Você já ouviu falar na mentalidade de crescimento? Saiba o que é!

4 minutos para ler

Não existe uma receita para o sucesso profissional. Porém, o que difere aqueles que têm fome de aprender daqueles menos entusiasmados? Existe algo em comum por trás das grandes realizações — a mentalidade de crescimento. Sem ela, dificilmente alguém se manterá no caminho certo por muito tempo.

A insistência em um objetivo, por si só, pode se tornar maçante e desmotivadora. É preciso ir além para alcançar o verdadeiro crescimento. Não se trata apenas de “tentar novamente”, mas da forma como encara suas tentativas, ou seja, sua mentalidade.

Provavelmente, se você nutrir pensamentos como “é difícil crescer nessa carreira”, “vai levar muito tempo até que eu consiga aquela promoção” ou, simplesmente, “não tenho capacidade para assumir mais responsabilidades”, nunca chegará, de fato, a resultados mais expressivos. O mesmo acontece com a sua equipe.

Para tornar seu time de trabalho imbatível, verdadeiramente motivado e com uma mentalidade de crescimento, é preciso adotar algumas estratégias. Você pode criar condições que estimulem o desejo pelo crescimento e uma mentalidade que o favoreça. Fique conosco e descubra como!

Alinhar objetivos

A mentalidade é um conjunto de pensamentos, crenças e predisposições que uma pessoa tem para agir a fim de conquistar um objetivo. Portanto, sempre que há algum desafio, um estado psicológico específico é ativado, seja de tensão e paralisia ou de excitação e desejo de evoluir com ele.

O detalhe é que dificilmente um profissional terá clareza sobre como enfrentar um novo desafio se ele não entender quais são seus objetivos ao passar pela situação. Nesse sentido, é primordial que haja um alinhamento das expectativas da empresa, do que ela espera que ele realize na função que lhe foi dada e de quão importante sua contribuição será para o negócio.

Promover treinamentos

A partir do momento que um colaborador sabe o que é esperado dele, ele entende também o que precisa ser feito. O próximo passo é aprender como fazer. Uma liderança com a mentalidade de crescimento identifica os principais gargalos e promove o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias.

treinamento ser líder - treinamento de liderançaPowered by Rock Convert

Diferentemente da mentalidade tradicional, mais fixa e concentrada em contratar profissionais “prontos”, quando existe a mentalidade de crescimento, também há o interesse de fomentar o treinamento e a aprendizagem das equipes.

Gerenciar o desempenho

O sucesso de um líder não se trata apenas de números isolados. Se fosse assim, os colaboradores seriam demitidos toda vez que seu rendimento caísse. Ao contrário disso, uma liderança com mentalidade de crescimento gerencia o desempenho do seu time a partir de ações estratégicas. Estimular a mentalidade de crescimento é fomentar a ideia de que qualquer um pode trabalhar seu desempenho e melhorá-lo.

Incentivar o trabalho em equipe

Trabalhar em equipe ajuda a expandir as ideias e a exercitar o espírito colaborativo. Isso é muito benéfico para a mentalidade de crescimento. É preciso demonstrar o quanto cada etapa de um processo influencia a outra e que, para otimizar os resultados, todos precisam trabalhar juntos, cooperando entre si.

A ideia de sinergia pode ajudar a motivar cada talento para que busque sua melhor versão, desejando ir além do esperado e procurando meios para isso, como um novo projeto ou um treinamento diferente. Assim, ele passa a adotar uma mentalidade de crescimento, pois sabe que a sua evolução individual contribuirá com toda a equipe.

Estimular o desafio

Há quem diga que ser desafiado é a melhor maneira de sair do lugar. Nesse caso, pode existir algo mais benéfico do que desafiar alguém a crescer? Provavelmente não. Estimular essa busca por quebrar as próprias barreiras é bastante eficiente para fazer com que os talentos compreendam a mentalidade de crescimento.

Com isso, não estamos falando em aumentar as metas, a ponto de torná-las inalcançáveis. E, sim, de transformar cada integrante da equipe em uma versão melhor de si mesmo a cada dia.

Uma mentalidade de crescimento é indispensável para levar a empresa a níveis mais altos. Porém, tão importante quanto isso é ela transformar os colaboradores, mantendo-os mais satisfeitos e motivados. Nesse caso, ambos saem ganhando.

Se você quer continuar aprendendo sobre como fomentar a mentalidade de crescimento na sua equipe, entenda o que é o compromisso de desenvolvimento individual e como ele pode contribuir!

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!