Inspire-se nestas 5 ideias para manter a motivação nas empresas

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

A motivação é algo intrínseco ao ser humano. O que a move são as necessidades, metas e sonhos de cada um. No entanto, muitos fatores externos podem influenciar o nível de motivação nas empresas, e é muito importante estar atento a eles.

Ter um time motivado e satisfeito é um pré-requisito fundamental para que a organização mantenha um bom nível de produtividade e qualidade dos seus serviços. Pensando nisso, veremos a seguir 5 estratégias eficazes para manter um bom nível de engajamento nas suas equipes de trabalho. Confira!

1. Defina metas para gerar melhores resultados

Objetivos claros e bem definidos aumentam o nível de engajamento das pessoas, pois tornam o seu alcance mais palpável. Então, sempre trace metas de acordo com o perfil de cada equipe ou profissional, e garanta que elas sejam mesmo possíveis. Do contrário, o resultado será menos produtividade e a frustração dos colaboradores.

2. Comemore as conquistas

Quando entendem que colaboraram ativamente para o bom desempenho da organização, e que são importantes nesse processo, os profissionais se sentem impulsionados a dar o melhor de si para o trabalho. Por isso, reconheça sempre o bom trabalho dos seus funcionários, seja por meio um feedback positivo, seja por ações que premiem os melhores resultados — como, por exemplo, dar um happy hour especial para a equipe mais produtiva.

3. Conceda feedbacks construtivos e significativos

motivação nas empresas

De fato, o feedback é importantíssimo quando o assunto é a motivação. Cuide, por exemplo, para que eles evidenciem os pontos positivos e os bons resultados dos colaboradores antes de pontuar suas possíveis falhas. Nesse caso, explique com clareza o que foi que saiu errado, ouça com atenção o que o colaborador tem a dizer a respeito e aponte os caminhos que devem ser seguidos para a solução dos problemas.

Treinamento Ser Líder OnlinePowered by Rock Convert

Em suma, faça com que o profissional perceba que você confia na capacidade dele de superar dificuldades e evoluir nas suas funções, e que ele contará com o seu apoio nesse caminho.

4. Ofereça capacitação

Os seus colaboradores precisam sentir que têm a possibilidade de crescer em seus objetivos profissionais. Para isso, o ideal é que você lhes ofereça treinamento. Assim, além de garantir que as equipes se comprometam mais, aumentando sua confiança na organização e reduzindo conflitos, você ainda colherá os frutos de ter funcionários mais bem preparados para suas funções.

Outra forma para incentivar o crescimento é promover workshops e eventos para troca de experiências. Inclusive, faça parcerias com empresas capazes de somar forças para promover o conhecimento, o crescimento e a satisfação dos seus colaboradores.

5. Cumpra sempre as suas promessas

Nada destrói o moral e a coesão de uma equipe mais rapidamente do que um líder que não cumpre com suas promessas. Profissionais precisam ter plena confiança na liderança para que se sintam seguros em engajar com os propósitos da empresa.

Portanto, seja sempre claro na sua comunicação com a equipe e não faça promessas irreais ou grandiosas demais, que possam fugir ao seu controle. Seja sincero, demonstre sua boa vontade em buscar sempre o melhor para a qualidade de vida e satisfação de todos.

Enfim, como vimos, manter a motivação nas empresas é fundamental para oferecer os melhores serviços e atendimento aos seus clientes, além de reduzir custos com turnover e falhas de produtividade. Lembre-se de consultar sempre os seus colaboradores para entender quais medidas são mais urgentes para melhorar os seus níveis de satisfação.

Então, gostou das nossas dicas para manter a motivação nas empresas? Aproveite e confira também qual é a importância da gestão de desempenho nas organizações!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!