Saiba quais são os principais indicadores de desempenho no RH
Indispensáveis a qualquer organização, os indicadores de desempenho possibilitam identificar as etapas menos produtivas de uma cadeia de serviços internos e externos de uma empresa, e através da gestão destes indicadores ganhar maior competitividade no mercado.
Estes indicadores são essenciais para uma gestão inteligente, e para fazer o bom uso dos KPIs (Key Perfomance Indicators), é necessário entender a funcionalidade de cada um e os fatores que os influenciam para, então, definir estratégias de evolução do desempenho de cada indicador, e consequentemente da situação geral da empresa.
Só assim será possível qualificar e aprimorar as práticas, as rotinas e os resultados corporativos. Portanto, continue acompanhando e conheça alguns do principais indicadores na gestão do RH. Confira!
Índice de rotatividade
Também chamado de turnover o índice de rotatividade é o indicador que calcula a quantidade de colaboradores que entram e saem da empresa. Acompanhar esse índice é fundamental, pois uma empresa que sofre com um alto turnover está perdendo recursos, tempo e talentos, o que prejudica o crescimento dos negócios.
Cada empresa encontra resultados diferentes e o que é considerado razoável varia de acordo com o segmento. De modo geral, a partir deste KPI, surge a necessidade de reavaliar as estratégias de recrutamento e retenção, afim de evitar a perda de bons profissionais. Entretanto, uma média normal de rotatividade fica em torno dos 5%.
Números acima deste valor exigem um acompanhamento mais detalhado, como a realização de entrevistas com colaboradores que solicitaram a demissão. Com esses dados em mãos, o setor de RH pode encontrar soluções para diminuir as taxas elevadas.
Taxa de absenteísmo
A taxa de absenteísmo é um dos indicadores mais importantes, usada para medir as ausências de um colaborador. Essa é uma questão tida como um grande desafio a ser superado, pois os motivos que levam a muitas ausências são diversos, que vão desde o desinteresse profissional até problemas maiores, como conflitos pessoais, problemas de saúde, problemas de gestão ou más condições de trabalho.
Portanto, é essencial acompanhar os absenteístas de perto, bem como compreender quais são os motivos destas faltas ou atrasos. Com o suporte devido, esse profissionais serão capazes de voltar a ter uma performance adequada.
Índice de retenção de talentos
Na lista dos principais indicadores de desempenho está também o que mensura o índice de retenção de talentos na organização, ele é medido com base no número de talentos perdidos para o mercado ou concorrentes.
O objetivo desse KPI é mostrar a eficiência das estratégias elaboradas para manter os colaboradores altamente qualificados dentro da empresa, profissionais estes que foram identificados por meio de critérios transparentes , como a avaliação de desempenho e resultados obtidos.
O indicador pode ser aplicado nos diferentes setores da companhia para identificar as causas que levaram os talentos a abandonar a equipe. Entre os motivos mais comuns estão o estilo de liderança e a falta de perspectivas de crescimento.
Custo de rotatividade
Este indicador representa todos os gastos corporativos com pagamentos de rescisões contratuais com multas e tributos. Somados à esse valor estão os custos gerados para a reposição do colaborador desligado. Além disso, também é indispensável incluir nessa conta o investimento em treinamentos e qualificações. Tais despesas podem ser encaradas com um desperdício, por isso é essencial manter as taxas de rotatividade sob controle.
Clima organizacional
Por fim, mas não menos importante, temos o indicador de clima organizacional. Para conseguir medir o nível de satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho é feita uma pesquisa específica e que exige a contribuição de todos na equipe. As questões envolvem as possibilidades de crescimento, relacionamento com gestores, incentivo de aprendizado, remuneração e benefícios, entre outras. Como se trata de uma série de perguntas e respostas, é fácil identificar o que deixa os colaboradores realizados e o que precisa melhorar dentro da instituição.
Todos os indicadores de desempenho que citamos são fundamentais para ter uma noção mais realista da gestão de RH. É por meio deles que o setor consegue identificar os problemas organizacionais e traçar estratégias para contorná-los. Portanto, não deixe de utilizá-los corretamente e trazer melhorias significativas para a sua empresa.
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