O mercado de trabalho para profissionais na terceira idade

mercado de trabalho para profissionais na terceira idade
4 minutos para ler

O mercado de trabalho está cada vez mais receptivo para profissionais na terceira idade e estamos vendo isso acontecer tanto no Brasil como lá fora.

Nos últimos anos, muitos com mais de 60 anos têm sido contratados e integram as mais diversas equipes, trazendo experiência e conhecimentos valiosos ao ambiente de trabalho.

Sendo assim, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre esse novo cenário que tende a crescer.

A seguir, saiba mais sobre essa mudança no mundo corporativo, as vantagens de reintegrar profissionais dessa faixa etária no mercado de trabalho e como fazer isso. Vamos lá?

A terceira idade de volta ao mercado de trabalho

De acordo com o IBGE, o Brasil já tem mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa 13% da população. A projeção é que, nas próximas décadas, esse percentual dobre.

Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de idosos representará, até 2050, um quinto da população mundial — e o Brasil ocupará a quinta posição no mundo nesse quisito.

Com o aumento da expectativa de vida, muitas pessoas devem voltar a trabalhar ou mesmo seguir no mercado de trabalho por mais tempo. De acordo com dados levantados pela Fecomercio, isso já está acontecendo, e o número de profissionais 60+ em empregos formais está crescendo .

Vantagens em se contratar alguém da terceira idade

benefícios em contratar alguém da terceira idade

Profissionais da terceira idade passaram por uma gama de experiências em sua carreira. E isso, somado a outros fatores, resulta em diversas vantagens para as empresas que os contratam.  Veja algumas na sequência:

Vivência

As pessoas da terceira idade já chegam ao ambiente de trabalho com muita experiência, profissional e de vida, o que, na prática traz mudanças práticas, pontos de vista novos e riqueza de conhecimento para o dia a dia da empresa. 

Além disso, o profissional com mais de 60 pode ser um mentor para a geração mais jovem dentro de um processo de mentoring. 

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Comprometimento

Uma pessoa de mais idade, por já ter experimentado vários empregos e trabalhos, tende a ser mais estável, e consequentemente se comprometer com o emprego atual. 

Além disso, eles tendem a ser colaboradores muito solícitos e carismáticos, o que é ótimo para a relação da empresa com o público.

Inteligência emocional

Com toda a bagagem de vida, as pessoas da terceira idade tendem a não se abalar com pequenos problemas do dia a dia, pois têm mais maturidade. Assim, costumam lidar com mais equilíbrio, paciência e responsabilidade com as questões do dia a dia, seja para desenvolver sua função ou mediar conflitos entre colegas, por exemplo.

Diversidade e inclusão 

Contratar funcionários da terceira idade garante um ambiente de trabalho diverso, com pessoas de gerações diferentes. Hoje já é possível observar que as empresas que não limitam a idade de seus colaboradores quebram os paradigmas e se destacam da concorrência, então essa contratação é cada vez mais vantajosa para os negócios.

Como fazer a reintegração do profissional nesta idade

reintegrar profissionais da terceira idade

Diante disso tudo, pensar na reintegração desses profissionais é essencial.

Primeiro, é importante fazer um processo de onboarding, ou seja, de integração da pessoa no ambiente de trabalho. Isso é necessário para que ela possa se adaptar à rotina da empresa, conhecer os processos, os colegas de trabalho, etc.

Além disso, oferecer treinamentos, principalmente na área tecnológica, a fim de atualizar o profissional com o ritmo e as demandas da empresa.

Também é importante fazer avaliações de desempenho, e assim entender em quais áreas o profissional precisa de mais atenção.

Com isso, você garante a diversidade na sua empresa, e dá oportunidade às pessoas que estão voltando ao mercado de trabalho ou já estão nele há muito tempo.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, cadastre-se na Newsletter e receba informações de qualidade periodicamente.

Palestras OnlinePowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp chat