Performance do RH: como o setor pode aumentar o resultado do seu negócio?

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Você sabia que a performance do RH impacta diretamente nos resultados da empresa? Esse setor é a principal base de qualquer negócio, pois é por meio das suas ações que os colaboradores são engajados nos propósitos da organização.

Para isso, é preciso adotar um conjunto de boas práticas, que estejam alinhadas ao planejamento estratégico da empresa e que sejam acompanhadas constantemente.

Quer saber quais são essas práticas e como medi-las? Confira as dicas que trouxemos neste post!

Como medir a performance do RH?

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Os KPIs — Key Performance Indicators ou indicadores chave de performance — são os parâmetros utilizados para medir o desempenho dos colaboradores e do próprio setor em relação ao planejado pela liderança do negócio. Existem inúmeros KPIs de RH, tais como:

  • absenteísmo;
  • turnover;
  • e-NPS (Employee Net Promoter Score);
  • retorno sobre o investimento (treinamentos, benefícios, bonificações etc.);
  • índice de retenção de talentos.

Quais práticas ajudam a melhorar a performance do RH?

Os gestores de RH podem adotar diferentes práticas para melhorarem sua performance. Dentre elas, destacaremos algumas que causa maior impacto na estratégia da empresa como um todo. Acompanhe.

Promover o engajamento

As práticas de engajamento são utilizadas para envolver os colaboradores nos objetivos da empresa. É uma forma de fazer com que eles também queiram alcançar as metas estipuladas e atuem como parceiros do negócio.

Os melhores KPIs para acompanhar o desempenho dessas ações são o e-NPS, absenteísmo e cumprimento de metas individuais e do grupo.

Aprimorar a gestão de pessoas

As lideranças da empresa também precisam ser trabalhadas. É fundamental que os líderes estejam preparados e motivados para transmitir seu engajamento para toda a equipe.

O investimento em PDL —Programa de desenvolvimento de líderes — e no coaching executivo são uma boa aposta. Para medir os resultados, é importante acompanhar o turnover de cada time, as avaliações dos colaboradores em relação aos seus líderes e o e-NPS.

Alinhar a imagem interna e externa da marca

A empresa não deve se preocupar apenas com sua imagem perante o mercado, mas também à forma como seus colaboradores a enxergam. É preciso manter uma sinergia entre elas, de maneira que não fique parecendo que a organização mente sobre si mesma para quem está de fora.

O setor de RH deve atuar sobre essa questão fortalecendo a cultura organizacional e melhorando o employer brand. Assim, as próprias atitudes dos colaboradores atestaram a imagem real da empresa. O desempenho dessa prática pode ser medido pelo feedback de clientes e fornecedores e pelas avaliações feitas pelos profissionais internos.

Manter uma cultura de inovação

A cultura de inovação tem o poder de manter a empresa sempre caminhando para frente. Quanto mais afinada ela está, melhores são os resultados obtidos e maiores são as chances de estar à frente dos concorrentes.

Os investimentos em treinamentos e implementações de novas tecnologias e metodologias são essenciais. Os avanços podem ser medidos pelo nível de inovação alcançado em relação às demais empresas do setor.

Como pôde perceber, a performance do RH é bastante influente nos resultados da empresa. Quando bem trabalhada e monitorada, proporciona o fortalecimento da rede de talentos, o ganho em qualidade dos produtos e serviços, além da melhoria da imagem da organização no mercado. Então, comece a adotar medidas nesse sentido em seu negócio e aproveite todos esses benefícios!

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