações.

Dessa forma, investir em EX é investir no bem-estar do funcionário e proporcionar as melhores ferramentas para que ele possa desempenhar seu trabalho tranquilamente. Isso é fundamental para que ele se sinta mais motivado e mais valorizado pelo líder.

No post de hoje, você viu 4 dicas para lidar com funcionários que reclamam. Para aprender mais estratégias que ajudam na performance da equipe e fortalecimento de lideranças, conheça os treinamentos da InDeep!

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2 thoughts on “Funcionários reclamões: confira 4 dicas para lidar com essa situação

  1. Uma pena ter tantos termos em inglês. Acaba que a gente tem que abrir 2 guias, uma nesse blog e outra em outros sites, para saber o significado dos termos. Mas em suma, me ajudou.

  2. Muitas vezes, uma boa “puxada de orelha” pode surtir efeitos. Quando as reclamacoes nao condizem com a realidade e a produtividade cai, a melhor coisa a fazer e repreender o comportamento incorreto. Assim, o funcionario vai cair na real e valorizar mais o trabalho. Pode parecer que nao, mas oferecer beneficios pode contribuir muito para a motivacao e dedicacao de cada colaborador. A cesta basica e um deles. Ao oferecer essa vantagem aos seus funcionarios, a empresa demonstra um cuidado especial com a alimentacao de cada um deles.

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