Você é um líder reclamão? Encontre a resposta aqui.

o que é um líder reclamão
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Você se considera um líder reclamão? 

Os líderes reclamões podem atrapalhar o desempenho da equipe, pois criam um ambiente de trabalho pesado e tóxico para os colaboradores.

Portanto, cabe aos líderes refletirem sobre os seus comportamentos e, quando necessário, buscar formas de melhorar. 

Isso é importante para proporcionar um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo para as equipes. 

Quer entender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

O que é a reclamação?

Ser uma pessoa reclamona é ter o hábito de queixar-se da vida, dos outros e das circunstâncias. 

A palavra reclamar tem origem no latim reclamare, vinda do comportamento dos antigos romanos que gritavam quando não gostavam ou concordavam com algo. 

E, de acordo com o dicionário brasileiro, reclamar significa “opor-se por meio de palavras; fazer reclamação; queixar-se”.

E como são os líderes reclamões? 

líder reclamão: vejas as características

Quando falamos de reclamação em profissionais em função de liderança, nos referimos àqueles que:

  • nunca vêem benefícios no trabalho dos seus liderados;
  • não reconhecem o esforço alheio;
  • quando  recebem um desafio novo, olham primeiro os problemas, as dificuldades e já desmotivam a equipe;
  • priorizam o que há de errado na empresa, e se esquecem de olhar para o que há de bom, de positivo no local onde trabalha;

Estes são alguns exemplos de atitude, mas há muito mais.

Esses profissionais geralmente encontram problemas em tudo e costumam ter baixa produtividade, visto que a própria reclamação é um subterfúgio para a resolução de problemas. 

Assim, a reclamação normalmente não vem acompanhada de soluções e alternativas. Por isso, é importante virar a chave. 

Como o líder reclamão influencia a equipe

influência do líder reclamão na equipe

Um bom gestor deve ser preparado para reconhecer um bom trabalho, motivar os outros e ter um olhar positivo para a vida.

E, normalmente, uma pessoa que é viciada em reclamar não tem estas características.

Assim, o líder reclamão acaba perdendo o engajamento, e a confiança de seus colaboradores. Além disso, afasta as pessoas e contribui para um ambiente desmotivador

Afinal, ninguém gosta de conviver com alguém que reclama de tudo — especialmente quando se trata de uma pessoa que precisa dar bons exemplos e guiar os rumos da equipe.

Isso tudo se traduz em resultados abaixo do esperado pela empresa, profissionais subaproveitados e um clima organizacional negativo. 

Como deixar de ser um líder reclamão e se destacar na empresa?

Se você se identificou com as características de um líder reclamão, saiba que é possível reverter o quadro e trabalhar em uma mudança de atitude. 

Para isso, é fundamental investir no desenvolvimento das suas soft skills, que são suas competências pessoais relacionadas a comunicação e relacionamento interpessoal. Veja abaixo alguns exemplos:

Feedback

deixar de ser um chefe reclamão

É um fato que a produtividade da equipe pode cair muito devido às reclamações. Assim, é fundamental que você, como líder, em vez de somente reclamar da sua equipe, dedique tempo a desenvolvê-los, orientá-los e principalmente aprenda a dar feedbacks construtivos.

Feedbacks construtivos ocorrem quando o líder, com a honesta intenção de contribuir com o colaborador, faz comentários positivos ou mesmo de alerta com relação aos comportamentos apresentados.

Em um ambiente onde a cultura do feedback é estimulada, com ambos os lados ouvindo e falando, todos ganham. O líder passa a ser visto como uma pessoa que está atenta ao bem-estar do funcionário e estes se tornam mais satisfeitos e engajados.

Além de ser uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento de trabalho, o feedback também é uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo outro, algo que não aparece na reclamação. 

Gratidão

Exercitar a gratidão, ao invés de reclamar, pode mudar a vida do gestor.

Portanto, é importante entender que a reclamação vem da forma como vivemos e lidamos com nossa própria vida, que parece ser insatisfatória.

Então, se você é uma pessoa que só reclama, que tal olhar para dentro e reconhecer a origem dessa conduta? Será que não vem de algo que você precisa resolver consigo mesmo?

Assim, agradecer mais e olhar os pontos positivos das coisas torna a comunicação e o convívio com as outras pessoas mais leve, além de trazer bem-estar pessoal. 

Lembre-se: gratidão traz abundância, e reclamação prejudica a saúde!

Inteligência emocional

Na psicologia, inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, e conseguir lidar com eles.

Logo, desenvolver a inteligência emocional também é importante. Afinal, liderar é um exercício que exige autoconhecimento, empatia para com o próximo,  e constante aprimoramento de suas competências.

E, como desenvolver todas essas habilidades para se tornar um líder menos reclamão?

O Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) InDeep foi criado para líderes que querem alcançar resultados cada vez mais elevados, com equipes alinhadas e engajadas com as estratégias da organização.

Então, que tal investir no PDL para melhorar seu trabalho como líder, influenciar positivamente sua equipe e criar um ambiente de trabalho motivador? Clique aqui e saiba mais!

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