Conheça os benefícios dos programas de mentoria para sua empresa

6 minutos para ler
Ser LíderPowered by Rock Convert

Os programas de mentoria vêm sendo amplamente utilizados nas organizações para promover o desenvolvimento dos colaboradores. Por meio deles, profissionais em início de carreira têm a oportunidade de manter um contato mais próximo com profissionais mais experientes, absorvendo conhecimento teórico e prático.

Apesar de ser um tipo de programa que visa ao aprimoramento individual dos colaboradores, os benefícios gerados não se restringem a eles. A empresa, como um todo, ganha em produtividade, qualidade e inovação, tendo mais chance de crescimento e destaque no mercado.

Confira mais detalhes, neste artigo, sobre esses benefícios e como fazer para aplicar programas de mentoria em sua empresa!

Quais são os benefícios da mentoria para o negócio?

Muitos empresários e gestores ainda pensam que a mentoria é algo que gera valor apenas para os colaboradores participantes e que a empresa não ganha nada em incentivar ou promover a prática. Contudo, isso não é verdade.

As organizações que adotam programas de mentoria qualificam seus profissionais, que geram resultados melhores para o negócio. Veja, abaixo, alguns dos principais exemplos de retornos que impactam positivamente na empresa.

Desenvolve as competências dos profissionais

A mentoria consiste na transferência do conhecimento de um profissional mais experiente para outro ainda em desenvolvimento. É um formato mais leve e eficiente de ensino e aprendizado, no qual ambas as partes alcançam um novo nível de evolução.

O conhecimento teórico adquirido pelos colaboradores nos treinamentos e em sala de aula é enriquecido com os exemplos reais trazidos pelos mentores. Eles ajudam seus mentorados a aplicar tudo o que aprenderam em suas rotinas, guiando suas ações com base nas vivências que tiveram ao longo de suas carreiras.

Dessa forma, o desenvolvimento das competências e habilidades dos colaboradores é potencializado, proporcionando mais agilidade no crescimento profissional de cada um.

Aumenta a satisfação dos colaboradores

As empresas que investem em programas de mentoria mostram para seus colaboradores que elas se importam com seu desenvolvimento e estão dispostas a ajudá-los nessa caminhada. Isso faz com que a sensação de pertencimento seja maior e mais intensa, gerando satisfação em integrar a equipe.

Além disso, o mentorado aproxima os profissionais mais experientes dos demais, evitando que existam subdivisões nos times. Essa integração une os colaboradores, melhora o clima e fortalece a cultura da organização.

Constrói autoconfiança

Colaboradores com pouca experiência no mercado são menos confiantes na realização das suas tarefas do dia a dia, o que é absolutamente normal. Contudo, com o apoio de um mentor, eles se sentem mais seguros em tomar suas próprias decisões. Eles também sabem que podem contar com pessoas capacitadas caso tenham dúvidas.

Retém e aprimora os principais talentos da empresa

Um dos benefícios mais importantes gerados pelos programas de mentoria é a retenção de talentos. Os colaboradores participantes, tanto os mentores quanto os mentorados, se sentem motivados a ensinar e aprender mais a cada dia e trazem essa energia para o ambiente organizacional.

Como resultado, a empresa conta com um engajamento maior dos talentos em entregar resultados cada vez melhores. A satisfação em ser parte da equipe evita que eles tenham motivos para deixar seus cargos por propostas feitas por concorrentes.

Como aplicar programas de mentoria na empresa?

programas de mentoria

A mentoria é uma estratégia que traz muitas vantagens para a empresa, mas é preciso seguir algumas recomendações para que ela seja bem estruturada. Veja as dicas que listamos abaixo.

Defina os objetivos dos programas

Antes de dar início a qualquer programa de mentoria é fundamental ter os objetivos dessa iniciativa bem claros. São eles que ditarão as regras do jogo, quais os resultados esperados e quem são os cargos e profissionais mais indicados para participar.

A mentoria pode ser voltada para aprimoramento técnico, comportamental ou mesmo para direcionamento de carreira. O ponto principal é garantir que todos os envolvidos estejam cientes do propósito que deve ser cumprido para não gerar frustrações ou resultados adversos.

Escolha os mentores e mentorados

Definidos os objetivos, é hora de escolher os participantes. Para empresas que nunca aplicaram um programa dessa natureza anteriormente, o ideal é começar com poucas pessoas, até que tudo esteja mais controlado.

Os mentores devem ser profissionais com experiência no assunto que se relacione com o objetivo definido. Em geral, são pessoas mais velhas, com mais tempo de empresa ou de carreira. Contudo, não é uma regra. Existem empresas que adotam a mentoria reversa, na qual os jovens trazem conhecimentos contemporâneos para os mais velhos.

Na outra ponta, os mentorados são os colaboradores que a empresa deseja desenvolver. A princípio, são pessoas que têm ambições de crescer na organização e que demonstram um bom potencial.

Forme os pares

A formação dos pares pode ser determinada de diferentes formas, desde sorteio até livre escolha. O mais indicado é que eles façam sentido juntos, seja por serem de áreas distintas trazendo visões diversificadas, seja por atuarem na mesma área e terem conhecimentos em comum a serem aprofundados. O ponto é entender qual tipo de critério é o melhor para que os objetivos do programa sejam cumpridos.

Acompanhe e avalie regularmente

Depois de implementado, o programa de mentoria deve ser acompanhado regularmente. Faça reuniões periódicas com os participantes, aplique pesquisas que apurem os resultados obtidos e mantenha um diálogo sempre aberto com todos.

Assim como tudo no mundo, a mentoria evolui com o passar do tempo. O programa pode ser ampliado e modificado à medida que novos fatores vão surgindo nas avaliações. É uma prática viva que acompanha o mercado e suas tendências.

Como você pôde ver, os programas de mentoria proporcionam muitos benefícios para os colaboradores e para a empresa. Além de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais, a prática ainda ajuda a reduzir a ida dos melhores talentos para empresas concorrentes. Então, siga as dicas deste artigo e adote a mentoria em seu negócio.

Gostou do artigo? A prática da mentoria é muito interessante, pois ajuda no desenvolvimento e na retenção de talentos, mas não é a única forma de atuar nesses assuntos. Conte para a gente nos comentários como você faz para desenvolver e reter os talentos na sua empresa.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!