5 práticas para fazer a equipe sair da zona de conforto agora mesmo

4 minutos para ler
Treinamentos Corporativo - In-CompanyPowered by Rock Convert

Quando os funcionários se acomodam com a situação em que se encontram, isso pode se tornar um problema, impedindo que novas habilidades sejam desenvolvidas e que ele continue crescendo.

O negócio também paga por isso, tendo seus resultados afetados pela baixa produtividade e, em certos casos, pela qualidade inferior dos serviços comparada ao potencial de um talento. Por isso, é importante fazer a equipe sair da zona de conforto o quanto antes!

Essa condição de estagnação é algo que qualquer um pode acabar aderindo. Pode acontecer ao alcançar uma remuneração que gere segurança financeira, ao atingir determinado tempo de empresa ou mesmo por medo de avançar e encarar novos desafios.

Se você quer saber como ajudar sua equipe a superar essa fase, continue conosco. Neste post, você descobrirá 5 dicas eficazes para estimular a equipe a sair da zona de conforto. Boa leitura!

1. Proponha desafios

Os desafios são um dos métodos mais eficiente para “tirar alguém do lugar”. Eles são motivadores, estimulam a buscar crescimento ou mesmo a superar uma adversidade predeterminada. Em troca, o funcionário ganha alguma recompensa valiosa para ele, como um curso do seu interesse, uma bonificação, uma viagem ou qualquer outro benefício.

2. Estimule o compartilhamento de ideias

A sensação de que as suas ideias são ouvidas e consideradas é um ótimo estímulo para procurar melhorar seu repertório. O mesmo acontece com a equipe. Quando um profissional percebe que o seu potencial intelectual tem valor para os demais, ele se dedica a desenvolvê-lo, aperfeiçoá-lo e busca alternativas que outras pessoas não estão encontrando. Isso faz com que ele saia da zona de conforto e se disponha a descobrir novas habilidades.

E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

3. Desenvolva a criatividade

sair da zona de conforto

A criatividade é uma competência que se aperfeiçoa na medida em que é colocada em prática. Em empresas excessivamente formais e rígidas, fica difícil as equipes terem espaço para exercê-la. No entanto, ao passo que a liderança demonstra que aprecia a capacidade criativa dos seus liderados, eles passam a se aventurar por novas ideias, experimentar combinações e a propor soluções inovadoras.

4. Crie metas alcançáveis

É bastante provável que os funcionários percebam metas inalcançáveis como um bom motivo para “nem tentarem”, já que é impossível cumpri-las. O contrário, no entanto, além de ser altamente motivador, é uma razão para que tentem sair da zona de conforto para buscarem novos números, marcas melhores e resultados extraordinários. O importante, nesse caso, é que os novos objetivos possíveis de serem construídos dentro do prazo estabelecido.

5. Elimine medos

Os medos podem paralisar qualquer pessoa. Não é diferente na empresa. Medo de colocar em prática um novo projeto, medo de sugerir uma ideia, medo de perguntar algo e ser criticado, entre muitos outros. Isso não pode ser um fator presente em um ambiente que visa promover a criatividade. Para isso, o líder precisa assumir uma posição acessível, flexível e colaborativa, estando presente no dia a dia como um apoiador, e não um crítico pronto para punir pelo erro.

A empresa tem um papel importante no auxílio dos funcionários para que eles saiam da sua zona de conforto. Equipes que trabalham “fora da caixa” têm um autoconhecimento elevado, se tornam mais independentes, criativas e proativas. Isso só tem a beneficiar o negócio, pois é por meio do seu capital intelectual que ele realmente se diferencia no mercado.

Agora que você já sabe que é importante ajudar a equipe a sair da zona de conforto, conte-nos qual é a sua estratégia para manter os colaboradores sempre em desenvolvimento. Deixe seu comentário!

Banner Programa de Desenvolvimento de LiderançaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!