Programa de desenvolvimento de líderes Wheaton

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Em 2024, celebramos 10 de anos de parceria com a Wheaton, empresa líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de Perfumaria, Cosméticos e Farmacêutico.

Esta parceria iniciou em 2014, com o desafio de desenvolver os líderes da empresa, e ao longo de todos estes anos, já formamos mais 350 profissionais, e em 2024 teremos novas turmas.

Como tudo começou…

A Wheaton necessitava formar novos líderes para suportar o crescimento da empresa, que estava em franca expansão: adquirindo fábricas, exportando para mais de 40 países, e atendendo as principais indústrias farmacêuticas e de cosmético do Brasil.

Tínhamos um grupo de profissionais, que eram excelentes técnicos e que estavam assumindo uma posição de liderança, sem, no entanto, ter ainda as competências desenvolvidas para esse novo desafio.

Nosso primeiro passo, em parceria com a área de Recursos Humanos, foi realizar um diagnóstico com os gestores desses profissionais.

Tínhamos um grupo diverso de gestores, de vários setores da fábrica, para entrevistar. Utilizamos da metodologia Focus Group, trabalhando perguntas que auxiliavam no levantamento das principais necessidades de desenvolvimento dos novos líderes. Necessitávamos identificar: quais comportamentos de liderança precisavam ser desenvolvidos.

As informações coletadas foram analisadas e chegamos a um diagnóstico, e consequentemente a uma sugestão de trilha de desenvolvimento, assim surgia o PDL (programa de desenvolvimento de líderes) da Wheaton.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes Wheaton

O programa de desenvolvimento de líderes Wheaton visa proporcionar aos participantes uma grande transformação tanto pessoal quanto profissional, deixando de atuar como técnico e passando a atuar como líder.

O PDL Wheaton olha cada profissional como um ser integral, considerando o contexto profissional e pessoal.

O programa é dividido em duas etapas:

Etapa 01: Autoconhecimento

No primeiro momento fortalecemos o ser humanos, o profissional antes do líder, trabalhando fortemente nesta etapa:

– Como cada participante se percebe? quais os seus pontos fortes, quais os seus pontos a desenvolver?

– Como as suas atitudes geram impactos positivos e negativos nas pessoas que convivem com eles, seja na Wheaton ou nas relações sociais.

– Outro ponto importante é mostrar para eles(as) que como líderes, são observados(as) o tempo todo, seja por seu gestor, por seus liderados e por seus colegas. Quando nos tornamos líderes, o grau de exposição aumenta e consequentemente o impacto de suas atitudes também. A sua forma de agir e de falar toma uma dimensão maior do que é imaginado num primeiro momento.

– Como lidar com as insatisfações quando a empresa faz algo que o(a) líder não concorda, quais cuidados ao reclamar na frente dos liderados, prestar atenção as desculpas que damos ao invés de buscar soluções.

– Trabalhamos também a importância do otimismo na vida cotidiana e no seu papel como líder.

– E como o lidar com as escolhas e problemas do dia a dia.

Depois de algumas turmas, incluímos o tema Gratidão no programa, pois entendemos que a forma como você enxerga as coisas interfere na maneira como você lidera, se ao invés de reclamar/queixar-se começarmos a prestar mais atenção nas coisas boas que a vida nos oferece, com certeza terá um impacto positivo no seu jeito de liderar.

Após concluirmos a primeira etapa do programa iniciamos o desenvolvimento das competências técnicas indispensáveis para exercer o papel de líder.

Etapa 02: Competências Técnicas de um Líder

Nesta etapa, ensinamos as ferramentas primordiais para se tornar um líder, que realmente gerencia pessoas:

– Iniciamos trabalhando o “desapego”, um profissional que está em fase de transição de técnico para líder precisa aceitar que não dá para fazer tudo sozinho, que é importante delegar e com isso trabalhamos as técnicas de delegação.

– Depois trabalhamos a Comunicação, competência indispensável para liderar. Mostramos que no processo de comunicação temos que dar a atenção a forma como enviamos a mensagem, como também ficar atenta (o) à linguagem verbal e não verbal.

– E como parte desse processo de fortalecimento desse papel de líder, trabalhamos o feedback, os tipos de feedback (pontual e balanço) e as técnicas. Ressaltamos a importância do feedback, nas relações entre líderes e liderados.

O programa está sempre em evolução

Ao longo desses 10 anos, e acompanhando as mudanças pelas quais o mundo e a Wheaton passaram, incluímos outros temas, como, por exemplo, Vieses inconscientes, dado a relevância dessa temática na empresa. Mostramos como é fundamental, o papel dos líderes nesse processo de aprender a lidar com o diferente, para se ter um ambiente de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Aprofundamos a questão da empatia, através da escuta mais ativa e da importância dessa conexão entre líder e liderado.

Iniciamos também o tema Vulnerabilidade de forma mais aberta, olhando para as nossas imperfeições como parte da condição humana, com as nossas luzes e as nossas sombras e que alguns modelos estabelecidos podem já não fazer mais sentido no mundo atual.

Com todas as mudanças e transformações que passamos nesses últimos 10 anos entendemos esse programa como uma peça em evolução constante e não acabada.

Metodologia de Aprendizado

O PDL Wheaton, foi dividido em módulos, e ocorre através de encontros semanais ou quinzenais, com uma carga horária de 03h cada encontro.

Sabíamos que para atrair e engajar os participantes, durante todo o período em que o programa ocorre, era indispensável que ele fosse conduzido de forma leve, com muitas reflexões e atividades que tornassem o aprendizado mais divertido e ao mesmo tempo mais consistente.

E assim, o programa foi conduzido, ao longo de todos estes anos: mesclando conceitos teóricos e práticos no dia a dia, por meio de exercícios, vídeos e simulações para melhor fixação dos conteúdos. Um programa baseado no conceito Plug-in and Play, prático e repleto de ferramentas para que o participante possa usar imediatamente no seu dia a dia.

E para avaliarmos a evolução dos participantes e assegurar a retenção do conhecimento desenvolvemos o Radar InDeep

O que é o Radar InDeep

Para estimular que os participantes coloquem em prática o que aprenderam em sala, como também revisitar as crenças e modelos mentais, para observar os obstáculos de praticar no dia a dia, direcionávamos algumas atividades entre os módulos.

Celebração do aprendizado adquirido

E ao final do programa fazemos um encontro para celebrarmos um momento tão especial que é a conclusão do programa, o término de um ciclo de aprendizado e crescimento profissional e pessoal.  É um dia de festa e de alegria com todos os envolvidos, de muitas reflexões, com a entrega dos certificados e com a presença da área de Recursos Humanos e com os gestores diretos desses profissionais.

E a parceria continua

Já se foram 10 anos de parceria, com muitos líderes desenvolvidos, muitas mudanças no programa, e a certeza de que melhores relações e um melhor ambiente de trabalho está sendo desenvolvido na Wheaton.

Celebramos esta jornada, e trabalhamos para que esse projeto se fortaleça cada vez mais.

Confira abaixo algumas fotos dessa parceria de sucesso.

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