Saiba como não errar na pesquisa de clima!
A satisfação dos colaboradores em relação à empresa influi diretamente na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho. Ter trabalhadores felizes com suas atribuições, as relações interpessoais e o clima organizacional contribui para a redução da rotatividade, além de garantir uma publicidade positiva da marca no mercado.
Nesse sentido, a pesquisa de clima é uma ótima ferramenta para mensurar o seu ambiente de trabalho e garantir que o clima da empresa está adequado à máxima produtividade das equipes. Mas, afinal, como realizá-la?
Para lhe ajudar com isso, preparamos este guia esclarecendo as principais dúvidas sobre a pesquisa de clima e satisfação dos funcionários. Continue lendo para conferir!
Quais são os benefícios de uma clima interna?
Em primeiro lugar, essa pesquisa garante aos líderes um conhecimento amplo e claro das dificuldades, necessidades e anseios das suas equipes de trabalho. Assim, é possível trabalhar em ações para evitar a desmotivação em massa, que impacta a produtividade e aumenta as taxas de turnover e absenteísmo.
Além disso, podemos citar outras vantagens de realizar uma pesquisa de clima organizacional:
- fornece informações-chave para desenvolver uma estratégia de recursos humanos de alto impacto;
- gera economia ao evitar ações ineficientes de recursos humanos, sendo capaz de priorizar ações de melhoria que terão maiores resultados;
- fortalece a liderança e melhora a comunicação em toda a organização.
Quais são os erros mais cometidos em pesquisas de satisfação?
Por mais que essa seja uma ferramenta eficiente, é preciso planejá-la e executá-la muito bem para aproveitar os seus benefícios. Nesse sentido, alguns dos erros que precisam ser evitados são:
- quando o processo não garante confidencialidade e anonimato para os participantes, eles tendem a responder positivamente por medo de represálias —logo, a pesquisa perde o seu valor;
- se o processo ou questionário for longo e desgastante, as pessoas tendem a não aderir a ele ou não respondê-los com atenção, prejudicando a veracidade das informações colhidas.
- se os colaboradores não receberem informações sobre os resultados, o processo perderá credibilidade e os deixará desconfiados de suas reais intenções.
- caso nada seja feito a respeito dos problemas levantados, a pesquisa resultará em um ambiente de frustração, pois os colaboradores sentirão que seus esforços foram inúteis.
Como otimizar a pesquisa de clima?
Agora que está clara a importância de se mensurar o clima organizacional, vale a pena conferirmos o que pode ser feito para que esse processo flua com eficiência, alcançando os melhores resultados. São eles:
- planeje todo o processo, escolhendo as ferramentas mais apropriadas de acordo com o objetivo da sua pesquisa, determinando prazos e agentes responsáveis por todas as etapas;
- comunique aos participantes com antecedência, deixando claros os objetivos e garantindo que sua privacidade será preservada;
- crie um questionário atrativo, com perguntas claras e objetivas;
- promova a pesquisa na empresa, salientando seus benefícios aos funcionários e garantindo que, depois, ações de melhoria serão efetivadas;
- dê feedbacks do resultado do processo, informando aos colaboradores as demandas mais urgentes e as ações que serão tomadas para solucionar esses problemas.
Ainda, ouça bem os seus colaboradores e, se possível, realize brainstorms para que eles possam cooperar na busca das melhores soluções. Atitudes como essas motivam os funcionários a participar de outras pesquisas no futuro, pois eles confiarão no processo e em seus resultados.
Por fim, vale dizer que não existe um momento ou ferramentas certas para realizar uma pesquisa de clima. Um bom gestor deve manter-se sempre atento ao clima e às mudanças organizacionais, além de conhecer bem a sua equipe, para detectar a necessidade de uma intervenção e saber os meios mais apropriadas para conquistar bons resultados.
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