Descubra o que é escuta ativa e como melhora as relações interpessoais

o que é escuta ativa
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Você sabe o que é escuta ativa? Essa atitude pode contribuir, e muito, para a comunicação na empresa e na vida pessoal.

Normalmente, as pessoas escutam as outras durante uma conversa, mas nem sempre estão com atenção plena, seja por interrupções do ambiente, seja por estarem pensando em assuntos diversos, entre outras situações.

Contudo, entender o que é a escuta ativa e praticá-la no dia a dia profissional pode otimizar a rotina, evitar erros e aumentar a produtividade. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é a escuta ativa?

A escuta ativa é uma característica extremamente relevante para a comunicação. Ela consiste em receber a mensagem que está sendo passada com atenção, cordialidade e respeito. Pode ser aplicada durante reuniões, conversas, palestras etc.

Por mais que a opinião do outro seja diferente, quem pratica a escuta ativa consegue evitar um julgamento precipitado e aguarda o término da fala para se expressar. Ou seja, a comunicação acontece com mais empatia e cordialidade.

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Quem já teve problemas com conflitos entre membros da equipe, sabe que essas situações afetam o ambiente de trabalho e podem gerar desmotivação nos colaboradores. Sendo assim, desenvolver a escuta ativa pode ajudar a evitar problemas como esses.

Por que ela é importante para as empresas?

Uma comunicação eficaz é essencial em qualquer empresa, afinal, só assim você conseguirá transmitir os valores e os objetivos da companhia, dar feedbacks precisos, engajar os colaboradores, entre outras coisas. Sendo assim, é preciso investir em diferentes estratégias, incluindo, o contato olho a olho, e a escuta ativa pode ser significativa para esse processo.

Além de reduzir conflitos internos e facilitar as relações interpessoais, ela agrega outros benefícios para a rotina profissional, tais como:

  • aumenta a confiança entre a equipe;
  • torna a comunicação mais eficaz e minimiza erros, contribuindo para a produtividade;
  • fortalece a empatia;
  • ajuda na convivência entre pessoas com diferentes perfis e opiniões.

Como desenvolver a escuta ativa?

Esse comportamento está relacionado com a inteligência emocional, ou seja, é necessário aprender a controlar as emoções e manter uma atitude racional diante de conflitos, pressões, situações inesperadas etc. Além disso, algumas dicas ajudam a desenvolver a escuta ativa, tais como:

  • mantenha o foco no interlocutor e o contato visual;
  • evite distrações com pensamentos em outros assuntos, conversas paralelas, uso de celular etc.
  • ouça com empatia. Coloque-se no lugar da pessoa que está falando para entender as motivações e as necessidades dela;
  • faça perguntas e confirme se entendeu a mensagem de forma correta;
  • evite focar a atenção apenas nos trechos que lhe agradam. Analise toda a conversa antes de emitir uma opinião;
  • não faça julgamentos antes do interlocutor encerrar a fala;
  • mantenha o respeito e a cordialidade mesmo em casos de opiniões contrárias às suas.

Agora que você já sabe o que é escuta ativa, procure aplicá-la em seu dia a dia. Além disso, é importante que ela faça parte da cultura da empresa. Por isso, a dica é investir em ações de comunicação, palestras e treinamentos para desenvolver essa habilidade nos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Quer se aprofundar no assunto? Então, confira o nosso próximo artigo para saber mais sobre comunicação assertiva e como desenvolvê-la.

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