Você sabe o que pode piorar a Taxa de Retenção na sua empresa? Confira!

4 minutos para ler
E-book desenvolver líderesPowered by Rock Convert

A taxa de retenção da sua empresa está muito baixa? Pois saiba que esse problema ocorre em muitas empresas e causa uma série de consequências negativas, como aumento nos custos com admissões e rescisões, interrupção da fluidez no processo produtivo e perda de capital intelectual.

A melhor forma de combater essa situação é explorar as suas principais causas. Por isso, neste artigo vamos falar sobre elas e dar dicas para você utilizar em sua empresa e obter uma taxa de retenção maior e mais sustentável. Continue lendo e confira!

O que causa a baixa na taxa de retenção das empresas?

Vamos começar listando os principais motivos que mais levam os profissionais a deixar as empresas. Acompanhe!

Insatisfação dos colaboradores

A insatisfação dos colaboradores pode estar atrelada a uma série de fatores, desde a desvalorização profissional até desavenças com a liderança imediata, causando queda de produtividade e motivação. Assim, a tendência é que esse colaborador busque algo que atenda melhor as suas necessidades e expectativas em outra empresa.

Ambiente organizacional tóxico

Em muitos casos, o colaborador até gosta do que faz em seu cotidiano, mas o ambiente da empresa não é favorável. Isso pode se dar pelo alto nível de cobrança, por exemplo, ou pela falta de tato dos gestores em lidar com situações de conflito. O grande problema é que ambientes assim prejudicam a saúde mental das pessoas, causando estresse, ansiedade e até depressão.

Falta de perspectiva de carreira

Outro ponto bastante relevante para os profissionais é conseguir visualizar suas possibilidades de crescimento na empresa. Se elas não existem ou não estão muito claras, em algum momento esse colaborador atingirá o seu limite e terá que buscar crescimento em outro lugar.

Treinamento Ser Líder OnlinePowered by Rock Convert

Como combater essas causas?

taxa de retencao

Seja qual for o motivo por trás dela, a taxa de retenção pode ser melhorada se a empresa adotar algumas atitudes, como mostraremos a seguir.

Melhore a comunicação

A comunicação é a base de uma relação saudável, e isso vale para qualquer tipo de relação, inclusive as profissionais. É fundamental que líderes e liderados tenham um diálogo aberto, e que a empresa estimule uma cultura de feedback. Dessa forma, os problemas serão resolvidos com agilidade e eficiência, evitando consequências maiores.

Adote medidas para melhoria do clima organizacional

O clima organizacional está diretamente relacionado à forma como as pessoas interagem entre si na empresa. Gestores precisam estar preparados para lidar com diferentes situações de forma pacífica e eloquente, e colaboradores devem estar satisfeitos com seus salários e pacote de benefícios, para que essas insatisfações não se transformem em motivo de mais estresses.

Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Os investimentos no desenvolvimento dos colaboradores — em especial, dos líderes — é fundamental para mostrar que a empresa se importa com o crescimento profissional de cada um. Além disso, esse aprimoramento traz melhorias à produtividade e satisfação aos colaboradores, que passam a ter mais motivos para permanecer na organização.

Enfim, como você pôde ver, melhorar a taxa de retenção na sua empresa não é algo de outro mundo. Basta atentar no que os próprios colaboradores sinalizam como pontos de melhoria e atuar em conjunto com os gestores para proporcionar melhores condições de trabalho. Seguindo estas dicas, você manterá seus melhores talentos satisfeitos!

Então, o que achou deste conteúdo? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário e divida a sua experiência conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
WhatsApp Fale conosco!