O que é a liderança inclusiva e como promovê-la no ambiente de trabalho?
Nos dias atuais o conceito de diversidade tem ganho destaque nas organizações. Saber aproveitá-la, pode se tornar uma vantagem competitiva para sua empresa. Diante disso, cresce a necessidade de estabelecer uma estratégia de liderança inclusiva.
Os líderes precisam ter o conceito de inclusão como prática na sua forma de liderar. Um importante papel da liderança é influenciar positivamente seus colaboradores e adotar esse modo de agir é uma forma eficiente para esse fim.
O líder inclusivo tem seu foco no desenvolvimento de pessoas, compartilha espaço para ouvir suas ideias e capacita sua equipe para um trabalho cooperativo. Quer saber mais? Continue a leitura!
Liderança inclusiva como estratégia competitiva
Desenvolver líderes inclusivos na organização é importante, pois estamos inseridos no âmbito em que a diversidade se encontra em toda parte. Ultimamente, além dos colaboradores, todo o mercado tem sofrido constantes transformações que influenciam diretamente nos objetivos estratégicos da empresa. Saber adaptar essas mudanças pode ser um diferencial para a organização.
Estabelecer uma liderança inclusiva, incentiva o protagonismo de sua equipe e a perspectiva de inovação é desenvolvida mais rapidamente. A inclusão promove o espírito de colaboração, confiança, engajamento e clima organizacional estável, o que possibilita o rápido alcance da alta performance.
Características de um líder inclusivo
Esse estilo de liderança inspira positivamente as pessoas. Faz com que cada indivíduo se sinta valorizado pela sua essência. Conheça algumas características do líder inclusivo:
- comprometimento;
- engajamento em promover a alta performance da sua equipe;
- entendimento da importância de aprender sobre a diversidade cultural;
- promoção de um ambiente de respeito;
- incentivo à conexão entre os indivíduos da equipe;
- promoção do diálogo;
- aproveitamento dos talentos dos colaboradores;
- resiliência e humildade;
- preocupação com o sucesso da equipe e
- senso de Justiça, entre outros.
Liderança inclusiva na prática
Para promover um espírito inclusivo na empresa, primeiro é necessário entender os conceitos da diversidade e a importância do engajamento de cada indivíduo para os propósitos da empresa. Para isso crie um programa de treinamento e desenvolvimento direcionado ao tema inclusão e diversidade nas organizações. Conheça algumas práticas para uma liderança inclusiva:
- estabeleça espaço para ouvir sugestões, o que pode ser feito por meio do Brainstorming;
- seja humilde, tenha consciência de suas forças e franquezas e saiba reconhecer seus erros;
- cuide para que seu processo seletivo seja imparcial, considerando apenas se as habilidades do profissional estão alinhadas às necessidades do cargo.
- trabalhe sua inteligência emocional;
- evidencie aos colaboradores que está aberto às ideias;
- exerça a comunicação bidirecional;
- seja um facilitador das tomadas de decisões em equipe;
- reserve um tempo para ouvir os colaboradores;
- tenha atenção aos métodos e gerenciamento dos processos;
- mantenha igualdade de tratamento e oportunidades;
- relacione-se com todos da equipe com respeito;
- aloque recursos para promover a inclusão.
Também é muito importante avaliar se as práticas implementadas têm gerado o impacto esperado nas equipes de trabalho, uma vez que, aquilo que não é medido não pode ser gerenciado. Por isso, defina indicadores para avaliar se houve retorno positivo da estratégia. A pesquisa de clima é um método eficaz para medir suas ações.
Ao longo deste conteúdo, você aprendeu que adotar uma liderança inclusiva para na organização pode trazer muitas consequências positivas para a empresa. Então, não existe mais razão para não implementar essa prática. Certo?
Gostou do nosso artigo sobre liderança inclusiva? Aproveite e saiba mais sobre os desafios da liderança feminina!