LNT: como fazer Levantamento de Necessidades de Treinamento?

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Você já parou para pensar na importância do Levantamento de Necessidades de Treinamento em uma organização? Sabemos que desenvolver as habilidades dos colaboradores é fundamental em vários momentos da sua trajetória na empresa.

Eles devem passar por treinamentos, desde sua integração, ao aprendizado de uso das ferramentas de trabalho e também de novas habilidades, para que desenvolvam seu potencial e colaborem para o crescimento da empresa.

E muito importante que o processo de treinamento, além de bem estruturado, esteja alinhado às reais necessidades da empresa para garantir um resultado eficaz, evitar gastos desnecessários e obter um bom retorno sobre o investimento.

Neste artigo, vamos entender o que é LNT — Levantamento de Necessidades de Treinamento — quais as suas vantagens e os meios para fazer um levantamento eficiente. Acompanhe!

O que é Levantamento de Necessidades de Treinamento?

lnt - levantamento de necessidades de treinamento

O Levantamento ou Diagnóstico das Necessidades de Treinamento é o elemento mais importante na preparação de um programa de treinamento. É uma análise que permite que as organizações descubram quais pontos são necessários aprimorar e apliquem a metodologia mais apropriada para isso.

Esse olhar de diagnóstico exige uma postura muita mais analítica e estratégica do RH, em vez de ser somente uma atividade operacional. O profissional precisa entender e absorver os valores, a missão e a visão da empresa. Também é preciso se inteirar dos objetivos estratégicos da companhia, entender as necessidades da empresa e levantar os indicadores de desempenho da área para que possa avaliar os custos e a viabilidade do processo.

Por que o LNT é importante?

Todo esse mapeamento permitirá a definição do processo de treinamento mais adequado e uma avaliação prévia da eficácia de sua aplicação. Outra grande vantagem é a obtenção de um RH menos reativo e mais proativo, avaliando a melhor solução e evitando problemas futuros. Se a análise das necessidades de treinamento não for realizada, as organizações correm o risco de aplicar metodologias incorretas e gastar tempo e recursos em processos que não resolvam o problema em questão.

Como fazer um LNT eficaz?

Existem dois indicadores de necessidades de treinamento que devem ser observados em uma organização. São eles:

  • a priori: dizemos que são necessidades a priori aquelas identificadas para prevenir problemas futuros, como integração de novos colaboradores e treinamento para lidar com um novo produto ou serviço;
  • a posteriori; aqui, entram os indicadores de necessidades identificadas a partir de um problema já instaurado na empresa, como número excessivo de acidentes de trabalho e baixa qualidade de produção.

O essencial seria que todas as necessidades fossem levantadas a priori, a fim de evitar entraves futuros, mas o RH precisa estar atento para atuar, também, de forma reativa, quando problemas surgirem na organização. Veja, a seguir, algumas dicas para um LNT eficaz.

Faça avaliação de desempenho

Levantamento de Necessidades de Treinamento

O resultado da avaliação de desempenho certamente trará à luz muitas questões que podem sugerir a necessidade de treinamento. Uma avaliação regular é um meio de evitar os indicadores a posteriori, antecipando-se às possíveis baixas de produtividade.

 Identifique as necessidades do negócio

Outra maneira de fazer um LNT eficaz é ficar atento às necessidades e aos objetivos da organização. Sempre que houver aumento de demanda, lançamento de um novo produto, redução ou aumento do quadro de colaboradores, é provável que a equipe precise ser treinada.

Realize análises constantemente

Monitorar o desempenho dos colaboradores e equipes e os resultados obtidos a cada ciclo de metas da empresa é muito importante para conseguir identificar as necessidades de treinamento em momento oportuno.

Crie soluções para os problemas

Depois de identificadas as necessidades, deve-se fazer um relatório bem objetivo. Assim, equipe de RH e líderes da área em que o treinamento deve ser aplicado podem, juntos, pensar a melhor estratégia para solucionar as demandas em questão.

Treinar os colaboradores de maneira correta e sempre de acordo com as necessidades e metas da organização é uma forma de garantir equipes sempre produtivas e alinhadas à missão, à visão e aos valores da empresa.

Gostou de entender o que é e qual a importância de fazer sempre um Levantamento de Necessidades de Treinamento na sua empresa? Aproveite e descubra também como os treinamentos corporativos podem potencializar a performance dos colaboradores.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!