O segredo para enfrentar a resistência à mudança organizacional

resistência à mudança organizacional
4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

O mercado atual passa por constantes transformações e a mudança exponencial da tecnologia e economia reflete diretamente nos resultados das organizações. Isso significa que as empresas precisam adaptar seus processos e estratégias para se manterem competitivas no mercado.

Esse ambiente inconstante é um desafio para as organizações e a resistência à mudança é um dos maiores obstáculos para a gestão de pessoas. Felizmente, lidar com a relutância não é impossível. Para isso, basta ter planejamento, comunicação e habilidade em influenciar pessoas.

Deseja aprender de uma vez por todas como lidar com a resistência à mudança organizacional? Continue lendo este post!

Por que a resistência à mudança organizacional pode ocorrer?

A mudança organizacional afeta o ativo mais importante de qualquer empresa: seus colaboradores. O medo de mudar é uma reação natural deles, uma vez que isso tira as pessoas da zona de conforto, requerendo novas formas de pensar e de agir. Alguns fatores podem contribuir para a resistência à mudança organizacional, como:

  • senso de insegurança: muitas vezes, os colaboradores temem que a mudança provoque a perda do emprego, de parte do salário ou até mesmo da posição de liderança no departamento;
  • medo do desconhecido: durante o processo de mudanças, é natural vivenciar um estado de incerteza e de vulnerabilidade;
  • ausência da zona de conforto: é normal estarmos condicionados a optar pela zona de conforto e as mudanças atingem diretamente esse estado, trazendo o medo do desconhecido mencionado acima;

Como mostrar que a mudança é necessária?

O processo de mudança é essencial a qualquer organização que deseja obter uma posição estratégica no mercado. Para isso, comece pelo planejamento estratégico e avalie todas as condições do negócio.

Identifique seus stakeholders e defina como a mudança vai afetá-los. Esse processo vai ajudar a determinar o valor da mudança e alinhá-la aos objetivos estratégicos da empresa.

A gestão de mudanças também vai ajudar a minimizar a resistência das pessoas. Para isso, faça algumas perguntas-chave como:

Treinamento Ser Líder OnlinePowered by Rock Convert
  • o que preciso mudar?
  • Por que essa mudança é necessária?

A resposta vai auxiliá-lo a obter argumentos pertinentes e mostrar que a mudança é uma estratégia para a empresa e para todos.

Como facilitar a adaptação dos colaboradores?

A adaptação dos colaboradores não é uma tarefa fácil. Como foi dito, mudanças são complicadas. Veja algumas dicas para facilitar o processo de adaptação.

Desenvolva uma comunicação assertiva

Determine os meios de comunicação mais eficazes para a equipe e comunique as mudanças aos colaboradores, uma vez que, quanto menos souberem, mais temerosos se tornarão. Estabeleça uma estratégia de comunicação, começando pela forma como a mudança será comunicada e os canais que você planeja usar.

Forneça treinamento

Deixe claro para seus colaboradores que eles receberão treinamentos estruturados para se adequarem aos novos processos. O treinamento é uma ótima alternativa para que eles tenham uma transformação em seu mindset e, assim, entendam que as mudanças são importantes para todos.

Faça um treinamento presencial contendo todos os novos processos e disponibilize na plataforma da empresa conteúdos compilados, como as pílulas de conhecimento. Dessa forma, a adaptação será mais tranquila.

Dê suporte ao colaborador

Forneça suporte aos colaboradores para se ajustarem às mudanças e desenvolverem novas habilidades, alcançando os resultados desejados. Disponibilize serviços de aconselhamento e orientação para a adaptação ao processo. Isso vai demonstrar uma preocupação com o bem-estar dos colaboradores e promover um engajamento maior da equipe.

A resistência à mudança organizacional pode ser inevitável, mas a maneira de conduzir essas transformações depende de cada organização. Se o processo for pensado estrategicamente, com certeza a adaptação dos colaboradores será menos dolorosa. Ao adotar nossas dicas, será mais tranquilo implementar as mudanças na sua empresa e o engajamento de seus colaboradores será mais positivo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite a visita e saiba mais sobre a gestão de mudanças organizacionais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!