Ownership nas empresas: saiba o que é e como desenvolvê-lo

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Ownership é uma expressão de origem inglesa que significa “pertencer”. É o sentimento de posse que desenvolvemos sobre algo. No âmbito organizacional, esse sentimento desenvolvido por parte dos colaboradores para com a empresa é muito valorizado, pois faz com que se sintam motivados a cuidar bem dela e trabalhar para que ela cresça e obtenha sucesso.

Quer saber mais sobre a importância do ownership nas empresas? Fique com a gente e descubra, também, como desenvolver o “senso de dono” nos seus colaboradores!

Como é um colaborador que tem ownership?

ownership nas empresas

O profissional que tem pela empresa o sentimento de dono se interessa pela sua história. Ele gosta de aprender para fazer sempre melhor e trabalha de forma muito mais proativa, buscando se antecipar aos problemas que possam interferir na produtividade.

O colaborador também se torna um intraempreendedor, ou seja, está sempre buscando inovar os processos e utiliza toda sua criatividade e conhecimento para fazer com que a empresa se destaque no mercado, já que ele considera as conquistas organizacionais como sendo dele também.

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Quais são os benefícios do ownership nas empresas?

Ownership tem a ver com empoderamento, o que pode ser um desafio, já que nossa cultura nem sempre favorece que esse conceito seja abraçado pelas organizações. É preciso dar mais autonomia e empoderar as ações dos trabalhadores para que bons frutos possam ser colhidos. Os principais são:

  • maior engajamento dos funcionários para com os propósitos e metas da organização;
  • retenção de talentos e consequente redução do turnover;
  • autonomia das equipes de trabalho, evitando sobrecarga de decisões para os gestores;
  • melhoria na eficiência dos processos e na lucratividade;
  • aumento da competitividade da organização no mercado, entre outros.

Como desenvolver o ownership nos seus colaboradores?

Os gestores precisam incentivar que seus colaboradores desenvolvam esse importante sentimento para com a organização. Para isso, veja algumas iniciativas e ferramentas que podem ser de grande auxílio:

  • incentivo à cultura do empreendedorismo para que os colaboradores assumam mais responsabilidades pelos projetos e se sintam motivados a inovar;
  • feedbacks constantes ajudam os profissionais a aprimorarem suas habilidades e a sentirem que sua colaboração é importante para o crescimento da empresa;
  • comunicação aberta e horizontal faz com que o conhecimento seja compartilhado entre todos, melhorando o clima e criando novas perspectivas de negócios.

Uma forma de viabilizar o ownership na empresas é atentar para o processo de contratação, quando o principal foco deve ser no alinhamento cultural dos novos profissionais com a organização.

Habilidades técnicas são importantes, porém podem ser facilmente aprendidas pelo colaborador que se sente satisfeito com o seu trabalho e tem as habilidades comportamentais ideais para o seu ambiente corporativo.

A cultura do ownership nas empresas proporciona altos níveis de satisfação e melhora a qualidade de vida no trabalho. Isso é importante para projetar a marca empregadora de maneira positiva no mercado e atrair sempre os melhores talentos.

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