Saiba quais são os principais indicadores de desempenho no RH

4 minutos para ler

Indispensáveis a qualquer organização, os indicadores de desempenho possibilitam identificar as etapas menos produtivas de uma cadeia de serviços internos e externos de uma empresa, e através da gestão destes indicadores ganhar maior competitividade no mercado.

Estes indicadores são essenciais para uma gestão inteligente, e para fazer o bom uso dos KPIs (Key Perfomance Indicators), é necessário entender a funcionalidade de cada um e os fatores que os influenciam para, então, definir estratégias de evolução do desempenho de cada indicador, e consequentemente da situação geral da empresa.

Só assim será possível qualificar e aprimorar as práticas, as rotinas e os resultados corporativos. Portanto, continue acompanhando e conheça alguns do principais indicadores na gestão do RH. Confira!

Índice de rotatividade

Também chamado de turnover o índice de rotatividade é o indicador que calcula a quantidade de colaboradores que entram e saem da empresa. Acompanhar esse índice é fundamental, pois uma empresa que sofre com um alto turnover está perdendo recursos, tempo e talentos, o que prejudica o crescimento dos negócios.

Cada empresa encontra resultados diferentes e o que é considerado razoável varia de acordo com o segmento. De modo geral, a partir deste KPI, surge a necessidade de reavaliar as estratégias de recrutamento e retenção, afim de evitar a perda de bons profissionais. Entretanto, uma média normal de rotatividade fica em torno dos 5%.

Números acima deste valor exigem um acompanhamento mais detalhado, como a realização de entrevistas com colaboradores que solicitaram a demissão. Com esses dados em mãos, o setor de RH pode encontrar soluções para diminuir as taxas elevadas.

Taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo é um dos indicadores mais importantes, usada para medir as ausências de um colaborador. Essa é uma questão tida como um grande desafio a ser superado, pois os motivos que levam a muitas ausências são diversos, que vão desde o desinteresse profissional até problemas maiores, como conflitos pessoais, problemas de saúde, problemas de gestão ou más condições de trabalho.

Portanto, é essencial acompanhar os absenteístas de perto, bem como compreender quais são os motivos destas faltas ou atrasos. Com o suporte devido, esse profissionais serão capazes de voltar a ter uma performance adequada.

treinamento ser líder - treinamento de liderançaPowered by Rock Convert

Índice de retenção de talentos

indicadores de desempenho do RH

Na lista dos principais indicadores de desempenho está também o que mensura o índice de retenção de talentos na organização, ele é medido com base no número de talentos perdidos para o mercado ou concorrentes.

O objetivo desse KPI é mostrar a eficiência das estratégias elaboradas para manter os colaboradores altamente qualificados dentro da empresa, profissionais estes que foram identificados por meio de critérios transparentes , como a avaliação de desempenho e resultados obtidos.

O indicador pode ser aplicado nos diferentes setores da companhia para identificar as causas que levaram os talentos a abandonar a equipe. Entre os motivos mais comuns estão o estilo de liderança e a falta de perspectivas de crescimento.

Custo de rotatividade

Este indicador representa todos os gastos corporativos com pagamentos de rescisões contratuais com multas e tributos. Somados à esse valor estão os custos gerados para a reposição do colaborador desligado. Além disso, também é indispensável incluir nessa conta o investimento em treinamentos e qualificações. Tais despesas podem ser encaradas com um desperdício, por isso é essencial manter as taxas de rotatividade sob controle.

Clima organizacional

Por fim, mas não menos importante, temos o indicador de clima organizacional. Para conseguir medir o nível de satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho é feita uma pesquisa específica e que exige a contribuição de todos na equipe. As questões envolvem as possibilidades de crescimento, relacionamento com gestores, incentivo de aprendizado, remuneração e benefícios, entre outras. Como se trata de uma série de perguntas e respostas, é fácil identificar o que deixa os colaboradores realizados e o que precisa melhorar dentro da instituição.

Todos os indicadores de desempenho que citamos são fundamentais para ter uma noção mais realista da gestão de RH. É por meio deles que o setor consegue identificar os problemas organizacionais e traçar estratégias para contorná-los. Portanto, não deixe de utilizá-los corretamente e trazer melhorias significativas para a sua empresa.

Gostou do artigo? Então curta a nossa página no Facebook para não perder nenhuma notícia sobre o assunto!

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

-
WhatsApp Fale conosco!