Por que procrastinamos e como fugir desse hábito?

por que procrastinamos e como parar
4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Como evitar a procrastinação é um assunto que está sendo cada vez mais procurado. Isso porque esse é um hábito que nos atrapalha, que faz com que sintamos dificuldade de tirar os planos do papel.

Por isso, é muito importante aprender formas de evitar a procrastinação e realizar o que é preciso ser feito.

O que é procrastinar?

Em termos simples, procrastinar significa deixar para depois. O termo ganhou os holofotes nos últimos anos e, de acordo com especialistas, a procrastinação cresceu como efeito da pandemia. 

Isso porque, como veremos a seguir, o ato de procrastinar tem relação com fatores emocionais e a pandemia de COVID-19 teve efeito direto sobre a saúde mental das pessoas. 

Quando procrastinamos, adiamos tarefas que deveriam ser feitas nesse momento e, dessa forma, criamos empecilhos para nossa evolução pessoal e profissional. 

O que pode ser o motivo de sua procrastinação

motivos para procrastinação

A procrastinação pode ser causada por diversos motivos emocionais.

Os fatores como tristeza, ansiedade e depressão influenciam diretamente em nossa produtividade, fazendo com que adiemos as tarefas que precisamos fazer, ou até mesmo, que não as executemos.

O cansaço e o excesso de tarefas também podem ser causas. Um corpo exausto tende a querer descansar, e consequentemente deixar as tarefas para depois

Também a insegurança faz com que comecemos a nos auto sabotar, deixando nossos objetivos para depois por acreditarmos que não somos capazes de realizá-los.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

Outro fator é o medo da dificuldade: diante de tarefas que parecem muito difíceis, acabamos nos sentindo desmotivados a encontrar uma solução.

Dicas de como evitar a procrastinação

como evitar a procrastinação

Apesar de ser um ato rotineiro na vida de muitas pessoas, é possível evitar a procrastinação com algumas dicas, tornando o seu dia a dia mais produtivo. Veja: 

Utilize métodos de organização do tempo

Seja uma lista, uma agenda, alarmes no celular ou métodos de organização, é muito importante que você encontre o que funciona para você.

Isso porque, ao organizar o tempo, você define o momento do seu dia para se dedicar a certa atividade, como também evita gastar muitas horas — às vezes dias — com atividades supérfluas, que te afastam dos seus sonhos

Crie metas possíveis

Quem costuma procrastinar precisa de metas mais simples, que realmente sejam possíveis de executar. Assim, divida um grande objetivo em pequenas metas para o dia a dia, e vá executando aos poucos, uma de cada vez.

Celebre

Sempre que atingir sua meta, por menor que ela seja, comemore e parabenize que você chegou lá. São esses pequenos incentivos que lhe manterão focado e animado a continuar caminhando e não parar. Faça pequenos mimos, pode ser um chocolate, um doce, uma caneta nova, uma caminhada, pense em algo que simbolize a conquista de mais uma etapa.

Conheça suas prioridades

Uma forma de diminuir a procrastinação é realizar as tarefas que são prioridade primeiro. Assim, você garante que o que é mais importante seja feito no tempo certo e com qualidade.

Desligue-se dos estímulos exteriores

Se você é uma pessoa que não consegue focar por conta de barulhos externos, notificações do celular ou muitos estímulos no local de trabalho, é importante organizar o espaço antes de iniciar. Escolha uma sala mais limpa, em horário menos barulhento e deixe o celular em outro cômodo — caso ele não seja necessário. 

Como você viu, com uma mudança de atitude, é possível lidar com a procrastinação e trabalhar ativamente nas tarefas que precisam ser realizadas. 

Agora, se você busca realiza um projeto que está em standby por muito tempo, talvez até mesmo devido à procrastinação, conheça o  Programa Plano B. Trata-se de uma mentoria de negócio alinhada com um trabalho de coaching para você encontrar motivação e apoio estratégico para realizar os seus sonhos. Saiba mais clicando aqui.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Open chatAbrir no Wh
Precisa de ajuda?
Entre em contato para orçamentos, dúvidas e informações.